O livro aborda a evolução da
sociedade de informação em paralelo com o da instituição escolar, no
que respeita às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
pondo em relevo diferentes aspectos da política educativa relativamente
ao equipamento das escolas, ao acesso às redes de comunicação e às
relações entre a pedagogia e a tecnologia. Sobre este último aspecto,
os autores percorrem as várias teorias de aprendizagem, desde os
behaviouristas aos cognitivistas, abordando as relações entre o saber
e o saber-fazer, numa tentativa de as cruzar com as potencialidades
emergentes com as TIC. Aqui são também analisadas as diversas
utilizações que podem ser feitas das tecnologias, desde constituírem,
por si, um objecto de estudo, até à sua utilização como ferramenta
na aprendizagem das várias áreas do saber. O livro debruça-se ainda
sobre diversas experiências realizadas em escolas, com particular
destaque para as que ocorrem em ambientes de trabalho em rede, em
particular com suporte na Internet, equacionando alguns êxitos e
dificuldades. Finalmente, o livro termina apontando algumas ideias
pertinentes sobre o futuro das TIC na escola: a formação dos
professores para o seu uso, a evolução do mercado de software
educativo, a avaliação e o uso que dele se faz e, por último, a
relação entre as tecnologias e aprendizagem dos jovens.
Encontrar o lugar e o tempo para uma
utilização adequada das TIC na escola, passa também por procurar
compreender e reflectir sobre a relação entre as concepções dos
professores sobre a sua disciplina, a aprendizagem e os processos de
ensino que utilizam: a didáctica. A propósito, os autores citam
Ausubel, quando este afirma que (...) se eu tivesse de reduzir toda a
didáctica a uma só ideia, escolheria a seguinte: o que mais influencia
a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe (...). Esta frase precisa
de ser recontextualizada, numa sociedade rodeada de meios de
comunicação e de fontes de informação poderosas que desafiam a
escola e o quotidiano dos professores.
Um livro recomendado a todos os que se
interessam pelas novas tecnologias de informação e comunicação na
educação e pelo estudo dos seus impactos na escola. Em particular,
sugere-se a sua leitura àqueles que desempenham nas escolas o papel de
responsáveis ou animadores de projectos educativos na área das TIC ou
ainda aos que desempenham o papel de formadores de professores neste
domínio.
José Duarte