Este trabalho pretende, a partir da
análise de narrativas, contribuir para o estudo do conhecimento
profissional que o professor tem que mobilizar para envolver os seus
alunos em actividades significativas, dando conta dos problemas e
dilemas com que ele se confronta no quotidiano da sua prática
profissional.
Nele estão presentes três ideias que
constituem um quadro de referência para o estudo: a Matemática como
uma construção social, as interacções sociais que se estabelecem na
sala de aula entre e com os alunos e os saberes profissionais requeridos
para a implementação de experiências de inovação curricular.
O método narrativo, aqui utilizado (…)
como método de investigação educacional, tem vindo a ganhar uma
proeminência cada vez maior, configurando-se como uma importante
abordagem no quadro da investigação qualitativa de tipo interpretativo
(…). Assim e partindo da prática da sala de aula, onde o conhecimento
profissional do professor se revela, a equipa responsável por este
projecto observou e registou em vídeo várias aulas, que foram
posteriormente discutidas dando lugar à produção das narrativas que
passaram por diversas fases de aperfeiçoamento, decorrentes de leituras
e discussões, até atingirem a sua versão final. As narrativas que
aqui são descritas, referem-se a aulas que ocorreram em turmas do 2º e
3º ciclo do ensino básico, anotando-se à margem (…) aspectos que
que remetem de um modo directo ou problemático, para elementos do
conhecimento didáctico (…) do professor de acordo com um conjunto de
categorias identificadas.Na conclusão, os autores reconhecem a forte
dimensão colaborativa deste trabalho com a finalidade de reflectir com
os professores sobre a sua prática. No entanto, esta deve ter um tema
central (não pode ser sobre 'tudo'), precisa de ter uma 'complicação'
principal (um incidente crítico) e uma avaliação. Uma leitura
recomendada a todos os que pretendem levar mais longe o processo de
ensino-aprendizagem, constituindo-o em objecto de investigação a
partir do local onde ele se revela: a sala de aula.
José Duarte