Índice
Escrita Recursos e percursos
de consumidores a produtores:
relato de uma experiência de formação de monitores

Anexo

Pergunta: Por que razão te inscreveste como monitor(a) do Centro de Recursos?

(Respostas de tipo 1, 2 ou 3)

(1)

Desejo de ajudar colegas

Saber fazer

  • Para ajudar os outros nas coisas que não sabem fazer (Tiago 6ºA)
  • Porque gosto de ajudar os outros a perceber como tudo funciona. (Marta 6ºL)
  • Para ajudar as pessoas a pesquisarem nos sectores todos.
  • Para ajudar os mais novos e os que não sabem. (Andreia 6ºL)
  • Para ajudar os outros e tirar as dúvidas que eles têm (Filipe 5ºJ)
  • Porque tenho informação suficiente sobre informática para ajudar todos aqueles que precisem de ajuda. (João 8ºF)
  • Porque penso que a biblioteca necessita de mais monitores de informática.(Pedro 8ºF)

Saber estar

  • Para manter a ordem na Biblioteca. (Ivan 7ºE)
  • Para ajudar os alunos a comportarem-se bem e dar o exemplo aos mais novos. (Tiago 7ºE)
  •  Para ajudar os outros a serem civilizados. (Luís 6ºA)

Desejo de ajudar as funcionárias

  • Porque vi que a Dª Beatriz e a Dª Mariana têm muitas dificuldades. (João 6ºA)
  • Para ajudar as funcionárias. (Rui 7ºF)

 

(2)

Desejo de aprender

Competências sociais

  • Porque gosto de ajudar os outros e de conviver com eles (7ºA)
  • Porque o ano passado agradou-me a ideia de ter alguma responsabilidade. (João 8ºF)
  • Porque queria ajudar a arrumar e trabalhar na Biblioteca. (Cátia 7ºD)

Competências técnicas

  • Para me ajudar na Informática porque a minha profissão é Técnica de Informática. (Patrícia 8ºG)
  • Porque achava interessante saber mexer nas coisas .(Ana 5ºG)
  • Para aprender a mexer melhor nos computadores. (Tiago 5ºA)
  • Porque quero aprender coisas novas. (Ema 5ºJ)
  • Porque queria aprender certas coisas que nas aulas nem sempre se aprendem. (Neuza 6ºH)

(3)

Ocupação de tempos livres

  • Porque tenho muitas horas livres. (Joana 6ºG)
  • Porque tenho três horas de almoço. (Ana 5ºD)
  • Para passar algum tempo. (Óscar 7ºC)
  • Para ajudar a passar o tempo e para me divertir. (Marta 6ºL)

 

Pergunta: O que pensas aprender com esta experiência ?

Aquisição de competências sociais

Autocentradas

  • Penso aprender a ser mais responsável. (Tiago 6ºA)
  •  Ter mais responsabilidade, respeito e autoconfiança (António 7ºC)
  • Vou aprender a portar-me bem. (Filipe 5ºJ)
  • Vou aprender a comportar-me como uma pessoa adulta (João 6ºA)
  • Aprendo a comportar-me como uma pessoa decente, a não falar demais. (Susana 5º E)
  • Aprender a comportar-me como uma senhora. (Joana 5ºJ)
  • Vou aprender a ser assíduo no meu trabalho. (Carina 5ºJ)
  • Vou aprender a ser bem educada e a dar o exemplo aos outros alunos. (Neuza 6ºH)
  • Aprender a ser arrumada. (Cátia 7ºD)
  • Aprender a ser atento. (Tiago 6ºA)
  • Vou aprender como devemos falar. (Ivan 7ºE)

 

Centradas na relação com os outros

  • Aprender a lidar com as pessoas também é uma distracção boa. (Rui 6ºA)
  •  Penso aprender a trabalhar melhor com os outros. (Fábio 6ºF)
  • Melhorar a minha sociabilidade. (Valter 8ºF)
  • Vou aprender a ser compreensivo com as outras pessoas (Filipe 5ºJ)
  • Conviver com as pessoas. (Rui 7ºF)
  • Aprender a respeitar os outros. (Cátia 6ºC)
  • Aprender a relacionar-me mais com os meus colegas e aprender algo com eles que é o respeito e a confiança deles. (Andreia 7ºA)
  • Espero conhecer mais colegas e dar-me bem com eles para termos um ambiente de paz, aqui na escola e na rua. (Hugo 6ºJ)

 

Centradas nos processos e nas técnicas - Aprender a ensinar

  •  Vou aprender a ajudar os outros. (Cátia 6ºC)
  •  Vou aprender a prestar ajuda a quem não sabe onde se encontra qualquer material (Marta 9ºC)
  • Aprender a ser amigo dos que precisam de ajuda. (Gonçalo 6ºA)
  • Eu penso que vou gostar de aprender a ajudar aqueles que precisam de ajuda. (Ema 5ºJ)
Quando eu for grande quero ser professora e por isso quis participar nesta iniciativa, pode-me ajudar para o meu futuro (Andreia 5ºJ)

 

Aquisição de competências técnicas

  • Ganhar mais experiência em informática. (Patrícia 8º G)
  • Aprender a mexer nas coisas que não sei. (Tiago 7º E)
  • Saber mais coisas sobre os computadores, por exemplo, saber mais sobre a Internet e as propriedades dos computadores. (João 8º F)
  • Aprender coisas novas como coordenar-me na arrumação dos livros, porque ainda não consigo arrumá-los bem. (Marlene 7º F)
  • Aprender a mexer nos jogos, CDs, cassetes, tudo o que há para ocupação na Biblioteca. (Joana 6º G)
  • Aprender a trabalhar melhor com os computadores. (Luís 5º C)

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados