WebQuest sobre a Biodiversidade ... quase ausente!

 

 

ESE de Setúbal
1999

Sabes quantos milhões de espécies diferentes existem espalhados por todo o nosso planeta? E sabes quantos milhares dessas espécies entram em vias de extinção todos os anos, na maioria devido à acção do Homem, incluindo em Portugal?

Actualmente, estamos privados da existência de muitas plantas e animais lindíssimos que não foram protegidos a tempo e desapareceram da face da Terra. Para evitar que isto continue a acontecer a outros seres vivos, alguns dos quais do nosso país, decidimos criar esta WebQuest pela qual tentaremos salvar alguns animais e plantas em extinção.


A tarefa que propomos é que tentem planear a construção de um Jardim Zoológico especial para espécies em vias de extinção, não só de Portugal mas também do resto do nosso planeta. Para isto, a vossa turma deverá dividir-se em 4 grupos:

os quais desempenharão papéis diferentes.

Os grupos dos Zoólogos e dos Botânicos deverão ser um pouco maiores pois cada um terá dois elementos especiais que desempenharão a função de Detectives, da qual falaremos mais adiante.

Quando as várias pesquisas estiverem concluídas, os alunos organizarão as suas conclusões, realizando-se depois um debate no qual os diferentes grupos apresentarão as suas descobertas, contribuindo assim para a construção do novo Jardim Zoológico. Propomos que como produto final de todo este processo construam uma maquete do vosso Jardim Zoológico.


Os Zoólogos

O vosso papel enquanto Zoólogos consiste em recolher informação sobre 10 animais que se encontrem ameaçados (pertencentes a Classes diferentes), 7 dos quais deverão fazer parte da Fauna Portuguesa, devendo caracterizá-los segundo os seguintes parâmetros:

1. Nome científico e nome comum do animal.

2. Em que local geográfico habita.

3. Como é o clima onde vive?

*Indica os valores de pluviosidade, humidade e temperatura.

4. De que se alimenta?

5. Qual é o seu aspecto morfológico?

*Tenta encontrar uma imagem de cada animal.

Poderás encontrar informação sobre os vários animais nos sites a seguir indicados.

Os elementos do grupo escolhidos para Detectives terão a função de descobrir as razões pelas quais os animais escolhidos estão em vias de extinção, assim como a razão da diminuição da Biodiversidade da Fauna mundial.

No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas.

Recursos

De seguida apresentamos alguns links para sites úteis para a concretização da vossa tarefa.

Brasil em extinção

Lince e Lince

Animais

Portugal em extinção

Elvas

Serra da Estrela

Extinção

Garranos

Parque Natural da Arrábida

Peixes

Os Botânicos

A tarefa dos Botânicos será a de procurar recolher informação sobre 10 plantas que se encontrem em vias de extinção, 5 das quais deverão fazer parte da Flora portuguesa, e devendo ser caracterizadas segundo os seguintes parâmetros.

1. Nome científico e nome comum da planta.

2. Em que local geográfico habita.

*Indica os valores de pluviosidade, humidade e temperatura.

3. Como é o clima onde vive?

4. Que animais se alimentam dela?

5. Qual é o seu aspecto morfológico?

*Tenta encontrar uma imagem de cada planta.

Poderás encontrar informação sobre as várias plantas nos sites a seguir indicados.

Os elementos do grupo que forem escolhidos como Detectives terão a função de descobrir as razões pelas quais as plantas escolhidas estão em vias de extinção, assim como a razão da diminuição da Biodiversidade da Flora mundial.

No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas.

 

Recursos

Os recursos a baixo apresentados ajudar-vos-ão a encontrar informações sobre as plantas que, no nosso planeta, estão a entrar em vias de extinção:

Elvas

Parque Natural de Montesinho

Parque Natural da Arrábida

Mogno

 

Os Arquitectos Ambientais

A função dos Arquitectos Ambientais é procurar vários mapas de Jardins Zoológicos, de modo a encontrar ideias para construírem a planta do vosso Jardim Zoológico para animais e plantas em vias de extinção.

Durante a construção da planta do Jardim Zoológico, terão de ter em conta os seguintes aspectos:

  • Deverá haver uma localização específica para cada uma das espécies investigadas pelos vosso colegas;

  • Deverá haver espaço para o caso de ser necessário efectuar obras de ampliação (talvez devido a novas aquisições);

  • O compartimento de cada espécie animal deverá ter cerca de 200 m2 de área, enquanto que as espécies vegetais deverão estar colocadas em locais com 50 m2 de área;

  • Os compartimentos de cada espécie deverá estar de acordo com as necessidades ambientais dessas espécies, para que se adaptem bem;

  • Deverão existir salas para exposições sobre a importância da Biodiversidade e para a sensibilização da população;

  • Deverão existir as condições essenciais para as visitas das pessoas (incluindo WC, bar, caixotes de lixo, etc.).

Recursos

Os links apresentados ajudar-vos-ão na recolha de informação sobre o funcionamento de Jardins Zoológicos de todo o mundo e dos mapas de alguns deles.

Zoo de Lisboa

Zoo de St. Louis

Zoo de Chester (R.U.)

Os Ecologistas

Como é importante preservar todas as espécies para que não se extingam, é necessário fazermos tudo o que pudermos para as ajudar a viver. Para tal é necessário saber o que podemos fazer. 

A vossa função enquanto Ecologistas é procurar informação acerca do que pudemos fazer no nosso dia a dia para preservar as espécies ameaçadas de extinção e impedir que outras se tornem ameaçadas.

Para tal, irão consultar os links abaixo apresentados e procurar a informação que considerem interessante.

No final deverão organizar a informação recolhida, de modo a facilitar uma futura exposição aos vossos colegas Zoólogos, Botânicos e Arquitectos Ambientais.

Recursos

Consulta os sites referentes a estes links e procura informação que consideres relevante:

Guia do munícipe ambiental

Denunciar o errado

Conservação da espécies

Biodiversidade

Instituto de Conservação da Natureza


Tendo em conta o vosso desempenho na realização das várias tarefas propostas, procedam, de seguida, à vossa auto-avaliação. Para tal, propomos que se guiem pelas seguintes questões:

  • conseguiram recolher informação necessária para responder às questões colocadas anteriormente?
  • organizaram convenientemente a informação para a apresentação aos colegas?
  • a apresentação foi convenientemente esclarecedora para os colegas compreenderem as informações recolhidas?
  • realizaram todas as tarefas em grupo, tendo cada elemento trabalhado cooperativamente?

O trabalho por vós efectuado também irá ser avaliado por nós. Esta avaliação será feita tendo em conta os seguintes critérios:

PROCESSO

Informação recolhida Insuficiente, sem conseguirem recolher tudo o que era pedido Suficiente, todos os dados pedidos foram encontrados Bom, todos os dados pedidos foram encontrados e analisados correctamente
Organização da informação Insuficiente - informação desorganizada e sem coerência Suficiente - a informação encontra-se organizada e com estrutura coerente Bom - a informação está bem organizada, de forma coerente e com um produto final explícito.

APRESENTAÇÃO

Apresentação Oral Suficiente -Informação essencial, boa organização e linguagem compreensível Bom - consegue captar o interesse da audiência, exposição interessante e informação apropriada Excelente - linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição

TRABALHO DE GRUPO

Desempenho no trabalho de grupo Suficiente - atitude positiva e integração das várias opiniões Bom - boa organização do grupo, boa dinâmica interna e partilha das várias opiniões Excelente - bom trabalho de grupo, integração das opiniões individuais e assunção de papéis

PRODUTO FINAL

Construção da Maquete Insuficiente - espaço mal distribuído, materiais de construção mal escolhidos Suficiente - distribuição de espaço conveniente, materiais adequados Bom - boa distribuição de espaço e bons materiais utilizados


Através desta WebQuest tiveste a oportunidade de explorar em que condições se encontram alguns animais e plantas existentes no mundo, os quais podem desaparecer se não forem tomadas medidas no sentido da sua preservação. Para proteger algumas das espécies em vias de extinção resolveste esta WebQuest tendo criado, no final, um Jardim Zoológico para essas espécies. Após a realização das várias tarefas propostas certamente aprendeste mais aprofundadamente como se processa a protecção de algumas espécies do nosso planeta.

Ainda antes de terminarmos esta etapa, tenta lembrar-te do que fizeste durante a realização desta actividade, devendo salientar quais os aspectos que consideraste mais importantes e em que medida a abordagem deste tema alterou a maneira como encaras este problema. Poderás também efectuar algumas sugestões que, na tua opinião, poderão contribuir para o melhoramento desta proposta de trabalho.

Sabendo que este tema não se encerra aqui, uma vez que amanhã poderão ser outras as espécies em risco, é importante que te mantenhas informado acerca do mesmo, contribuindo sempre que possível para a melhoria das condições existentes para as diferentes espécies. Sugerimos-te que continues a investigar as causas que levam à extinção de muitos seres vivos, debruçando-te principalmente sobre os grandes responsáveis por estes efeitos drásticos, e ponderando que outras medidas poderão ser adoptadas, no sentido de eliminar tais comportamentos.

 

Autoria: Cláudia Cunha e Vera Alves

ESE de Setúbal
Curso: Professores do Ensino Básico de Matemática e Ciências da Natureza

1999