No capítulo 2, merecem particular
atenção as referências ao conhecimento profissional dos professores:
o conhecimento relacionado com o ensino, a aprendizagem e os alunos, o
conhecimento do conteúdo de ensino e a didáctica (o como se ensina) e
finalmente o conhecimento do contexto, que engloba as condições
particulares da escola e dos alunos.
O capítulo 3 faz uma abordagem a
alguns problemas que se colocam aos professores em início de carreira e
da sua relação com os programas de formação inicial das
instituições de ensino superior.
O último capítulo, o mais
desenvolvido, incide sobre o desenvolvimento profissional como elemento
integrador de práticas curriculares, docentes, escolares e pessoais,
diferentes modelos de desenvolvimento profissional, inovação
curricular e avaliação.
Para todos aqueles que têm
desempenhado o papel de formadores no Programa Nónio, nos Centros de
Competência ou ao nível das escolas, este capítulo merece particular
destaque pelas questões que levanta, no que respeita às relações
entre o investimento em projectos de inovação curricular, a formação
e o desenvolvimento profissional dos professores.
Um documento importante, com
referências bibliográficas actuais, dirigido a (…) pessoas
interessadas na formação de professores, tanto na vertente de
investigação, como na de formação (…).
José Duarte