1 - Introdução
Nos últimos anos, as Tecnologias de Informação e Comunicação
tornaram-se uma realidade inerente à vida de todos nós das grandes
multinacionais às pequenas empresas, das instituições públicas ao ensino e
na nossa própria casa, termos como informática, computador, Internet e
multimédia, invadiram o nosso vocabulário.
Uma das características fundamentais das TIC consiste no facto de um único
meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde
os tradicionais documentos de texto a análises matemáticas e financeiras,
passando por imagens, áudio e vídeo.
Deste modo, as TIC surgem como elemento de concepção e suporte em
actividades que vão desde o simples arquivo de dados até ao correio
electrónico e às possibilidades de trabalho à distância.
No entanto, é esta mesma multiplicidade de conceitos, técnicas, equipamentos
e programas que pode tornar as TIC num obstáculo que, para alguns, se torna
difícil de ultrapassar, cabendo à escola mais uma vez a tarefa de atenuar as
diferenças culturais e possibilitar a todos a utilização de recursos tão
importantes e usuais em quase todas as profissões.
Nesta perspectiva surgem as TIC no 7º ano, tendo como principal finalidade
estabelecer a ponte com as outras disciplinas e com o Mundo Actual.
2 - Objectivos Gerais
Pretende-se que os alunos venham a:
- · Reconhecer a importância da utilização do computador como
instrumento de informação e comunicação.
- Usufruir de igualdade de oportunidades no acesso à informação e
comunicação com suporte nas TIC.
- Desenvolver a capacidade de utilizar as novas tecnologias de
informação e comunicação.
- Desenvolver capacidades de procurar, seleccionar e interpretar a
informação.
- Desenvolver capacidades de autonomia, responsabilidade,
cooperação e organização.
- Desenvolver projectos interdisciplinares propiciadores de uma
abordagem mais interessante do processo de ensino/aprendizagem.
3 - Planificação a longo prazo
I - As TIC
Conteúdos |
Objectivos |
O que são as TIC e como surgiram |
- Definir o que são as TIC·
- Identificar os antecendentes históricos das TIC
- Reconhecer a importância das TIC no
dia-a-dia, em casa, no mundo
empresarial e o seu impacto na sociedade
|
Equipamentos e outros componentes |
- Conhecer as componentes do Microprocessador
- Distinguir os vários tipos de memórias
- Distinguir periféricos de entrada, de saída e de entrada/saída
|
A segurança da Informação |
- Reconhecer a importância da utilização de palavras-passe
(Password)·
- Reconhecer a importância de se efectuar cópias de segurança
(Backups)
- Reconhecer a importância da utilização de Anti-vírus
- Saber o que NÃO fazer
|
II - Ambiente de Janelas
Conteúdos |
Objectivos |
O Sistema Operativo Windows 95/98 |
- Saber como está organizado
- Saber utilizar as funções do Windows
- Saber inserir um CD-Rom
- Saber aceder ao conteúdo do Cd-Rom
- Saber reiniciar ou desligar o computador
|
III - Word
Conteúdos |
Objectivos |
Iniciação ao processamento de texto |
- Corrigir/formatar texto
- Ordenar texto
- Inserir imagens
- Elaborar um folheto (com inserção de imagem, texto e tabela)
- Realizar trabalhos de várias disciplinas
|
IV - PowerPoint
Conteúdos |
Objectivos |
Apresentação de Diapositivos |
- Inserir diapositivos
- Inserir texto
- Inserir texto
- Inserir imagens
- Realizar trabalhos de várias disciplinas
- Apresentar trabalhos
|
V - Internet
Conteúdos |
Objectivos |
World Wide Web |
- Saber o que é a WWW
- Reconhecer e utilizar serviços de pesquisa
- Gravar páginas da WWW
- Utilizar o correio electrónico
- Recolher informação útil às várias áreas disciplinares
|
VI - Software Educativo
Conteúdos |
Objectivos |
Programas educativos |
- Explorar Software infantil
|
Estratégias
As actividades desenrolar-se-ão em contextos interdisciplinares no âmbito
do desenvolvimento de projectos e como recurso de investigação e
comunicação.
A base teórica será introduzida de forma reduzida e sempre acompanhada de
tarefas práticas.
As tarefas serão realizadas em grupo de forma a valorizar a troca de ideias e
a cooperação.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão sempre gravados em disquete.
Avaliação
A avaliação será feita com base na observação directa, na análise dos
trabalhos realizados pelos alunos e na forma como evolui a sua autonomia
perante as novas tecnologias.
|