A Escola na Era da Internet
os desafios do Multimédia na Educação.
S. Pouts-Lajus
 e M. Riché-Magnier

Instituto Piaget, 1999

Trata-se da tradução portuguesa de L'école à l'heure de l'Internet de 1998, dos autores franceses: Pouts-Lajus, director do Observatório das Tecnologias para a Educação na Europa e Marielle Magnier, consultora sobre o multimédia educativo junto da Comissão Europeia.

O livro aborda a evolução da sociedade de informação em paralelo com o da instituição escolar, no que respeita às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pondo em relevo diferentes aspectos da política educativa relativamente ao equipamento das escolas, ao acesso às redes de comunicação e às relações entre a pedagogia e a tecnologia. Sobre este último aspecto, os autores percorrem as várias teorias de aprendizagem, desde os behaviouristas aos cognitivistas, abordando as relações entre o saber e o saber-fazer, numa tentativa de as cruzar com as potencialidades emergentes com as TIC. Aqui são também analisadas as diversas utilizações que podem ser feitas das tecnologias, desde constituírem, por si, um objecto de estudo, até à sua utilização como ferramenta na aprendizagem das várias áreas do saber. O livro debruça-se ainda sobre diversas experiências realizadas em escolas, com particular destaque para as que ocorrem em ambientes de trabalho em rede, em particular com suporte na Internet, equacionando alguns êxitos e dificuldades. Finalmente, o livro termina apontando algumas ideias pertinentes sobre o futuro das TIC na escola: a formação dos professores para o seu uso, a evolução do mercado de software educativo, a avaliação e o uso que dele se faz e, por último, a relação entre as tecnologias e aprendizagem dos jovens.

Encontrar o lugar e o tempo para uma utilização adequada das TIC na escola, passa também por procurar compreender e reflectir sobre a relação entre as concepções dos professores sobre a sua disciplina, a aprendizagem e os processos de ensino que utilizam: a didáctica. A propósito, os autores citam Ausubel, quando este afirma que (...) se eu tivesse de reduzir toda a didáctica a uma só ideia, escolheria a seguinte: o que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe (...). Esta frase precisa de ser recontextualizada, numa sociedade rodeada de meios de comunicação e de fontes de informação poderosas que desafiam a escola e o quotidiano dos professores.

Um livro recomendado a todos os que se interessam pelas novas tecnologias de informação e comunicação na educação e pelo estudo dos seus impactos na escola. Em particular, sugere-se a sua leitura àqueles que desempenham nas escolas o papel de responsáveis ou animadores de projectos educativos na área das TIC ou ainda aos que desempenham o papel de formadores de professores neste domínio.

José Duarte

 

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