Modelação: o papel do computador

Catarina Delgado
ESE de Setúbal
Centro de Competência Nónio - Século XXI da ESE de Setúbal, 1998

Esta publicação insere-se num conjunto de Cadernos de Divulgação que o Centro de Competência editou, e teve como objectivos: - partilhar algumas reflexões sobre o papel do computador na modelação matemática; - valorizar o percurso de formação dos professores participantes num Curso realizado na ESE, através da publicação de alguns dos materiais aí produzidos.

A autora começa por assinalar que, (...) curiosamente, já é antiga a constatação de que a Matemática é um instrumento poderoso de interpretação e intervenção no real. De acordo com esta consciência, analisar situações da vida real identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação, é, entre outros, objectivo dos actuais programas do ensino básico e secundário (...).

Reconhecendo o papel do computador na modelação matemática, ela cita Teodoro (1997) quando este afirma que o (...) software de modelação pode facilitar a criação de poderosos ambientes de aprendizagem, em que a perspectiva construtivista seja dominante, apresentando simultaneamente potencialidades de abordagem integrada das ciências e da matemática (...) Seguidamente detém-se um pouco sobre as potencialidades de duas ferramentas computacionais que considera apropriadas para apoiar actividades de modelação matemática, ao nível do ensino básico e secundário: a folha de cálculo e o Modellus. A possibilidade de operar com dados reais e de os representar em diferentes formas (numérica, algébrica e gráfica) através da construção/exploração de modelos para verificação da sua adequação e a construção de simulações para testar alternativas e decidir face a vários cenários possíveis, são algumas das características que lhes reconhece.

Delgado, C. reconhece no Modellus, a possibilidade dos alunos poderem trabalhar em modelos já construídos, modificando valores de parâmetros, alterando condições iniciais e visualizando através de tabelas e gráficos as suas implicações. A 'janela de animação', para além de introduzir um elemento lúdico, pode constituir um precioso auxiliar para a compreensão do modelo, ao permitir efectuar simulações.

Finalmente a publicação termina com um conjunto de fichas de trabalho exploratórias de tópicos do currículo de Matemática, prevendo a utilização do Modellus, elaboradas pelos professores que participaram na formação. Um trabalho dedicado a todos os professores de Matemática do ensino básico e secundário.

José Duarte

 

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