Caracterização:
Esta actividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de TLB2, com a turma B do 11º ano, turma com 22 alunos, que funciona em dois turnos de 11 alunos cada.
A experiência foi realizada em cada um dos turnos, sendo cada aula de 3 horas.
A actividade decorreu no Laboratório de Ciências Naturais, em que os alunos estavam distribuídos por quatro grupos. Cada grupo de alunos em
sua bancada dispunha de um computador com o programa Datadisc para Windows, uma interface e um sensor de luz e respectiva sonda e do restante material necessário à montagem experimental
esquematizada na figura.
O objectivo da experiência era verificar a hidrólise do amido, através do clareamento do cozimento de amido, por acção da amilase pancreática. |
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Montagem experimental:
Em cada grupo, os alunos introduziram 200ml de cozimento de amido a 1% num balão de Erlenmeyer, ao qual adicionaram 3 gotas de Lugol e 20 ml de solução de
pancreatina a 5%. Colocaram o balão numa caixa de cartão com uma abertura lateral para receber a luz de um candeeiro. No lado oposto da abertura foi feito um furo onde foi introduzida a sonda
da luz que ficou encostada ao balão. Dois dos grupos acrescentaram ainda 1 ml de HCl 0,1 M ao balão. Feitas as ligações respectivas entre o equipamento informático, iniciou-se o registo da
variação da luz que atravessava o balão e era recebida pela sonda. Programaram a experiência para terminar ao fim de oito horas.
Descrição da experiência:
A montagem experimental descrita foi feita depois de uma planificação conjunta dos alunos que, perante o objectivo, o material informático disponível e tendo
o conhecimento teórico das condições em que actuam as enzimas digestivas, sugeriram uma experiência controlada, que comprovasse as condições de pH do meio em que actua a amilase
pancreática.
Interrompeu-se a aquisição de dados em duas das montagens, uma em que se tinha adicionado o HCl e outra sem esta adição, e gravou-se. Juntaram-se os dois
gráficos num só e imprimiram-se (Fig 1). Os alunos identificaram as curvas correspondentes a cada uma das condições e justificaram. Desfizeram as montagens, cuja aquisição tinham
interrompido, e pesquisaram a existência de açucares redutores e os resultados estavam de acordo com o previsto. “A hidrólise pancreática do amido não se dá em meio ácido por isso nestas
condições não houve clareamento da solução não se verificando no gráfico aumento da intensidade luminosa, daí a reacção do licor de Fehling a quente ser negativa”. Quiseram manter as
outras montagens e voltar no dia seguinte para ver a evolução do traçado dos gráficos. Verificaram que na montagem onde tinham adicionado ácido a intensidade luminosa manteve-se constante,
enquanto que na outra a intensidade aumentou bastante, tendendo no final do registo a manter-se constante
(Fig 2). Concluíram que isso era indicador de que se tinha dado a hidrólise total do
amido. A solução do balão estava praticamente límpida. Por tratamento do gráfico obtido na Fig 2, e através da possibilidade de cálculo dada pelo programa informático, puderam ainda obter
uma curva que representa a variação da velocidade da reacção enzimática
(Fig 3).

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3
Opiniões/avaliação dos alunos:
As experiências com a utilização do computador são muito mais interessantes.
Aqui o clareamento da solução vê-se não só no balão utilizado como também pelo gráfico que mostra que a luz que a atravessa vai aumentando à medida que
decorre a hidrólise.
Podem-se também criar condições experimentais diferentes e compará-las.
Pode-se ainda utilizar o conhecimento que se tem das enzimas e verificar que no início como a concentração do substrato (amido) é elevada, a velocidade
enzimática é maior, diminuindo à medida que aquele é hidrolizado.
Conclusão da professora:
A utilização das novas tecnologias constituem um factor motivador e facilitador da aprendizagem.
Actividades como esta permitem ao aluno inteirar-se das potencialidades do computador e do equipamento a ele associado, como ferramenta inovadora e complementar
das estratégias tradicionalmente utilizadas na prática laboratorial, nomeadamente:
Na aquisição automática de dados experimentais em tempo real que se revelam mais precisos do que os obtidos exclusivamente por medições humanas.
Na obtenção de registos simultâneos de origens diversas (tais como temperatura, luz, pH, oxigénio...) adequados a cada trabalho experimental e em intervalos
de tempo predefinidos.
Na visualização destes dados na forma gráfica.
No tratamento dos dados através do software que acompanha este sistema e na execução de cálculos.
Na salvaguarda e impressão dos resultados obtidos para posterior interpretação e análise.
Cristina Neves
Escola Secundária Poeta António Aleixo - Portimão