Histórias de Investigações Matemáticas

João Pedro Ponte et al.

Instituto de Inovação Educacional,
1998

(…) Uma actividade matematicamente rica por parte dos alunos surge, em especial, quando o professor valoriza e fomenta nas aulas a realização, discussão e avaliação de actividades de investigação. O presente trabalho enquadra-se no Projecto Matemática para Todos - Investigações na Sala de Aula e teve por objectivo estudar os problemas e dilemas profissionais bem como o conhecimento

profissional necessário ao professor que pretende envolver os seus alunos neste tipo de actividade matemática (…).

Este trabalho pretende, a partir da análise de narrativas, contribuir para o estudo do conhecimento profissional que o professor tem que mobilizar para envolver os seus alunos em actividades significativas, dando conta dos problemas e dilemas com que ele se confronta no quotidiano da sua prática profissional.

Nele estão presentes três ideias que constituem um quadro de referência para o estudo: a Matemática como uma construção social, as interacções sociais que se estabelecem na sala de aula entre e com os alunos e os saberes profissionais requeridos para a implementação de experiências de inovação curricular.

O método narrativo, aqui utilizado (…) como método de investigação educacional, tem vindo a ganhar uma proeminência cada vez maior, configurando-se como uma importante abordagem no quadro da investigação qualitativa de tipo interpretativo (…). Assim e partindo da prática da sala de aula, onde o conhecimento profissional do professor se revela, a equipa responsável por este projecto observou e registou em vídeo várias aulas, que foram posteriormente discutidas dando lugar à produção das narrativas que passaram por diversas fases de aperfeiçoamento, decorrentes de leituras e discussões, até atingirem a sua versão final. As narrativas que aqui são descritas, referem-se a aulas que ocorreram em turmas do 2º e 3º ciclo do ensino básico, anotando-se à margem (…) aspectos que que remetem de um modo directo ou problemático, para elementos do conhecimento didáctico (…) do professor de acordo com um conjunto de categorias identificadas.Na conclusão, os autores reconhecem a forte dimensão colaborativa deste trabalho com a finalidade de reflectir com os professores sobre a sua prática. No entanto, esta deve ter um tema central (não pode ser sobre 'tudo'), precisa de ter uma 'complicação' principal (um incidente crítico) e uma avaliação. Uma leitura recomendada a todos os que pretendem levar mais longe o processo de ensino-aprendizagem, constituindo-o em objecto de investigação a partir do local onde ele se revela: a sala de aula.

José Duarte

 

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