Caracterização:
Turma composta por 12 alunos dos 2º, 3º e 4º anos, de diferentes níveis sócio-económicos, integrando duas crianças de etnia cigana e outras de outras
culturas. Alguns destes alunos têm um passado de insucesso escolar.
O principal objectivo da actividade era descobrir a sua família e o seu passado familiar. O trabalho decorreu na sala de aula, equipada com um computador, sendo
o CD-Rom "Diciopédia" o principal recurso utilizado pelos alunos.
Descrição da experiência:
Na exploração de um dos blocos do programa - "À Descoberta dos Outros e das Instituições" - os alunos manifestaram vontade em informar-se sobre o
passado da sua família.
Considerando a diversidade cultural da turma e aproveitando o seu interesse sobre o tema, pareceu-me oportuno levá-los a descobrir as suas origens. Em trabalho
de pares, os alunos exploraram a "Diciopédia", procurando informações, fotografias, etc., sobre os locais de origem dos seus familiares (desde os Açores até Macau), passando depois
à selecção de informação e composição dos trabalhos. A actividade desenvolveu-se durante um mês, aproximadamente.
O trabalho era desenvolvido em tempos previamente programados na planificação diária e em tempos geridos livremente pelos alunos,
de acordo com o seu ritmo de trabalho. |
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No primeiro caso, os alunos trabalhavam em pares, retirando da "Diciopédia" a informação que encontravam sobre a região em estudo. Os restantes
alunos estruturavam o seu trabalho, definindo os pontos a focar ou seleccionando a informação já recolhida.
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Para além do computador, recorriam ainda a livros existentes na Biblioteca escolar e a revistas trazidas de casa. Algumas famílias também
colaboraram, disponibilizando postais, fotografias e informações (sobre costumes, tradições, culinária, festas...) completando, desta forma, a pesquisa realizada pelos alunos. Os alunos
que se encontravam numa fase mais adiantada do trabalho, ajudavam os colegas, quer no tratamento da informação, quer na apresentação gráfica do mesmo. |
Nos tempos geridos pelos alunos o trabalho era mais individual, recaindo, sobretudo, no melhoramento estético ( alteração dos tipos de letra, introdução de
novas imagens...).
Feita a apresentação aos colegas da turma, os trabalhos foram oferecidos aos familiares a quem diziam respeito.
Avaliação:
- Opinião dos alunos
Os alunos adoraram a experiência e foi difícil dá-la por terminada, pois queriam continuar a investigar sobre a origem de todos os familiares, mesmo os mais
afastados.
- Conclusão da professora:
Foi um trabalho extremamente motivante, porque permitiu, de uma forma lúdica e agradável, recordar ou conhecer locais, gentes e costumes ligados ao seu passado
familiar.