NetAprendizagem: A Internet na Educação
Teresa Almeida d’Eça
Porto Editora, 1998

Dias de Figueiredo, um dos principais 'ideólogos' e impulsionadores do Projecto MINERVA, escreve no prefácio acerca dos 'pequenos pormenores de concretização', às vezes 'quase tudo', que faltam para que se tornem realidade as profecias das grandes mudanças que se adivinham na educação, na era da Internet e da Web enquanto instrumentos de aprendizagem.

Teresa d'Eça traz-nos a primeira obra em português que aborda de uma forma simples e ilustrada, com exemplos práticos, a Internet e o seu papel na aprendizagem.

Um dos capítulos caracteriza e discute vantagens da integração da Internet na escola e, em particular, na sala de aula, para professores, para alunos, para a aprendizagem, para o currículo e para o reforço das relações entre a escola e a comunidade.

NetAprendizagem apresenta-nos ideias sobre a utilização de recursos da Internet como suporte de projectos colaborativos e aponta alguns caminhos para a formação de professores e alunos (...) antes de embarcarem numa aventura pelo ciberespaço (...).

Finalmente, a autora deixa uma chamada de atenção para a necessidade da 'partilha' e do trabalho em equipa e algumas conclusões: a necessidade dos professores 'assumirem' as TIC como uma ferramenta e serem capazes de as integrar no quotidiano da prática escolar, beneficiando de processos de formação centrados em actividades práticas e em projectos colaborativos em rede.

Nas palavras da autora, este livro pretende (...) incentivar colegas mais renitentes e resistentes à mudança e, assim, reunir novos adeptos para uma aliciante faceta do processo de ensino-aprendizagem (...).

E termina afirmando, não poder (...) deixar de partilhar o entusiasmo e o optimismo contagiantes de Dyrli e Kinamman quando dizem "Esta é a melhor época possível para ser professor" (...).

José Duarte

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados