Segundo o autor, (...) o nosso
objectivo não é realizar uma discussão aprofundada dos aspectos mais
técnicos do computador nem fazer uma descrição exaustiva de tudo o
que existe para a educação. Pretendemos, apenas, proporcionar uma
perspectiva geral do que são as novas tecnologias como fenómeno social
e cultural e de que modo é que elas desafiam a escola a assumir novos
papéis e novos valores, dando corpo a novos objectivos e novas formas
de trabalho entre professores e alunos (...). Depois de uma breve
passagem onde identifica sinais da presença do computador na sociedade
actual e, em particular, na Ciência, na Técnica e na Gestão, ele
'chega' à escola para lhe apontar alguns desafios com que está
confrontada, mas também para reconhecer as novas possibilidades que as
novas tecnologias lhe trazem. É na escola que ele se detém, sugerindo
diferentes espaços de utilização, desde a sala de aula aos
Laboratórios, dos Clubes aos Centros de Recursos. No capítulo VIII,
Ponte traça uma panorâmica das diferentes utilizações educativas do
computador. Aí identifica o seu uso como ferramenta no processamento de
texto ou no tratamento de grandes volumes de dados, com suporte em
folhas de cálculo ou bases de dados, como instrumento de simulação ou
modelação de fenómenos naturais ou sociais, como um jogo que pode ter
elevado valor educativo ou inserido em actividades de programação, ao
serviço da realização de determinadas tarefas ou da resolução de
problemas, detendo-se em particular na filosofia educacional da
linguagem LOGO. O computador como suporte à realização de trabalhos
de projecto e as novas competências exigidas ao professor, merecem da
parte do autor algum destaque. No primeiro caso, para identificar as
suas potencialidades e flexibilidade na abordagem das mais variadas
situações. No segundo caso, para colocar em relevo o papel
determinante do professor na avaliação do software disponível, na sua
adequação aos objectivos da aprendizagem e na escolha das situações
apropriadas para a sua exploração.
Finalmente deixa-nos algumas
contribuições da investigação, relativamente a estudos realizados
envolvendo as novas tecnologias de informação.
Um livro recomendado a todos os
professores, estejam ou não familiarizados com a tecnologia.
José Duarte