Partir...à descoberta da Floresta Amazónica
Introdução | |
Tarefas | |
Processo | |
Recursos | |
Avaliação | |
Conclusão | |
Autores |
Uma aventura na web
Aventura-te
e descobre os sons, os odores e as cores da floresta!
Admira a sua beleza e ajuda a protegê-la. Porque ela faz parte do Mundo que é meu, é teu,... é de todos nós! |
Introdução
Numa altura em que se
comemoram os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, partir à descoberta da
floresta Amazónica é uma aventura empolgante, não achas? Já agora,
diz-nos: que ideias te vêm à cabeça quando pensas nesta imensa floresta? Pensas, com
certeza, nos frutos exóticos, nas aves multicolores, nas árvores frondosas e
altíssimas, nas plantas estranhas. Associas a floresta a mistério, a perigos vários e
ocultos. Pois bem, a floresta Amazónica é tudo isto e muito mais. Com
este trabalho, vais aprender a conhecê-la e a respeitá-la. Depois, é importante passar
a palavra!... Este trabalho destina-se a alunos dos 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Pode ser realizado no Centro de Recursos da tua Escola, de forma autónoma ou em ligação com o trabalho da sala de aula. Um conselho: Lê, atentamente, toda a webquest antes de iniciares a realização do teu trabalho. |
Voltar ao início
Tarefas
Vais dinamizar, em colaboração
com colegas teus, um conjunto de actividades na tua Escola, durante uma semana,
subordinadas ao tema "Amazónia - um tesouro ameaçado". Vais, ainda, nessa
altura, colaborar na montagem e animação de uma exposição de trabalhos, na
realização de um concurso de perguntas e respostas sobre a floresta Amazónica, ... E a
tua contribuição passará, também, pela comunicação em diferentes suportes
(powerpoint, vídeo, diapositivos, cartazes, folhetos,registos audio,...) de um tema
relacionado com a floresta. Antes de tudo isto, porém, há que fazer o mais importante: informares-te bem sobre a floresta Amazónica, em colaboração com colegas teus, pesquisando, sob diversos pontos de vista, as características desta imensa zona verde do nosso planeta, recorrendo a materiais diversos (livros, revistas, Internet,...). Esta webquest pretende, essencialmente, guiar-te nesta primeira fase do teu trabalho, fornecendo-te, ainda, algumas sugestões sobre o modo como podes apresentar o teu trabalho. São, pois, objectivos deste trabalho: - Recolher e trabalhar informação variada, em diferentes suportes, sobre a floresta Amazónica. - Trabalhar, criticamente, a informação recolhida, tomando posição sobre a mesma. - Debater, desenvolvendo capacidades de argumentação, problemas relacionados com a floresta Amazónica, consequências da sua destruição para o futuro do planeta, apontando algumas possibilidades de resolução. - Aprender a trabalhar em colaboração e de forma autónoma. - Dinamizar um conjunto de actividades, no âmbito das comemorações dos 500 anos da chegada dos Portugueses ao Brasil. - Avaliar o trabalho realizado (processo e produtos). |
Voltar ao início
Processo
É esta a proposta que te
lançamos: escolhe, com um colega teu, uma das personagens e imagina que vais
participar numa expedição à floresta Amazónica. De acordo com as características da personagem que tu e o teu colega escolheram, desenvolve o teu trabalho de investigação, de modo a encontrares respostas para as questões que são colocadas. |
Personagens |
Questões |
Geógrafo |
|
Botânico
|
|
Zoólogo |
|
Ecologista |
|
Escritor |
|
Realiza as tarefas que te cabem,
seguindo (por ordem) as etapas que te apresentamos:
|
Algumas dicas para as comunicações das diferentes personagens: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Por último, não te esqueças de verificar, antes da apresentação, se todo o material de que necessitas está em ordem. |
Voltar ao início
Recursos
Aqui tens algumas fontes de informação que te permitirão realizar o teu trabalho de pesquisa: |
PERHAM, Molly, STEELE, Philip - Atlas Mundial Ilustrado, Edinter KEMP, Richard - Atlas Ilustrado do Mundo, Civilização Ed. Atlas do Mundo, Civilização Editora CD-ROM Enciclopédia Universal, Texto Editora Bibliotecas Escolares e Municipais Embaixada do Brasil Amigos e familiares |
|
A Selva, Enciclopédia Visual, nº 36, Verbo Rev. Veja, nº51 DIXON, Dougal, CARLIER, François - As Florestas, Ed. Asa CD-ROM Enciclopédia da Natureza, Porto Editora Bibliotecas Escolares e Municipais Embaixada do Brasil Amigos e familiares |
|
