Porque se trata de um documento que
não foi divulgado pelas escolas, o Centro de Competência Nónio -
Século XXI da Escola Superior de Educação de Setúbal, tomou a
iniciativa de o fazer[1], com o acordo da autora e dos responsáveis do
Programa.
Como refere Cristina Neves, (...) as
propostas de trabalho deste documento são assim o resultado de todo um
conjunto de actividades testadas na sala de aula e que permitem ao aluno
inteirar-se das potencialidades do computador e do equipamento a ele
associado, como ferramenta inovadora e complementar das estratégias
tradicionalmente utilizadas na prática laboratorial (...).
Os sistemas de aquisição e tratamento
de dados, como os que suportam as experiências descritas nesta
publicação, constituem hoje em dia um poderoso instrumento que permite
aos alunos trabalharem com dados reais, colocarem e testarem as suas
conjecturas e confrontá-las com os resultados teoricamente previstos,
desenvolvendo uma perspectiva crítica e avaliativa sobre os fenómenos.
Depois de uma breve caracterização
dos sistemas de aquisição de dados por computador e de algumas
indicações úteis sobre a utilização do software e a calibração
dos diferentes sensores, a publicação descreve ao longo de 50
páginas, um conjunto diversificado de actividades experimentais
realizadas no âmbito dos programas curriculares do Ensino Secundário
de Ciências da Terra e da Vida e Técnicas Laboratoriais de Biologia.
Na página da Escola Secundária Poeta
António Aleixo pode encontrar mais informação relevante sobre o
projecto em que esta colega está envolvida.
Trata-se de mais um título que o
Centro de Competência põe à disposição dos professores, em
particular dos professores de Biologia do Ensino Secundário.
José Duarte