Ambientes de Geometria Dinâmica
José António Duarte
ESE de Setúbal

Centro de Competência Nónio - Século XXI da ESE de Setúbal, 1998

Esta publicação insere-se num conjunto de Cadernos de Divulgação que o Centro de Competência editou, como resposta a duas questões: - partilhar algumas leituras e reflexões sobre a aprendizagem da Geometria, apoiada em Ambientes de Geometria Dinâmica; - valorizar o percurso de formação dos professores participantes num Curso realizado na ESE, através da publicação de alguns dos materiais aí produzidos pelos professores.

Após deixar algumas ideias para uma didáctica da Geometria, sublinhando o seu valor formativo e a sua importância no currículo, o autor identifica algumas referências à importância da Geometria nos vários programas do ensino básico e secundário. Citando o NCTM, refere que (...) os alunos descobrem relações e desenvolvem o sentido espacial ao construirem, desenharem, medirem, visualizarem, compararem, transformarem e classificarem figuras geométricas. Discutir ideias, fazer conjecturas e testar hipóteses são actividades que devem preceder o desenvolvimento de questões mais formais (...).

Em que nos pode então ajudar a tecnologia ? Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), constituem uma classe de programas onde se incluem o Projecto Cabri francês (Cabri-Géomètre) e o Geometer's Sketchpad que vieram abrir novos horizontes a uma exploração dinâmica da Geometria (...) Estes programas, permitindo a construção de figuras planas e a sua posterior transformação e manipulação por 'arrasto' dos seus elementos de base para verificação de propriedades, vieram valorizar a componente experimental do ensino da geometria, 'convidando' o aluno a recorrer a um grande número de exemplos que o induzirão a colocar conjecturas e a verificá-las, quando solicitados pelo professor (...).

Algumas das potencialidades destes ambientes computacionais estão presentes no texto, quando se refere, por exemplo, que (...) ao construir uma figura com o auxílio do Geometer's, o aluno é conduzido à utilização das suas propriedades geométricas, não ficando preso à percepção visual. A figura que constrói é o representante de uma classe de objectos que mantém invariantes as propriedades, dependendo apenas delas e não de outros elementos secundários, como o tamanho ou a orientação do desenho. É o que distingue a 'figura' do 'desenho' (...)

Finalmente a publicação termina com um conjunto de fichas de trabalho exploratórias de tópicos do currículo de Geometria, prevendo a utilização do Geometer's Sketchpad, elaboradas pelos professores que participaram na formação. Um trabalho dedicado a todos os professores de Matemática do ensino básico e secundário.

José Duarte

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados