Documentos de Apoio e Actividades
Oficina do livro
Disciplina: Línguas 

Guião de Exploração

1.  Aceda ao programa Oficina do Livro

No Windows, escolha START / PROGRAMS / SUNBURST / Oficina do Livro.

2.  Inicie um novo livro.

Faça um clique em ABRIR UM LIVRO NOVO.

3.  Escreva o nome do autor e do título do livro, que irão constar da capa, da contracapa e da página de rosto.

Deve escrever estes dados nesta fase da construção do livro, embora possa alterá-los posteriormente (LIVRO/TÍTULO E AUTOR).

4.  Faça a capa do seu livro, começando pelo desenho.

Faça um clique sobre EDITAR IMAGEM. Inclua um fundo, um carimbo ou um balão. Por exemplo: Faça um clique em Fundos. À direita escolha uma das áreas de fundos apresentados, escolha o fundo que mais lhe agradar e depois faça um clique na área de desenho.

5.  Pode ainda melhorar a capa do livro, utilizando as ferramentas que se encontram à esquerda do ecrã, assim como os lápis de cor para indicar a cor pretendida.

6.  Se quiser alterar o tipo, o tamanho e a cor da letra do título, comece por utilizar a ferramenta TEXTO para seleccionar o mesmo, depois em FONTE e ESTILO faça as alterações que achar convenientes.

Quando considerar que a capa está pronta faça OK.

7.  Comece a construir a primeira página do livro.

Para se situar na primeira página, pode escolher o ícone  (por duas vezes) ou fazer um clique em IR PARA PÁGINA #. (1)

8.  Escolha o tipo de página.

Faça um clique num dos ícones .

9. Escreva o texto, explorando as diferentes ferramentas (fontes, tamanhos de letras, tipos de fontes, cor e alinhamento).

Preste atenção a que o texto digitado além da margem inferior (caso apareça uma barra vertical à direita ou à esquerda do texto) não será impresso, até que seja movido para outra página com EDITAR CORTAR e EDITAR COLAR.

10. Pode também inserir texto já construído num processador, copiando-o para a página do livro que pretende, através de EDITAR COPIAR e EDITAR COLAR.

11. Ilustre a página, utilizando as ferramentas de desenho já exploradas (EDITAR IMAGEM).

Pode utilizar uma imagem, já construída noutro programa de desenho, com extensão BMP como um carimbo ou um fundo. Para isso aceda a CRIAR / IMPORTAR BITMAP COMO FUNDO (CARIMBO) e seleccione o(s) ficheiro(s) de extensão BMP que pretende. Em MEUS CARIMBOS ou O MEU FUNDO tem acesso a esse(s) ficheiro(s).

12. Pode ainda inserir um som em EXTRAS / INSERIR SOM.

13. Também tem a hipótese de construir o seu livro em HIPERTEXTO, fazendo ligações entres páginas não sequenciais.

Em EXTRAS / INSERIR HYPERLINK e em DEFINIR UM HYPERLINK indicar o número da página de destino.

14. Utilize o corrector ortográfico para corrigir o texto.

Em EXTRAS seleccione CORRECTOR ORTOGRÁFICO. Se for necessário fazer alguma alteração aparecerá uma janela, onde poderá proceder à correcção das palavras.

15. Pode, ainda, inserir páginas de comentários, em EXTRAS / PÁGINAS DE COMENTÁRIO, indicando o número de páginas.

Note que essas páginas são inseridas antes da primeira página do livro e só poderá trabalhá-las como imagem (EDITAR IMAGEM).

16. Imprima o livro.

Em ARQUIVO / IMPRIMIR escolha uma das opções:

 

17. Grave o livro.

Antes de sair do programa grave o livro em ARQUIVO/SALVAR. EBW é o nome da extensão dos ficheiros criados com este programa.

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados