Responder aos desafios
Entendendo a escola como um local de trocas, muito para além das que se processam na relação professor/aluno dentro da sala de aula, torna-se necessário criar
espaços e tempos para que alunos e professores possam experienciar a aventura do conhecimento para além do espaço aula e, desta forma, articular cada vez mais a escola com as exigências da
moderna "sociedade da informação".
A construção do L.I.C. é decorrente da identificação objectiva dos principais problemas/lacunas existentes na escola, a qual, por sua vez, deriva da
elaboração do Projecto Educativo de Escola:
- Necessidade de modernização das estruturas, dos espaços e dos meios, adaptando-os às novas exigências do processo educativo;
- Necessidade de enquadramento das TIC com outros recursos existentes, constituindo-se como um veículo de aprendizagens numa perspectiva multi e
inter-disciplinar;
- Necessidade de se encontrarem alternativas às medidas de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais, contribuindo com eficácia para o aumento da qualidade do
sucesso;
- Necessidade de adaptar a escola para os alunos com necessidades educativas especiais;
- Necessidade de facultar o acesso às TIC a uma população escolar economicamente carenciada.
Do saber ao saber-fazer
Uma das grandes metas da nossa escola é, portanto, encontrar respostas concretas para os desafios enunciados e, desta forma, transformar a escola não num
"centro de instrução", mas um local de trocas - de ideias, de saberes, de experiências, de vivências...
Ora, um laboratório é justamente um local onde se experimentam e aprendem coisas de uma forma construtiva. Não se ouve ou não se vê como é que se faz...
faz-se! E desta forma, se desenvolvem os pilares do conhecimento - conhecer, participar, saber fazer e saber ser.
Nesta perspectiva, elaborou-se um projecto enquadrado no programa NÓNIO - Séc. XXI, o qual se integra, por sua vez, no projecto do Centro de Competência da
Escola Superior de Educação de Setúbal.
LIC, para quê ?
1. No confronto com outros meios de informação/formação, a escola tradicional perde claramente o lugar de destaque que em tempos assegurou. Na realidade,
tem-se acentuado o desajustamento entre a escola e os alunos e, na mesma proporção, o insucesso. Assim, há que modernizar as estruturas, os espaços e os meios, adaptando-os às novas
exigências do processo educativo, no contexto mais lato da sociedade de informação.
2. A escola da Alembrança situa-se numa área periférica da cidade de Almada, onde os problemas do desenraizamento cultural e da degradação habitacional,
social e familiar se fazem sentir com particular incidência. Mais de 30% da população escolar é apoiada pela A.S.E e entre este grupo, muitos alunos pertencem a famílias que se encontram no
limiar da pobreza extrema. Desta forma, outro grande objectivo é facultar e incentivar a utilização das TIC a uma população economicamente carenciada.
3. Enquadrar as TIC com outros recursos existentes na escola, nomeadamente o fundo documental existente na mediateca em suporte de papel, CD-ROM, CD áudio e
cassete vídeo.
4. No presente ano lectivo, frequentam a nossa escola sete alunos com necessidades educativas especiais profundas e para alguns o computador é um meio auxiliar
fundamental. Também aqui o LIC dá o seu contributo para uma "escola inclusiva".
5. A partir de um estudo elaborado com base nas estatísticas do sucesso nos anos de 95/96, 96/97 e 97/98, o Conselho Pedagógico da escola reflectiu sobre a
necessidade de se encontrarem alternativas aos modelos tradicionais de Apoio Pedagógico Acrescido, uma vez que, apesar de todos os recursos humanos (financeiros !) e materiais envolvidos nos
mesmos, não se alteraram significativamente os números respeitantes ao sucesso educativo, à qualidade do sucesso e ao abandono precoce da escolaridade. Desta forma, é um objectivo do LIC a
exploração de novas formas de apoio pedagógico, através do recurso às TIC, e da diversificação de estratégias.
6. Finalmente, embora não menos importante, é um objectivo primordial que a utilização do LIC faça parte dos percursos habituais de toda a comunidade escolar
- professores, alunos, funcionários auxiliares e administrativos.
Que lugar ocupa o LIC na vida de escola?
O projecto de construção do LIC não corresponde, em si, a um objectivo terminal da escola. O LIC não é um fim mas um meio para.... Entendemo-lo, portanto,
simplesmente como uma das estruturas do Centro de Recursos da escola, funcionando em perfeita coordenação com as restantes: Mediateca, Reprografia, Sala de Estudo, Ludoteca, Audio-visuais,
Auditórios, Gabinete dos Apoios Educativos e Laboratório de Fotografia. Essa coordenação resulta aliás da grande envolvência e cumplicidade das equipas que trabalham nos diversos espaços
do Centro de Recursos da escola, desde que este começou a ser concebido.
Como é que o LIC se enquadra no Centro de Recursos?
