Índice
As TIC e o Estudo do Meio
Caracterização:

Turma composta por 12 alunos dos 2º, 3º e 4º anos, de diferentes níveis sócio-económicos, integrando duas crianças de etnia cigana e outras de outras culturas. Alguns destes alunos têm um passado de insucesso escolar.

O principal objectivo da actividade era descobrir a sua família e o seu passado familiar. O trabalho decorreu na sala de aula, equipada com um computador, sendo o CD-Rom "Diciopédia" o principal recurso utilizado pelos alunos.

Descrição da experiência:

Na exploração de um dos blocos do programa - "À Descoberta dos Outros e das Instituições" - os alunos manifestaram vontade em informar-se sobre o passado da sua família.

Considerando a diversidade cultural da turma e aproveitando o seu interesse sobre o tema, pareceu-me oportuno levá-los a descobrir as suas origens. Em trabalho de pares, os alunos exploraram a "Diciopédia", procurando informações, fotografias, etc., sobre os locais de origem dos seus familiares (desde os Açores até Macau), passando depois à selecção de informação e composição dos trabalhos. A actividade desenvolveu-se durante um mês, aproximadamente.

O trabalho era desenvolvido em tempos previamente programados na planificação diária e em tempos geridos livremente pelos alunos, de acordo com o seu ritmo de trabalho.

No primeiro caso, os alunos trabalhavam em pares, retirando da "Diciopédia" a informação que encontravam sobre a região em estudo. Os restantes alunos estruturavam o seu trabalho, definindo os pontos a focar ou seleccionando a informação já recolhida.

Para além do computador, recorriam ainda a livros existentes na Biblioteca escolar e a revistas trazidas de casa. Algumas famílias também colaboraram, disponibilizando postais, fotografias e informações (sobre costumes, tradições, culinária, festas...) completando, desta forma, a pesquisa realizada pelos alunos. Os alunos que se encontravam numa fase mais adiantada do trabalho, ajudavam os colegas, quer no tratamento da informação, quer na apresentação gráfica do mesmo.

Nos tempos geridos pelos alunos o trabalho era mais individual, recaindo, sobretudo, no melhoramento estético ( alteração dos tipos de letra, introdução de novas imagens...).

Feita a apresentação aos colegas da turma, os trabalhos foram oferecidos aos familiares a quem diziam respeito.

Avaliação:

- Opinião dos alunos

Os alunos adoraram a experiência e foi difícil dá-la por terminada, pois queriam continuar a investigar sobre a origem de todos os familiares, mesmo os mais afastados.

- Conclusão da professora:

Foi um trabalho extremamente motivante, porque permitiu, de uma forma lúdica e agradável, recordar ou conhecer locais, gentes e costumes ligados ao seu passado familiar.

Maria da Fé Costa

Escola Básica 1 Nº8 de Setúbal

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados