Partir...à descoberta da Floresta Amazónica

Introdução
Tarefas
Processo
Recursos
Avaliação
Conclusão
Autores

Uma aventura na web

 

Aventura-te e descobre os sons, os odores e as cores da floresta!

Admira a sua beleza e ajuda a protegê-la.

Porque ela faz parte do Mundo que é meu, é teu,... é de todos nós!

 

 

Introdução

   

Numa altura em que se comemoram os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, partir à descoberta da floresta Amazónica é uma aventura empolgante, não achas?     Já agora, diz-nos: que ideias te vêm à cabeça quando pensas nesta imensa floresta? Pensas, com certeza, nos frutos exóticos, nas aves multicolores, nas árvores frondosas e altíssimas, nas plantas estranhas. Associas a floresta a mistério, a perigos vários e ocultos.     Pois bem, a floresta Amazónica é tudo isto e muito mais. Com este trabalho, vais aprender a conhecê-la e a respeitá-la. Depois, é importante passar a palavra!...  

  Este trabalho destina-se a alunos dos 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Pode ser realizado no Centro de Recursos da tua Escola, de forma autónoma ou em ligação com o trabalho da sala de aula.

Um conselho: Lê, atentamente, toda a webquest antes de iniciares a realização do teu trabalho.

Voltar ao início

 

 

Tarefas

  

  Vais dinamizar, em colaboração com colegas teus, um conjunto de actividades na tua Escola, durante uma semana, subordinadas ao tema "Amazónia - um tesouro ameaçado". Vais, ainda, nessa altura, colaborar na montagem e animação de uma exposição de trabalhos, na realização de um concurso de perguntas e respostas sobre a floresta Amazónica, ... E a tua contribuição passará, também, pela comunicação em diferentes suportes (powerpoint, vídeo, diapositivos, cartazes, folhetos,registos audio,...) de um tema relacionado com a floresta.

Antes de tudo isto, porém, há que fazer o mais importante: informares-te bem sobre a floresta Amazónica, em colaboração com colegas teus, pesquisando, sob diversos pontos de vista, as características desta imensa zona verde do nosso planeta, recorrendo a materiais diversos (livros, revistas, Internet,...). Esta webquest pretende, essencialmente, guiar-te nesta primeira fase do teu trabalho, fornecendo-te, ainda, algumas sugestões sobre o modo como podes apresentar o teu trabalho.

São, pois, objectivos deste trabalho:

- Recolher e trabalhar informação variada, em diferentes suportes, sobre a floresta Amazónica.

- Trabalhar, criticamente, a informação recolhida, tomando posição sobre a mesma.

- Debater, desenvolvendo capacidades de argumentação, problemas relacionados com a floresta Amazónica, consequências da sua destruição para o futuro do planeta, apontando algumas possibilidades de resolução.

- Aprender a trabalhar em colaboração e de forma autónoma.

- Dinamizar um conjunto de actividades, no âmbito das comemorações dos 500 anos da chegada dos Portugueses ao Brasil.

- Avaliar o trabalho realizado (processo e produtos).

Voltar ao início

 

Processo

 É esta a proposta que te lançamos: escolhe, com um colega teu,  uma das personagens e imagina que vais participar numa expedição à floresta Amazónica.

De acordo com as características da personagem que tu e o teu colega escolheram, desenvolve o teu trabalho de investigação, de modo a encontrares respostas para as questões que são colocadas.

 

Personagens

Questões

Geógrafo

  • Onde fica a floresta Amazónica?
  • Quem foram os seus primeiros habitantes?
  • Qual a origem do seu nome?
  • Que características apresenta (clima, principais rios,...)?
  • Em tua opinião, porque é que a floresta Amazónica é considerada o "pulmão do Mundo"?

 

Botânico

 

  • Que espécies vegetais existem na floresta Amazónica?
  • Quais as suas características?
  • Que produtos nos dá ela?
  • Achas importante preservar todas estas espécies vegetais? Porquê?

Zoólogo

  • Que espécies animais vivem na floresta?
  • Encontram-se algumas delas em vias de extinção? Quais os motivos que, em tua opinião, provocam esta situação?
  • Que medidas têm sido tomadas para evitar o seu desaparecimento?
ecologista.gif (2424 bytes)
Ecologista
  • Que fenómenos / situações estão a provocar a destruição da floresta Amazónica?
  • Quais são as consequências, para o Mundo inteiro, se tal vier a acontecer?
  • Ainda estamos a tempo de o evitar?
  • De que modo podemos contribuir para que tal desastre não ocorra?
Turnbook.gif (1592 bytes)
Escritor
  • Como é que a floresta Amazónica aparece retratada nas histórias e nos poemas?
  • Que mitos e lendas lhe surgem associados?

   

  Realiza as tarefas que te cabem, seguindo (por ordem) as etapas que te apresentamos:

 
Selecciona os recursos importantes para a recolha de informação.
 Lê os documentos seleccionados.
 Localiza, nos textos, a resposta às questões que te são coloca- das. Quando não a encontrares directamente nos documentos que tens à tua disposição, recorre aos teus próprios conhecimentos e reflecte sobre o assunto.
 Regista e acrescenta outras informações que consideres im- portantes (pequenas curiosidades, etc.).
 Cria um texto, da tua autoria, a partir das informações que registaste
  Pensa numa forma atractiva de fazer a tua comunicação (distribuição de um folheto, criação de acetatos, pequena dramatização, diapositivos, apresentação de cartazes, de um filme-vídeo, recorrendo ao computador, através, por exemplo, do programa Power Point,...).
Colabora na dinamização da semana cultural  sobre o Brasil e a floresta Amazónica e integra a tua comunicação no conjunto das actividades.

   

     

  Algumas dicas para as comunicações das diferentes personagens:

  • Acetatos com a localização geográfica da floresta Amazónica e suas características.

  • Folheto para distribuir pelos presentes.
  • Apresentação de imagens da Internet, recorrendo, por exemplo, ao data-show.

  • Dispositivos com algumas espécies animais.
  • Apresentação de imagens da Internet, recorrendo ao data-show.

ecologista.gif (2424 bytes)

  • Apresentação de imagens de destruição da floresta.
  • "Slogans" apelando à conservação da floresta - Powerpoint.

Turnbook.gif (1592 bytes)

  • Recriação de algumas histórias (fantoches, acetatos,...).
  • Recitação de poemas (com fundo musical e acompanhada de diapositivos).

    

Por último, não te esqueças de verificar, antes da apresentação, se todo o material de que necessitas está em ordem.

 

Voltar ao início

 

Recursos

   

Aqui tens algumas fontes de informação que te permitirão realizar o teu trabalho de pesquisa:

PERHAM, Molly, STEELE, Philip - Atlas Mundial Ilustrado, Edinter

KEMP, Richard - Atlas Ilustrado do Mundo, Civilização Ed.

Atlas do Mundo, Civilização Editora

CD-ROM Enciclopédia Universal, Texto Editora

Floresta tropical

Floresta Amazónica

Mata Atlântica

Crista da onda

Bibliotecas Escolares e Municipais

Embaixada do Brasil

Amigos e familiares

A Selva, Enciclopédia Visual, nº 36, Verbo

Rev. Veja, nº51

DIXON, Dougal, CARLIER, François - As Florestas, Ed. Asa

CD-ROM Enciclopédia da Natureza, Porto Editora

Flora

Áreas protegidas

Mata Atlântica

Bibliotecas Escolares e Municipais 

Embaixada do Brasil

Amigos e familiares

CAMBOURNAC, Laure - Atlas dos Animais, Fleurus, Li- vros e Livros

A Selva, Enciclopédia Visual, nº 36, Verbo

Rev. Veja, nº51

TAYLOR, Barbara - Atlas das Aves, Civilização Ed.

LILLY, Kenneth - Atlas dos Animais, Civilização Ed.

CD-ROM, Enciclopédia da Natureza, Porto Editora

Floresta Amazónica

Fauna

Crista da onda

Mata Atlântica

Animais em perigo

Bibliotecas Escolares e Municipais

Embaixada do Brasil

Familiares e amigos

ecologista.gif (2424 bytes)

SIMON, Noel - Natureza em Perigo - Habitatas em Extinção, Edinter

Revista Veja, nº51

Rev. Expresso, nº 1327, 4 de Abril de 1998

O Tec visita a Amazónia

Chico Mendes

Destruição da Amazónia

Bibliotecas Escolares e Municipais

Embaixada do Brasil

Amigos e familiares

Turnbook.gif (1592 bytes)

Lendas

Poesia

Mitos e Lendas

Crista da onda

Saci

GAVIN, Jamila - as nossas Histórias Favoritas, Civil. Ed.

