Ana Luísa
Teresa Olga
--
Outubro de 2000
Introdução
Vamos investigar... Para te sentires um pouco na pele de um "verdadeiro" matemático propomos-te que faças uma pequena investigação matemática. Mas o que é isso de uma investigação? Numa investigação tu podes explorar uma situação nova que te é colocada. Essa exploração será definida por ti a partir de um conjunto de pistas que te são dadas para que possas atingir um objectivo, tomar uma decisão ou encontrar respostas para uma situação que te é proposta. |
Tarefa
Cada grupo de alunos (3 ou 4) deve investigar a forma como se organiza a vida das abelhas e explorar matematicamente a construção hexagonal dos favos de mel. Este trabalho deve ser realizado no prazo de um mês e o produto final deve ser apresentado em cartazes ou recorrendo a uma ferramenta informática como o Power Point. Para a sua concretização podem apoiar-se nos recursos aqui sugeridos ou procurar outros, por exemplo, na Internet ou na Biblioteca da escola. |
Percursos
Para poderem realizar a tarefa que vos é proposta devem seleccionar e pesquisar os sites/endereços e a bibliografia que vos é sugerida no item Recursos. A par com uma leitura atenta devem selecionar as informações que consideram relevantes para a concretização do trabalho que vos é proposto. Igualmente útil é a recolha de imagens que possam ser usadas para ilustrar a versão final do vosso trabalho. Podem usar o processador de texto para ir registando as informações relevantes que vão encontrando.
Para executarem a vossa tarefa devem ser capazes de responder às seguintes questões:
1ª Etapa - A organização social das abelhas
·
Como se organizam as abelhas?
·
Como comunicam as abelhas?
·
Como produzem o mel e a cera?
2ª Etapa – Aspectos Matemáticos na vida das abelhas
·
Que particularidades se encontram na árvore genealógica das abelhas?
·
Porque é que os favos de mel têm a forma de hexágonos regulares e não de
outros polígonos regulares? |
Recursos Podes recorrer a ferramentas como:
Podes consultar os sites:
Mas também te podem ser úteis os livros:
|
Avaliação
Depois de concluídas as vossas investigações
devem organizá-las de forma a apresentá-las aos colegas revelando de forma clara e
atractiva as descobertas que foram fazendo.
A apresentação que farão aos colegas deve
referir quer os aspectos da organização da vida das abelhas quer os aspectos
relacionados com a Matemática.
No final cada grupo deve fazer uma auto-avaliação
do trabalho realizado, discutindo-a com o(s) professor(es) e os colegas. |
Conclusão Esperamos que a realização deste trabalho tenha constituído um desafio interessante e que tenha contribuido para enriquecerem o vosso conhecimento sobre as abelhas e o papel que a matemática desempenha na sua vida. Para além de relacionar diferentes áreas disciplinares esta investigação permitiu explorar a matemática no mundo vivo. Uma forma de prolongar este trabalho poderia ser a sua exploração geométrica considerando as 3 dimensões. Na verdade, os favos de mel não preenchem apenas uma superfície mas um espaço, definem um volume e não apenas uma área, pelo que podias recorrer a materias manipuláveis (construções) para generalizar o estudo efectuado até aqui. |
Informações ao dinamizador
A actividade proposta neste Webquest destina-se a alunos do 2º ou 3ºciclo e pode ser desenvolvida pelo professor de Matemática ou interdisciplinarmente com os professores de Matemática, Biologia(Ciências), EVT e Inglês. O(s) professor(es)/dinamizador(es) desta actividade deve(m) estar consciente(s) para o facto de as questões aqui apresentadas serem meros pontos de partida, cabendo-lhe(s) o papel de adaptar o nível de dificuldade e exigência da tarefa aos alunos em causa.
Pretende-se que esta actividade seja motivadora e
que as aprendizagens desenvolvidas pela sua concretização sejam significativas. A ajuda dos encarregados de educação e/ou outros familiares pode ser enriquecedora para o desenvolvimento de um trabalho com estas características.
|