Caracterização:
Os cinco alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos e frequentando diferentes anos de escolaridade (6º, 7º e 9º), eram apoiados em métodos de
estudo pela Equipa de Apoio Educativo, que eu integrava. O apoio era individualizado e, no geral, os alunos apresentavam muitas dificuldades de aprendizagem. Uma das alunas tinha adaptações
curriculares, outra era acompanhada em terapia da fala e os restantes demonstravam dificuldades no domínio da língua materna que os impediam de progredir em diferentes disciplinas.
Os objectivos desta actividade eram promover o gosto por escrever, motivar os alunos para o aperfeiçoamento da expressão escrita e ainda introduzir os alunos em
aspectos básicos de uso de um P.T.
As actividades decorreram na sala de informática, com um computador por aluno. Utilizou-se o “Word”, o “Flip” e a “Oficina do Livro”.Descrição da
experiência:
Programei uma “Oficina de Escrita”, que funcionava uma vez por semana. Esta sequência de aprendizagem iniciou-se já no segundo período e durou cerca de
cinco ou seis sessões. Durante a hora em que eram apoiados individualmente por mim, os alunos vinham para a sala de informática.
Em primeiro lugar, os alunos tomaram contacto com os comandos básicos para a produção/edição de um texto. Os alunos que trabalharam com a “Oficina do Livro”
cuidaram do aspecto gráfico do seu livro e das ilustrações possíveis.
Seguidamente, foi proposto aos alunos que contassem uma história, de preferência uma aventura.
Enquanto as histórias iam nascendo, iam sendo aperfeiçoadas, com o auxílio do corrector ou da professora.
A aluna que escreveu o seu texto em “Word”, com a ajuda do “Flip”, fez o melhoramento do texto faseado, distinguindo diferentes aspectos da gramática
(ortografia, sintaxe, léxico).
Os textos foram concluídos, mas o seu aperfeiçoamento não foi completamente feito. No presente ano lectivo (1999/2000), os alunos terão oportunidade de
ler/dar a ler os seus textos aos colegas, como proposta de trabalho a ser alargada à turma do 7º ano a que pertencem. A conclusão do aperfeiçoamento dos textos servirá para ajudar os pares a
usar o processador de texto como suporte das suas produções.
Note-se que os cinco alunos produziram trabalhos em computador e que estes trabalhos tiveram como finalidade não só o desenvolvimento das suas competências,
mas também serem lidos pelos seus pares.
Avaliação:
- Opiniões dos alunos
A avaliação dos alunos foi muito positiva. Seguem-se as opiniões de três alunos que no presente ano lectivo pertencem a uma turma da professora:
“Eu gostei de aprender a escrever no computador, também aprendi técnicas para estudar. Porque foi divertido trabalhar e porque aprendi a
organizar frases ditas por nós mesmos.” |
Dário |
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“Eu gostei muito de ir trabalhar para os computadores. E também gostei muito de trabalhar com a professora, aprendi muitas
coisas, escrevi e pintei e gostei muito. Gostava de voltar. |
Liliana |
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“Eu gostei de trabalhar nos computadores e gostei de trabalhar com a professora. Gostei de fazer no computador os desenhos para
as folhas.” |
Susana |
- Conclusão da professora
A experiência foi muito gratificante, deve ser alargada ao contexto de uma turma e melhorada nalguns aspectos, como o de prever uma finalidade para os textos.
Destaco como aspecto mais positivo o facto de os alunos terem recuperado alguma da auto-confiança nas suas capacidades de relatar por escrito. O computador revela-se, sem dúvida, para estes
alunos, uma peça chave na escola, para aprender e gostar de escrever.
Ana Luísa Costa*
Escola Básica 2,3 de Palmela