KLUBANK, Nani - Lendas do Brasil, É Tempo de Brasil, Embaixada do Brasil

Bibliotecas Escolares e Municipais

Embaixada do Brasil

Amigos e familiares

 

Voltar ao início

 

Avaliação

    

Como já deves saber, é importante avaliarmos sempre o nosso trabalho para, da próxima vez, fazermos melhor.

Apresentamos-te, então, uma ficha que vai servir para o teu professor e tu próprio avaliarem o teu trabalho. Antes de começar a trabalhar, lê-a atentamente para saberes o que precisas de fazer para conseguires obter um bom resultado.

  

Amazónia - um tesouro ameaçado

Ficha de avaliação

 

Nome:

 

1

2

3

4 Total
Selecção dos recursos Fizeste-o com muita dificuldade, solicitando, várias vezes, ajuda. Fizeste-o com alguma dificuldade e com muita ajuda. Conseguiste, pedindo, algumas vezes, ajuda. Conseguiste fazê-lo com êxito e de forma autónoma.  
Leitura dos documentos Leste poucos documentos e de forma muito rápida. Só leste alguns documentos e, mesmo assim, não conseguiste ler todo o texto. Só leste alguns documentos, mas leste-os todos. Leste completamente todos os documentos, de forma atenta.  
Localização da informação Nunca ou raramente conseguiste encontrar respostas para as questões levantadas. Revelaste dificuldades a encontrar as respostas. Pediste ajuda muitas vezes. Conseguiste, com alguma ajuda, encontrar as respostas necessárias. Encontraste as respostas necessárias, de forma mais ou menos autónoma.  
Informações suplementares Não conseguiste encontrar nenhuma informação suplementar. Sozinho, não conseguiste encontrar outras informações. Pediste ajuda várias vezes. Encontraste outras informações, com alguma ajuda. Encontraste outras informações, algumas curiosidades, trocando impressões com outros colegas teus.  
Registo das ideias-chave Não fizeste registos (ou fizeste-os, mas perdeste-os). Fizeste poucos registos. Registaste algumas ideias-chave, com ajuda. resumiste as principais ideias, de forma cuidada e correcta.  
Criação de texto (da tua autoria) Não criaste texto da tua autoria. O teu texto estava muito incompleto, pouco desenvolvido. Fizeste texto, mas apresentaste-o com algumas incorrecções. O teu texto respondia a todas as questões-problema, dava novas achegas. estava bem redigido e apresentado.  
Exposição/
comunicação do trabalho
Não comunicaste o teu trabalho. Tentaste, mas não conseguiste comunicar o trabalho de forma correcta e sugestiva. Comunicaste o trabalho, sem suportes, de forma algo monótona. Comunicaste, com clareza, as tuas ideias, despertaste o interesse e a atenção dos teus colegas, através de materiais variados e bem elaborados.  
Planificação e dinamização das actividades da semana "Brasil-500 anos" Não colaboraste. Participaste muito pontualmente. Participaste, mas a tua contribuição foi pobre. Participaste, dando sugestões e desempenhando algumas tarefas.  

 

Voltar ao início

 

Conclusão

    

Gostaste do trabalho que acabaste de realizar? Que importância teve, para ti, participares neste projecto?

Em colaboração com o grupo de colegas que participou na actividade, faz um pequeno balanço do que acabaram de realizar: o que correu bem, o que correu mal, sugestões para um próximo trabalho deste género.

Gostavas de aprender mais sobre o assunto? Porque não pesquisas, por tua iniciativa, outros endereços interessantes e os divulgas?

Uma sugestão: 

  Estabelece intercâmbio, via internet, com uma escola do Brasil e dá-lhes também a conhecer a tua região. É uma boa oportunidade para pesquisares sobre o que te rodeia, o que está próximo de ti.

É que o Mundo começa mesmo ao pé de ti!

 

 

Voltar ao início

    

 

  Esta webquest foi criado por:

    Cristina Maria Correia Pessoa

    Justina Rodrigues

    Escola Superior de Educação de Setúbal, 11/02/2000