Após deixar algumas ideias para uma
didáctica da Geometria, sublinhando o seu valor formativo e a sua
importância no currículo, o autor identifica algumas referências à
importância da Geometria nos vários programas do ensino básico e
secundário. Citando o NCTM, refere que (...) os alunos descobrem
relações e desenvolvem o sentido espacial ao construirem, desenharem,
medirem, visualizarem, compararem, transformarem e classificarem figuras
geométricas. Discutir ideias, fazer conjecturas e testar hipóteses
são actividades que devem preceder o desenvolvimento de questões mais
formais (...).
Em que nos pode então ajudar a
tecnologia ? Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), constituem uma
classe de programas onde se incluem o Projecto Cabri francês (Cabri-Géomètre)
e o Geometer's Sketchpad que vieram abrir novos horizontes a uma
exploração dinâmica da Geometria (...) Estes programas, permitindo a
construção de figuras planas e a sua posterior transformação e
manipulação por 'arrasto' dos seus elementos de base para
verificação de propriedades, vieram valorizar a componente
experimental do ensino da geometria, 'convidando' o aluno a recorrer a
um grande número de exemplos que o induzirão a colocar conjecturas e a
verificá-las, quando solicitados pelo professor (...).
Algumas das potencialidades destes
ambientes computacionais estão presentes no texto, quando se refere,
por exemplo, que (...) ao construir uma figura com o auxílio do
Geometer's, o aluno é conduzido à utilização das suas propriedades
geométricas, não ficando preso à percepção visual. A figura que
constrói é o representante de uma classe de objectos que mantém
invariantes as propriedades, dependendo apenas delas e não de outros
elementos secundários, como o tamanho ou a orientação do desenho. É
o que distingue a 'figura' do 'desenho' (...)
Finalmente a publicação termina com
um conjunto de fichas de trabalho exploratórias de tópicos do
currículo de Geometria, prevendo a utilização do Geometer's Sketchpad,
elaboradas pelos professores que participaram na formação. Um trabalho
dedicado a todos os professores de Matemática do ensino básico e
secundário.
José Duarte