O LIC funciona em estreita colaboração com os outros espaços do Centro de Recursos e mantém, com os mesmos, relações de complementaridade:
- Na Mediateca, encontra-se o fundo bibliográfico e documental, nomeadamente o material em suporte CD-ROM, que os alunos utilizam na elaboração dos seus
trabalhos, bem como os professores na preparação das actividades;
- Todo o material de divulgação e montagem e/ou organização de colóquios e exposições ou outras actividades desenvolvidas na escola ou em outros locais, é
produzido no LIC;
- O LIC funciona em complemento da reprografia, principalmente no que se refere à reprodução de materiais em que a cor é importante;
- O Laboratório de Fotografia trabalha o processamento digital da fotografia, utilizando materiais e instalações do LIC. No presente ano lectivo, foram
elaborados por este processo o registo fotográfico dos alunos e os cartões de identificação dos auxiliares de acção educativa;
- Os Apoios Educativos recorrem ao LIC para desenvolver trabalho, quer com os alunos com deficiência, quer com os alunos com adaptações curriculares,
nomeadamente nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Físico-Química.
- No ano lectivo transacto, desenvolveram-se no LIC actividades de ocupação de tempo livre, nomeadamente um Curso de Verão de Informática e actividades no
âmbito do Projecto Férias 99.
Como funciona o LIC ?
O LIC encontra-se aberto 8 horas por dia. O funcionamento a tempo inteiro é assegurado por uma equipa de professores responsáveis pelo desenvolvimento de
projectos directamente relacionados com as TIC e por uma monitora com formação específica na área de informática, colocada na escola ao abrigo de um protocolo com o Centro de Emprego de
Almada.
O LIC possibilita dois tipos de utilização:
- Utilização orientada por professores no âmbito de projectos ou aulas;
- Utilização livre.
Para a utilização livre o acesso é facultado aos professores, aos auxiliares e aos alunos portadores de "Carta de Condução de Computador".
Este cartão de identificação de utilizador é emitido mediante a prestação de uma prova em que o candidato demonstra possuir competências básicas para
operar com um computador. Antes de se proporem a exame, os alunos que necessitarem têm uma formação mínima com a monitora que se encontra em serviço no LIC. Esta medida tem-se revelado
eficaz na resolução de problemas de gestão e manutenção dos equipamentos, além de permitir o recenseamento dos utilizadores regulares.
Que projectos se desenvolvem no LIC ?
1. INFORCOM - Formação inicial em Informática para grupos de 14 alunos, com noções básicas em processamento de texto, folha de cálculo, processamento da
imagem e Internet.
2. MATBRINCA - Produção de materiais lúdicos para utilização nas aulas e/ou apoios de Matemática.
3. JORNAL ESCOLAR - Redacção, composição e impressão do jornal escolar "A CAIXA".
4. HOMEPAGE (www.eps-feijo.rcts.pt) - Produção de conteúdos e manutenção.
5. CURRÍCULOS ALTERNATIVOS - Disciplina de Informática integrada no currículo dos 5º,6º e 8º anos.
6. ADAPTAÇÕES CURRICULARES - Aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Físico-Química para alunos com necessidades
educativas especiais.
Para além destes projectos, que se desenvolvem com carácter de regularidade ao longo do ano lectivo, há outros que, em determinados momentos do desenvolvimento
das suas actividades requisitam as instalações e/ou os equipamentos do LIC, como é o caso, por exemplo, da Semana da Matemática que decorreu durante o mês de Março.
Como é que a escola se apropriou do LIC?
O LIC entrou definitivamente nas rotinas da vida escolar de tal modo que, quando por algum motivo imprevisto ele se encontra encerrado, são evidentes os sinais
de perturbação nessa rotina. Neste momento, podemos afirmar que a procura é superior à capacidade de resposta, tornando-se necessário estabelecer prioridades no acesso.
No presente ano lectivo, estão recenseados como utilizadores regulares (com carta de condução) 230 alunos o que corresponde a cerca de 25% do total de alunos
da escola. Entre os professores, o número de utilizadores regulares tende a ser crescente, calculando-se, numa estatística informal, uma taxa de cerca de 15% . Para além destes, há ainda a
considerar os estagiários, também eles utilizadores regulares, inclusive no que se refere ao desenvolvimento de conteúdos programáticos em aulas que decorrem no LIC.
Avaliação
Em conclusão, uma avaliação do trabalho desenvolvido no LIC é forçosamente, positiva.
O que eles pensam do LIC...
|
"Gosto de ir ao LIC porque acho que me interessa para o meu futuro... e é divertido!"
Nuno, 14 anos
|
"Aprendo coisas que não sei.
Gosto de navegar na internet e gosto de jogos como o "O Sapo Ajuda"... também gosto de escrever nas teclas."
Arménio, 12 anos
|
|
|
"...para além de aprender a trabalhar com o computador, aprendi coisas giras."
Rui, 14 anos
|
"Podem-se encontrar coisas engraçadas na internet. Gosto de trabalhar com o Word."
Rui, 11 anos
"Gosto de vir cá porque não tenho PC em casa. Faço alguns trabalhos para as disciplinas e há alguns sites que gosto de visitar"
Carlos Xavier, 17 anos
Estando a decorrer o segundo ano de vida do projecto, todos os objectivos traçados têm sido alcançados e é nossa convicção que, mesmo terminado o apoio
financeiro no âmbito do Programa Nónio, o LIC continuará a ser património da escola, fazendo parte da mesma como um suporte fundamental para uma "escola cultural".
Comunicação apresentada pela EB 2,3 da Alembrança no Seminário Internacional "Encontros, Percursos e Recursos" na ESE de Setúbal, em 7/2/2000
Os Professores
Luís Martins
Nazaré Antunes
Helena Mesquita
João Raimundo