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Clube do Jornalismo e do Conto

Clubes Educativos em Complemento Curricular
numa Escola Básica do 1º Ciclo

- Quem faz parte ? 

Os alunos inscrevem-se voluntariamente nestes clubes em horário de complemento curricular com cerca de 4 horas semanais.

- Para quê ? 

Os Clubes, coordenados pela professora responsável do projecto da BE/CRE (Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos), constituem espaços de dinamização das actividades, onde os alunos estabelecem a 'ponte' com as turmas.

Os seus objectivos são:

  • estabelecer uma colaboração directa com as turmas em actividades curriculares, de complemento curricular e na Área-Escola; 
  • promover o contacto dos alunos com o computador;
  • produzir o jornal escolar "Arco Íris" e seus suplementos (um por período escolar); 
  • elaborar livros no software "Oficina do Livro"; 
  • digitalizar imagens;
  • saber utilizar as potencialidades da impressão em formato A3; 
  • fomentar o gosto pela leitura e pela escrita.

- Onde se executam os trabalhos? 

O Centro de Recursos é constituído por salas independentes: o Laboratório de Informática, a Sala do Apoio Educativo, a Sala de Expressão Criadora, o Laboratório da Ciência Viva, a Sala de Música, entre outros. Pela zona de Atendimento/Reprografia tem-se acesso ao Auditório, Biblioteca e Zona de Produção/Oficina Pedagógica. Estes dois últimos espaços comunicam entre si, constituindo assim um espaço comum.

 

As actividades desenvolvidas com computadores são realizadas na Zona de Produção/Oficina Pedagógica e Laboratório de Informática do CRE da escola. 

Na Zona de Produção/Oficina Pedagógica há 4 computadores que são usados:

  • pelos alunos que frequentam os clubes;
  • pelos alunos em tempo curricular, com o fim de executarem tarefas de sala de aula, sempre que os computadores estejam vagos e tenham alguém que os oriente;
  • por professores e estagiários, de forma autónoma.

No Laboratório de Informática há 8 computadores ligados em rede, 2 impressoras (para papel de formato A4 e A3), um scanner e um gravador de CD-ROM, usados pelas turmas em tempo lectivo, de acordo com calendário estipulado no início do ano lectivo em Conselho de Docentes.

Os alunos que frequentam o Clube de Jornalismo e do Conto também têm um tempo por semana a eles dedicado (90mn), com o fim de aprenderem a lidar com o scanner e a impressora A3. Também foi feita formação aos professores do 2º círculo de estudos do Centro de Formação de Professores de S. Sebastião.

 

- Como têm decorrido as experiências?

O contacto dos alunos com o computador foi feito ao longo do ano lectivo, no tempo dedicado aos clubes de complemento curricular - uma vez que nem todos os professores utilizam a sala de informática - sempre que os alunos o solicitavam. 

No Clube do Jornalismo, os alunos que já têm um percurso mais longo a nível de informática, escreveram e arranjaram as notícias no computador, usando o Word, inserindo imagens a partir do ClipArt ou da digitalização de imagens no scanner, e compuseram as páginas do jornal.

No Clube do Conto deram largas à sua imaginação e criaram livros usando a "Oficina do Livro", livros esses que já foram registados e colocados na Biblioteca para serem requisitados.

Clube do Jornalismo

- Como surgem os artigos?

Como se pretende estabelecer uma colaboração directa do Clube de Jornalismo com as turmas em actividades de complemento curricular e na Área-Escola, os artigos são produzidos quer em sala de aula, quer no Clube.

Neste contexto, organiza-se um grupo de apoio (de alunos) à produção do jornal escolar, porque se entende que o mesmo constitui não só um meio de comunicação que não deve ser desperdiçado, mas também uma fonte de comportamentos, valores e atitudes a que a escola não deve ficar alheia, assumindo um papel relevante no desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a autonomia e a colaboração em equipas.

Todo o jornal "O Arco Íris" é composto no Clube de Jornalismo que pretende editar um jornal por período. As notícias elaboradas nas turmas já vêm tratadas pelo professor titular da turma e as que são produzidas pelos alunos que frequentam o Clube são tratadas pela equipa de redacção.

A iniciativa de promover na escola a prática do jornalismo pode e deve constituir um elemento divulgador da vida da comunidade escolar, junto da família e do meio envolvente.

- Que transformações sofreu o jornal com a introdução das TIC?