CAMBOURNAC, Laure - Atlas dos Animais, Fleurus, Li- vros e Livros A Selva, Enciclopédia Visual, nº 36, Verbo Rev. Veja, nº51 TAYLOR, Barbara - Atlas das Aves, Civilização Ed. LILLY, Kenneth - Atlas dos Animais, Civilização Ed. CD-ROM, Enciclopédia da Natureza, Porto Editora Bibliotecas Escolares e Municipais Embaixada do Brasil Familiares e amigos |
|
SIMON, Noel - Natureza em Perigo - Habitatas em Extinção, Edinter
Revista Veja, nº51 Rev. Expresso, nº 1327, 4 de Abril de 1998 Bibliotecas Escolares e Municipais Embaixada do Brasil Amigos e familiares |
|
Lendas
GAVIN, Jamila - as nossas Histórias Favoritas, Civil. Ed. KLUBANK, Nani - Lendas do Brasil, É Tempo de Brasil, Embaixada do Brasil Bibliotecas Escolares e Municipais Embaixada do Brasil Amigos e familiares
|
Voltar ao início
Avaliação
Como já deves saber, é importante avaliarmos sempre o nosso trabalho para, da próxima vez, fazermos melhor. Apresentamos-te, então, uma ficha que vai servir para o teu professor e tu próprio avaliarem o teu trabalho. Antes de começar a trabalhar, lê-a atentamente para saberes o que precisas de fazer para conseguires obter um bom resultado. |
Amazónia - um tesouro ameaçado
Ficha de avaliação
Nome: |
|
1 |
2 |
3 |
4 | Total |
Selecção dos recursos | Fizeste-o com muita dificuldade, solicitando, várias vezes, ajuda. | Fizeste-o com alguma dificuldade e com muita ajuda. | Conseguiste, pedindo, algumas vezes, ajuda. | Conseguiste fazê-lo com êxito e de forma autónoma. | |
Leitura dos documentos | Leste poucos documentos e de forma muito rápida. | Só leste alguns documentos e, mesmo assim, não conseguiste ler todo o texto. | Só leste alguns documentos, mas leste-os todos. | Leste completamente todos os documentos, de forma atenta. | |
Localização da informação | Nunca ou raramente conseguiste encontrar respostas para as questões levantadas. | Revelaste dificuldades a encontrar as respostas. Pediste ajuda muitas vezes. | Conseguiste, com alguma ajuda, encontrar as respostas necessárias. | Encontraste as respostas necessárias, de forma mais ou menos autónoma. | |
Informações suplementares | Não conseguiste encontrar nenhuma informação suplementar. | Sozinho, não conseguiste encontrar outras informações. Pediste ajuda várias vezes. | Encontraste outras informações, com alguma ajuda. | Encontraste outras informações, algumas curiosidades, trocando impressões com outros colegas teus. | |
Registo das ideias-chave | Não fizeste registos (ou fizeste-os, mas perdeste-os). | Fizeste poucos registos. | Registaste algumas ideias-chave, com ajuda. | resumiste as principais ideias, de forma cuidada e correcta. | |
Criação de texto (da tua autoria) | Não criaste texto da tua autoria. | O teu texto estava muito incompleto, pouco desenvolvido. | Fizeste texto, mas apresentaste-o com algumas incorrecções. | O teu texto respondia a todas as questões-problema, dava novas achegas. estava bem redigido e apresentado. | |
Exposição/ comunicação do trabalho |
Não comunicaste o teu trabalho. | Tentaste, mas não conseguiste comunicar o trabalho de forma correcta e sugestiva. | Comunicaste o trabalho, sem suportes, de forma algo monótona. | Comunicaste, com clareza, as tuas ideias, despertaste o interesse e a atenção dos teus colegas, através de materiais variados e bem elaborados. | |
Planificação e dinamização das actividades da semana "Brasil-500 anos" | Não colaboraste. | Participaste muito pontualmente. | Participaste, mas a tua contribuição foi pobre. | Participaste, dando sugestões e desempenhando algumas tarefas. |
Voltar ao início
Conclusão
Gostaste do trabalho que acabaste de realizar? Que importância teve, para ti, participares neste projecto? Em colaboração com o grupo de colegas que participou na actividade, faz um pequeno balanço do que acabaram de realizar: o que correu bem, o que correu mal, sugestões para um próximo trabalho deste género. Gostavas de aprender mais sobre o assunto? Porque não pesquisas, por tua iniciativa, outros endereços interessantes e os divulgas? Uma sugestão: Estabelece intercâmbio, via internet, com uma escola do Brasil e dá-lhes também a conhecer a tua região. É uma boa oportunidade para pesquisares sobre o que te rodeia, o que está próximo de ti. É que o Mundo começa mesmo ao pé de ti!
|
Voltar ao início
Esta webquest foi criado por: Cristina Maria Correia Pessoa Justina Rodrigues Escola Superior de Educação de Setúbal, 11/02/2000
|