A Matemática na vida das abelhas
Introdução

Recursos

Tarefa

Avaliação

Percursos

Conclusão

Ana Luísa
Teresa Olga

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Outubro de 2000

 

 

 

 

Introdução

 

Vamos investigar...

Para te sentires um pouco na pele de um "verdadeiro" matemático propomos-te que faças uma pequena investigação matemática.

Mas o que é isso de uma investigação?

Numa investigação tu podes explorar uma  situação nova que te é colocada.

Essa exploração será definida por ti a partir de um conjunto de pistas que te são dadas para que possas atingir um objectivo, tomar uma decisão ou encontrar respostas para uma situação que te é proposta.

 

 

Tarefa

O que sabes sobre a vida das abelhas?

Já pensaste porque é que os favos de mel têm a forma de um hexágono?

 

Cada grupo de alunos (3 ou 4) deve investigar a forma como se organiza a vida das abelhas e explorar matematicamente a construção hexagonal dos favos de mel.

Este trabalho deve ser realizado no prazo de um mês e o produto final deve ser apresentado em cartazes ou recorrendo a uma ferramenta informática como o Power Point.

Para a sua concretização podem apoiar-se nos recursos aqui sugeridos ou procurar outros, por exemplo, na Internet ou na Biblioteca da escola.

 

 

Percursos

 

Para poderem realizar a tarefa que vos é proposta devem seleccionar e pesquisar os sites/endereços e a bibliografia que vos é sugerida no item Recursos.

A par com uma leitura atenta devem selecionar as informações que consideram relevantes para a concretização do trabalho que vos é proposto.

Igualmente útil é a recolha de imagens que possam ser usadas para ilustrar a versão final do vosso trabalho.

Podem usar o processador de texto para ir registando as informações relevantes que vão encontrando.

 

Para executarem a vossa tarefa devem ser capazes de responder às seguintes questões:

 

1ª Etapa - A organização social das abelhas

·         Como se organizam as abelhas?

·         Como comunicam as abelhas?

·         Como produzem o mel e a cera?

 

2ª Etapa – Aspectos Matemáticos na vida das abelhas

·         Que particularidades se encontram na árvore genealógica das abelhas?

·         Porque é que os favos de mel têm a forma de hexágonos regulares e não de outros polígonos regulares?

 

 

Recursos

Podes recorrer a ferramentas como:

  • Geometer's Sketchpad
  • Papel e lápis

Podes consultar os sites:

 

Mas também te podem ser úteis os livros:

Vieira, A., et al., 1988, A Matemática na Vida das Abelhas, APM: Lisboa

Almeida, Eduardo Sousa, 1943, Um povo miúdo, Lisboa: Biblioteca Cosmos.

Michel, Francis, 1987, A geometria dos cristais in Educação e Matemática, nº 1, Lisboa: APM.

Roberts, William, 1984, Honeycomb Geometry: Applied Mathematics in Nature in Mathematics Teacher, 77.

 

 

 

Avaliação

Depois de concluídas as vossas investigações devem organizá-las de forma a apresentá-las aos colegas revelando de forma clara e atractiva as descobertas que foram fazendo.

A apresentação que farão aos colegas deve referir quer os aspectos da organização da vida das abelhas quer os aspectos relacionados com a Matemática.

No final cada grupo deve fazer uma auto-avaliação do trabalho realizado, discutindo-a com o(s) professor(es) e os colegas.

 

 

Conclusão

Esperamos que a realização deste trabalho tenha constituído um desafio interessante e que tenha contribuido para enriquecerem o vosso conhecimento sobre as abelhas e o papel que a matemática desempenha na sua vida.

Para além de relacionar diferentes áreas disciplinares esta investigação permitiu explorar a matemática no mundo vivo.

Uma forma de prolongar este trabalho poderia ser a sua exploração geométrica considerando as 3 dimensões. Na verdade, os favos de mel não preenchem apenas uma superfície mas um espaço, definem um volume e não apenas uma área, pelo que podias recorrer a materias manipuláveis (construções) para generalizar o estudo efectuado até aqui.

 

 

Informações ao dinamizador

 

A actividade proposta neste Webquest destina-se a alunos do 2º ou 3ºciclo e pode ser desenvolvida pelo professor de Matemática ou interdisciplinarmente com os professores de Matemática, Biologia(Ciências), EVT e Inglês.

O(s) professor(es)/dinamizador(es) desta actividade deve(m) estar consciente(s) para o facto de as questões aqui apresentadas serem meros pontos de partida, cabendo-lhe(s) o papel de adaptar o nível de dificuldade e exigência da tarefa aos alunos em causa.

Pretende-se que esta actividade seja motivadora e que as aprendizagens desenvolvidas pela sua concretização sejam significativas.

A ajuda dos encarregados de educação e/ou outros familiares pode ser enriquecedora para o desenvolvimento de um trabalho com estas características.