O presente relato
surge na sequência de uma entrevista feita ao professor
Américo Furtado, professor responsável pelo ensino das TIC na
turma do 7º Ano de currículos alternativos na EB 2,3 de
Alembrança.
1. Que género de trabalho
se pretende desenvolver com os alunos?
Quando começou a trabalhar com
Currículos Alternativos?
- O primeiro e grande objectivo
é interessá-los a utilizar as TIC, para que no final do curso,
estes possam sair como utilizadores.
O segundo objectivo vem no
seguimento do sucesso que possa conseguir com o primeiro: é
interessá-los e formá-los, para realizar pequenas tarefas
relacionadas com o hardware.
- Começou a trabalhar com a
turma há dois anos. Os alunos quando entraram para a turma de
currículos alternativos (1999/2000) , tinham umas determinadas
expectativas, que houve a preocupação de não defraudar.
Esperavam trabalhar com a Internet, Internet e mais Internet
ainda. Aproveitando este "embalo", o colega orientou a
pesquisa de modo que esta não descambasse para algo não
proveitoso. Assim sendo, iniciou-os no WinWord, onde tratavam a
informação recolhida (tratamento de texto, inserção de
imagens, etc.).
- Neste ano lectivo iniciaram o
trabalho com o Excel. A escola vai apadrinhar um animal do
Jardim Zoológico; foi feita uma votação sobre qual queriam
apadrinhar, e os resultados foram então tratados pela turma no
Excel.
- A turma está a organizar uma
visita de estudo aos Açores. A logística da mesma está de
certa forma entregue aos alunos, estes estão a trocar
informações com os colegas dos Açores por via electrónica. O
facto de terem que escrever, não os está a inibir, pois esta
escrita não lhes é imposta, surge da necessidade de comunicar.
- Este ano está mais fácil de
lidar com a turma, pois esta encontra-se mais coesa, os alunos
estão mais calmos, passaram a encarar a escola como um espaço
"amigo".
2. Onde e como é que as TIC
se integram nos Currículos
Alternativos?
- Para além do currículo das
disciplinas que constituem o curso, as TIC fazem parceria com
Matemática, pois quando meia turma se encontra em aula no LIC,
a outra metade está a ter Matemática. Colaboram ainda no
Jornal da Escola ao nível do tratamento/publicação de
artigos.
- Se fosse possível, como
formação complementar, o colega gostaria ainda de trabalhar
com os alunos ao nível do hardware.
3. Caracterização da Turma
A turma de currículos
alternativos é uma turma com um nível etário acima da média,
as idades situam-se entre os 15-17 anos.
O nível de conhecimentos é
inferior à média, possuindo ainda poucos interesses. Estes
alunos provêm de um meio sócio/cultural muito desfavorecido.
Alguns vêm de famílias desestruturadas, 80% dos alunos são
comparticipados pelo SASE, possuem ainda fracas auto-estimas.
4. Avaliação do trabalho
desenvolvido
O colega considera o trabalho
desenvolvido muito positivo. De certa forma, pode-se dizer que
se encontra até um pouco surpreendido pela positiva com os
resultados, pois considera que conseguiu incutir interesses e
motivações nos alunos. Encontra-se ainda expectante em
relação a resultados futuros, pois a aferir pela presente
adesão dos alunos crê que os resultados poderão ser ainda
melhores.
5. Adesão dos Alunos
Os alunos aderiram de um modo,
já referido anteriormente, como possivelmente não seria de
esperar. De um modo geral estão entusiasmados, embora
esperassem um curso relativamente diferente, mais livre, menos
dirigido, com um maior carácter lúdico.
6. Relações com as outras
disciplinas
A relação mais próxima é
com a Matemática, sendo a colaboração com o Português, a
outra parceria mais próxima. É também desenvolvido trabalho
com as outras disciplinas.
7. Relações com a Escola
Os alunos passaram a ver a
Escola com outros olhos, vindo espontaneamente para o LIC. O
colega acredita que os mesmos já vêem a escola como um sítio
que não é chato e que na Escola até se pode aprender.
A relação com toda a
comunidade escolar melhorou, já se consegue dar uma aula e
vêem o professor como uma pessoa "normal".