As Novas Tecnologias e a Educação

João Pedro da Ponte
Texto Editora, 1997

Este livro surge 11 anos depois do autor ter escrito "O Computador - um instrumento da educação", em pleno 'nascimento' do primeiro projecto nacional de envergadura na área das novas tecnologias na educação: o Projecto MINERVA. J. Ponte retoma a maioria das ideias aí expressas, introduzindo novos aspectos que se prendem com o desenvolvimento tecnológico e com a inserção social das novas tecnologias, aspectos que reconhece terem, entretanto, sofrido profundas alterações.

Segundo o autor, (...) o nosso objectivo não é realizar uma discussão aprofundada dos aspectos mais técnicos do computador nem fazer uma descrição exaustiva de tudo o que existe para a educação. Pretendemos, apenas, proporcionar uma perspectiva geral do que são as novas tecnologias como fenómeno social e cultural e de que modo é que elas desafiam a escola a assumir novos papéis e novos valores, dando corpo a novos objectivos e novas formas de trabalho entre professores e alunos (...). Depois de uma breve passagem onde identifica sinais da presença do computador na sociedade actual e, em particular, na Ciência, na Técnica e na Gestão, ele 'chega' à escola para lhe apontar alguns desafios com que está confrontada, mas também para reconhecer as novas possibilidades que as novas tecnologias lhe trazem. É na escola que ele se detém, sugerindo diferentes espaços de utilização, desde a sala de aula aos Laboratórios, dos Clubes aos Centros de Recursos. No capítulo VIII, Ponte traça uma panorâmica das diferentes utilizações educativas do computador. Aí identifica o seu uso como ferramenta no processamento de texto ou no tratamento de grandes volumes de dados, com suporte em folhas de cálculo ou bases de dados, como instrumento de simulação ou modelação de fenómenos naturais ou sociais, como um jogo que pode ter elevado valor educativo ou inserido em actividades de programação, ao serviço da realização de determinadas tarefas ou da resolução de problemas, detendo-se em particular na filosofia educacional da linguagem LOGO. O computador como suporte à realização de trabalhos de projecto e as novas competências exigidas ao professor, merecem da parte do autor algum destaque. No primeiro caso, para identificar as suas potencialidades e flexibilidade na abordagem das mais variadas situações. No segundo caso, para colocar em relevo o papel determinante do professor na avaliação do software disponível, na sua adequação aos objectivos da aprendizagem e na escolha das situações apropriadas para a sua exploração.

Finalmente deixa-nos algumas contribuições da investigação, relativamente a estudos realizados envolvendo as novas tecnologias de informação.

Um livro recomendado a todos os professores, estejam ou não familiarizados com a tecnologia.

 

José Duarte

 

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