Índice

As TIC e a Área de Projecto em Turmas de Currículos Alternativos

Planificação da disciplina das TIC

1 - Introdução

Nos últimos anos, as Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se uma realidade inerente à vida de todos nós das grandes multinacionais às pequenas empresas, das instituições públicas ao ensino e na nossa própria casa, termos como informática, computador, Internet e multimédia, invadiram o nosso vocabulário.
Uma das características fundamentais das TIC consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde os tradicionais documentos de texto a análises matemáticas e financeiras, passando por imagens, áudio e vídeo.
Deste modo, as TIC surgem como elemento de concepção e suporte em actividades que vão desde o simples arquivo de dados até ao correio electrónico e às possibilidades de trabalho à distância.
No entanto, é esta mesma multiplicidade de conceitos, técnicas, equipamentos e programas que pode tornar as TIC num obstáculo que, para alguns, se torna difícil de ultrapassar, cabendo à escola mais uma vez a tarefa de atenuar as diferenças culturais e possibilitar a todos a utilização de recursos tão importantes e usuais em quase todas as profissões.
Nesta perspectiva surgem as TIC no 7º ano, tendo como principal finalidade estabelecer a ponte com as outras disciplinas e com o Mundo Actual.

2 - Objectivos Gerais

Pretende-se que os alunos venham a:

  • · Reconhecer a importância da utilização do computador como instrumento de informação e comunicação.
  • Usufruir de igualdade de oportunidades no acesso à informação e comunicação com suporte nas TIC.
  •  Desenvolver a capacidade de utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação.
  •  Desenvolver capacidades de procurar, seleccionar e interpretar a informação.
  •  Desenvolver capacidades de autonomia, responsabilidade, cooperação e organização.
  •  Desenvolver projectos interdisciplinares propiciadores de uma abordagem mais interessante do processo de ensino/aprendizagem.

3 - Planificação a longo prazo

I - As TIC

Conteúdos Objectivos
O que são as TIC e como surgiram 
  • Definir o que são as TIC·
  • Identificar os antecendentes históricos das TIC
  • Reconhecer a importância das TIC no dia-a-dia, em casa, no mundo empresarial e o seu impacto na sociedade
Equipamentos e outros componentes
  •  Conhecer as componentes do Microprocessador
  • Distinguir os vários tipos de memórias
  • Distinguir periféricos de entrada, de saída e de entrada/saída
A segurança da Informação
  • Reconhecer a importância da utilização de palavras-passe (Password)·
  • Reconhecer a importância de se efectuar cópias de segurança (Backups)
  • Reconhecer a importância da utilização de Anti-vírus
  • Saber o que NÃO fazer

 

II - Ambiente de Janelas

Conteúdos Objectivos
O Sistema Operativo Windows 95/98
  • Saber como está organizado
  • Saber utilizar as funções do Windows
  • Saber inserir um CD-Rom
  • Saber aceder ao conteúdo do Cd-Rom
  • Saber reiniciar ou desligar o computador

 

III - Word

Conteúdos Objectivos
Iniciação ao processamento de texto
  • Corrigir/formatar texto
  • Ordenar texto
  • Inserir imagens
  • Elaborar um folheto (com inserção de imagem, texto e tabela)
  • Realizar trabalhos de várias disciplinas

 

IV - PowerPoint

Conteúdos Objectivos
Apresentação de Diapositivos
  • Inserir diapositivos
  • Inserir texto
  • Inserir texto
  • Inserir imagens
  • Realizar trabalhos de várias disciplinas
  • Apresentar trabalhos

 

V - Internet

Conteúdos Objectivos
World Wide Web
  • Saber o que é a WWW
  • Reconhecer e utilizar serviços de pesquisa
  • Gravar páginas da WWW
  • Utilizar o correio electrónico
  • Recolher informação útil às várias áreas disciplinares

 

VI - Software Educativo

Conteúdos Objectivos
Programas educativos
  • Explorar Software infantil

 

Estratégias

As actividades desenrolar-se-ão em contextos interdisciplinares no âmbito do desenvolvimento de projectos e como recurso de investigação e comunicação.
A base teórica será introduzida de forma reduzida e sempre acompanhada de tarefas práticas.
As tarefas serão realizadas em grupo de forma a valorizar a troca de ideias e a cooperação.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão sempre gravados em disquete.

Avaliação

A avaliação será feita com base na observação directa, na análise dos trabalhos realizados pelos alunos e na forma como evolui a sua autonomia perante as novas tecnologias.

 

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados