A autora começa por assinalar que,
(...) curiosamente, já é antiga a constatação de que a Matemática
é um instrumento poderoso de interpretação e intervenção no real.
De acordo com esta consciência, analisar situações da vida real
identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação,
é, entre outros, objectivo dos actuais programas do ensino básico e
secundário (...).
Reconhecendo o papel do computador na
modelação matemática, ela cita Teodoro (1997) quando este afirma que
o (...) software de modelação pode facilitar a criação de poderosos
ambientes de aprendizagem, em que a perspectiva construtivista seja
dominante, apresentando simultaneamente potencialidades de abordagem
integrada das ciências e da matemática (...) Seguidamente detém-se um
pouco sobre as potencialidades de duas ferramentas computacionais que
considera apropriadas para apoiar actividades de modelação
matemática, ao nível do ensino básico e secundário: a folha de
cálculo e o Modellus. A possibilidade de operar com dados reais e de os
representar em diferentes formas (numérica, algébrica e gráfica)
através da construção/exploração de modelos para verificação da
sua adequação e a construção de simulações para testar
alternativas e decidir face a vários cenários possíveis, são algumas
das características que lhes reconhece.
Delgado, C. reconhece no Modellus, a
possibilidade dos alunos poderem trabalhar em modelos já construídos,
modificando valores de parâmetros, alterando condições iniciais e
visualizando através de tabelas e gráficos as suas implicações. A
'janela de animação', para além de introduzir um elemento lúdico,
pode constituir um precioso auxiliar para a compreensão do modelo, ao
permitir efectuar simulações.
Finalmente a publicação termina com
um conjunto de fichas de trabalho exploratórias de tópicos do
currículo de Matemática, prevendo a utilização do Modellus,
elaboradas pelos professores que participaram na formação. Um trabalho
dedicado a todos os professores de Matemática do ensino básico e
secundário.
José Duarte