O livro apresenta-nos um conjunto de
narrativas sobre aspectos da vida profissional do professor, contadas
pelos próprios, relativas a situações vividas em escolas do ensino
básico e secundário portuguesas. As anotações à margem, da
responsabilidade dos autores, pretendem colocar em evidência aspectos
relevantes do conhecimento profissional do professor nas suas quatro
dimensões: o conteúdo de ensino, o conhecimento sobre a aprendizagem,
o conhecimento do currículo e a organização do processo de ensino, um
saber essencialmente prático.
As narrativas, como sequência de
acontecimentos interrelacionados, podem ser assim consideradas uma
metodologia para abordagem e melhor compreensão das questões
educativas, constituindo (…) um meio de reflexão individual,
evidenciando aspectos do conhecimento postos em jogo na prática lectiva
e, ao mesmo tempo, servir de base para troca de experiências,
formação e desenvolvimento profissional (…).No comentário final,
Ponte et al. acentua o dilema que o professor enfrenta: entre repetir o
que sempre fez, onde se sente mais seguro, ou arriscar de forma
controlada novas situações educativas onde o imprevisto acontece,
reflectindo e aprendendo sobre as dificuldades enfrentadas, acreditando
que esse é um caminho de 'crescimento' profissional. Esta é, aliás,
um situação frequente com que se debatem os professores que começam a
utilizar as novas tecnologias nas suas aulas.
Um livro de histórias que, embora
relativo à sala de aula de Matemática, é de fácil leitura por
professores de qualquer área e se recomenda a todos os que acreditam no
papel formativo da reflexão e da discussão sobre a prática
profissional.
José Duarte