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As TIC nos Currículos Alternativos
Um meio de motivação e de adesão à escola

 

O presente relato surge na sequência de uma entrevista feita ao professor Américo Furtado, professor responsável pelo ensino das TIC na turma do 7º Ano de currículos alternativos na EB 2,3 de Alembrança.

1. Que género de trabalho se pretende desenvolver com os alunos?

Quando começou a trabalhar com Currículos Alternativos?

- O primeiro e grande objectivo é interessá-los a utilizar as TIC, para que no final do curso, estes possam sair como utilizadores.

O segundo objectivo vem no seguimento do sucesso que possa conseguir com o primeiro: é interessá-los e formá-los, para realizar pequenas tarefas relacionadas com o hardware.

- Começou a trabalhar com a turma há dois anos. Os alunos quando entraram para a turma de currículos alternativos (1999/2000) , tinham umas determinadas expectativas, que houve a preocupação de não defraudar. Esperavam trabalhar com a Internet, Internet e mais Internet ainda. Aproveitando este "embalo", o colega orientou a pesquisa de modo que esta não descambasse para algo não proveitoso. Assim sendo, iniciou-os no WinWord, onde tratavam a informação recolhida (tratamento de texto, inserção de imagens, etc.).

- Neste ano lectivo iniciaram o trabalho com o Excel. A escola vai apadrinhar um animal do Jardim Zoológico; foi feita uma votação sobre qual queriam apadrinhar, e os resultados foram então tratados pela turma no Excel.

- A turma está a organizar uma visita de estudo aos Açores. A logística da mesma está de certa forma entregue aos alunos, estes estão a trocar informações com os colegas dos Açores por via electrónica. O facto de terem que escrever, não os está a inibir, pois esta escrita não lhes é imposta, surge da necessidade de comunicar.

- Este ano está mais fácil de lidar com a turma, pois esta encontra-se mais coesa, os alunos estão mais calmos, passaram a encarar a escola como um espaço "amigo".

2. Onde e como é que as TIC se integram nos Currículos

Alternativos?

- Para além do currículo das disciplinas que constituem o curso, as TIC fazem parceria com Matemática, pois quando meia turma se encontra em aula no LIC, a outra metade está a ter Matemática. Colaboram ainda no Jornal da Escola ao nível do tratamento/publicação de artigos.

- Se fosse possível, como formação complementar, o colega gostaria ainda de trabalhar com os alunos ao nível do hardware.

3. Caracterização da Turma

A turma de currículos alternativos é uma turma com um nível etário acima da média, as idades situam-se entre os 15-17 anos.

O nível de conhecimentos é inferior à média, possuindo ainda poucos interesses. Estes alunos provêm de um meio sócio/cultural muito desfavorecido. Alguns vêm de famílias desestruturadas, 80% dos alunos são comparticipados pelo SASE, possuem ainda fracas auto-estimas.

4. Avaliação do trabalho desenvolvido

O colega considera o trabalho desenvolvido muito positivo. De certa forma, pode-se dizer que se encontra até um pouco surpreendido pela positiva com os resultados, pois considera que conseguiu incutir interesses e motivações nos alunos. Encontra-se ainda expectante em relação a resultados futuros, pois a aferir pela presente adesão dos alunos crê que os resultados poderão ser ainda melhores.

5. Adesão dos Alunos

Os alunos aderiram de um modo, já referido anteriormente, como possivelmente não seria de esperar. De um modo geral estão entusiasmados, embora esperassem um curso relativamente diferente, mais livre, menos dirigido, com um maior carácter lúdico.

6. Relações com as outras disciplinas

A relação mais próxima é com a Matemática, sendo a colaboração com o Português, a outra parceria mais próxima. É também desenvolvido trabalho com as outras disciplinas.

7. Relações com a Escola

Os alunos passaram a ver a Escola com outros olhos, vindo espontaneamente para o LIC. O colega acredita que os mesmos já vêem a escola como um sítio que não é chato e que na Escola até se pode aprender.

A relação com toda a comunidade escolar melhorou, já se consegue dar uma aula e vêem o professor como uma pessoa "normal".

 

Entrevista conduzida por Carlos Carvalho em 18 de Janeiro de 2001

Relato redigido em Abril de 2001

 

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