O jornal escolar, com a chegada das TIC, sofreu alterações relevantes, mais concretamente na sua composição e montagem.

Primeiro, as notícias chegavam ao Clube de Jornalismo de modo a serem trabalhadas no computador e posteriormente montadas artesanalmente, para o jornal ser policopiado.

Este processo exigia que as notícias e todos os elementos de composição fossem cortados à mão de forma irregular e de seguida coladas, para não dificultar o trabalho de reprografia. Caso contrário, se na montagem do jornal usássemos os recortes feitos com a tesoura, a reprodução do jornal em fotocópia revelava todos os contornos do recorte, ficando a conhecer-se as marcas da composição do jornal na sua totalidade

Actualmente, tanto a composição como quase a totalidade da montagem do jornal são processadas em computador, recorrendo aos recursos informáticos existentes na escola. Nas imagens passadas pelo scanner poderão ver com mais pormenor estes dois processos.

Jornal "O Arco Íris"

Antes, só o texto era escrito no computador. Actualmente, já é feita toda a montagem..

Clube do Conto

- Que actividades?

Desenvolveram-se actividades no contexto das dinâmicas da Biblioteca e da animação do livro e da leitura, contribuindo para que o livro faça parte integrante do universo da criança.

Procuramos envolver os frequentadores do Clube em actividades que lhes proporcionem prazer, aprendendo a conviver com os diferentes espaços, num ambiente de respeito pelos outros, tirando o maior partido possível de todas as vivências.

- Como surgem os livros e qual o seu destino?

Proporcionando o contacto com software adequado à criação de livros, os alunos escrevem livremente as suas histórias/contos a partir das suas vivências (acontecimentos vividos na escola) ou recontam e adaptam histórias lidas anteriormente. 

Há livros criados por um único aluno, outros em grupo de dois (o grupo com mais de dois alunos não funciona, pois acabam por se desentender antes de terminar a tarefa).

Esses livros, depois de prontos, são colocados na Biblioteca para leitura presencial e na turma, quando requisitados pelo professor. São lidos, em primeiro lugar, pelo autor aos colegas, podendo ser posteriormente lidos na Biblioteca.

Ainda não estão disponíveis para requisição domiciliária, uma vez que os achamos de uma preciosidade incrível e também por receio que desapareçam, deixando os seus autores desiludidos.

Futuramente, pretende-se que os alunos possam "viajar" via INTERNET, para conhecimento de outros locais e modos de vida, assim como promover o contacto com outras escolas, através do correio electrónico. Estas novas vivências poderão também vir a reflectir-se nos contos a serem criados.

- Que avaliação se faz do trabalho nestes Clubes?

Algumas opiniões dos alunos:

- "Desenhar com o ClipArt é muito mais fácil."

- "Quando estou no Paint pareço um pintor, mas é muito difícil desenhar com o lápis. A sorte é existir a lupa para corrigir."

- "Oh professora, trabalhar com o scanner é mesmo engraçado, parece que estamos a fazer fotocópias."

- "Adoro trabalhar no computador, mas a 'Oficina do Livro' é o máximo". 

- "Trabalhar na Oficina do Livro é mesmo giro... as figuras podem encolher e esticar."

Um dos alunos, o João, depois de acabar o seu livro na "Oficina do Livro" referiu: 

- "Professora, agora vou ser a pessoa mais conhecida desta escola!" 

- "Porquê?" 

- "Já viu, agora o meu livro vai estar na biblioteca para todos os meninos e professores lerem."

Conclusão da professora:

Tendo em conta as novas tecnologias como parte integrante do futuro das nossas crianças, pretendemos ajudar o maior número de alunos a contactar com as mesmas, fomentando o gosto pela utilização de ferramentas inovadoras, levando-os a aprenderem fazendo e a adquirirem competências, não esquecendo também o meio onde a escola está inserida e que há alunos que não têm em casa o que tentamos proporcionar-lhes (é o caso desta escola, que se insere num meio social bastante desfavorecido).

O computador é, no momento, o principal aliciante no Centro de Recursos, sendo por vezes a partir do computador que se chega ao livro. Dado o reduzido número de computadores que existem no local, é difícil, por vezes, gerir a sua utilização. Acho o computador uma ferramenta com um potencial incrível.

Ana Maria Fortuna
Escola Básica 1 nº10 de Setúbal

 

 

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