Histórias da aula de Matemática
Organização de João Pedro da Ponte et al.
Associação de Professores de Matemática, 1997

Na contra-capa, pode ler-se: (…) A condução de uma aula envolve um leque amplo de conhecimentos profissionais. O professor tem de ter um conhecimento aprofundado dos temas da sua disciplina, conhecer os alunos e os seus processos de aprendizagem, conhecer as finalidades, objectivos e orientações curriculares e saber como conduzir a sua actividade de aprendizagem (…).Mas porquê,

então, Histórias da Aula de Matemática ? (…) Todos conhecemos o valor persuasivo de uma boa história. A verdade é que é muito mais fácil compreender e reconhecer o valor de uma ideia contada através de uma história sugestiva do que apresentada de um modo abstracto e descontextualizado (…).

O livro apresenta-nos um conjunto de narrativas sobre aspectos da vida profissional do professor, contadas pelos próprios, relativas a situações vividas em escolas do ensino básico e secundário portuguesas. As anotações à margem, da responsabilidade dos autores, pretendem colocar em evidência aspectos relevantes do conhecimento profissional do professor nas suas quatro dimensões: o conteúdo de ensino, o conhecimento sobre a aprendizagem, o conhecimento do currículo e a organização do processo de ensino, um saber essencialmente prático.

As narrativas, como sequência de acontecimentos interrelacionados, podem ser assim consideradas uma metodologia para abordagem e melhor compreensão das questões educativas, constituindo (…) um meio de reflexão individual, evidenciando aspectos do conhecimento postos em jogo na prática lectiva e, ao mesmo tempo, servir de base para troca de experiências, formação e desenvolvimento profissional (…).No comentário final, Ponte et al. acentua o dilema que o professor enfrenta: entre repetir o que sempre fez, onde se sente mais seguro, ou arriscar de forma controlada novas situações educativas onde o imprevisto acontece, reflectindo e aprendendo sobre as dificuldades enfrentadas, acreditando que esse é um caminho de 'crescimento' profissional. Esta é, aliás, um situação frequente com que se debatem os professores que começam a utilizar as novas tecnologias nas suas aulas.

Um livro de histórias que, embora relativo à sala de aula de Matemática, é de fácil leitura por professores de qualquer área e se recomenda a todos os que acreditam no papel formativo da reflexão e da discussão sobre a prática profissional.

José Duarte

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados