WebQuest
sobre a
Biodiversidade ... quase ausente!
ESE de Setúbal
1999
Sabes quantos milhões de espécies diferentes existem
espalhados por todo o nosso planeta? E sabes quantos milhares dessas
espécies entram em vias de extinção todos os anos, na maioria
devido à acção do Homem, incluindo em Portugal? |
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Actualmente, estamos privados da existência de muitas plantas e
animais lindíssimos que não foram protegidos a tempo e desapareceram da
face da Terra. Para evitar que isto continue a acontecer a outros seres
vivos, alguns dos quais do nosso país, decidimos criar esta WebQuest pela
qual tentaremos salvar alguns animais e plantas em extinção.
A tarefa que propomos é que tentem planear a construção de um Jardim
Zoológico especial para espécies em vias de extinção, não só de
Portugal mas também do resto do nosso planeta. Para isto, a vossa turma
deverá dividir-se em 4 grupos:
os quais desempenharão papéis diferentes.
Os grupos dos Zoólogos e dos Botânicos deverão ser um pouco maiores
pois cada um terá dois elementos especiais que desempenharão a função
de Detectives, da qual falaremos mais adiante.
Quando as várias pesquisas estiverem concluídas, os alunos
organizarão as suas conclusões, realizando-se depois um debate no qual
os diferentes grupos apresentarão as suas descobertas, contribuindo assim
para a construção do novo Jardim Zoológico. Propomos que como produto
final de todo este processo construam uma maquete do vosso Jardim
Zoológico.
Os Zoólogos
O vosso papel enquanto Zoólogos consiste em recolher informação
sobre 10 animais que se encontrem ameaçados (pertencentes a Classes
diferentes), 7 dos quais deverão fazer parte da Fauna Portuguesa,
devendo caracterizá-los segundo os seguintes parâmetros: |
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1. Nome científico e nome comum do animal.
2. Em que local geográfico habita.
3. Como é o clima onde vive?
*Indica os valores de pluviosidade, humidade e temperatura.
4. De que se alimenta?
5. Qual é o seu aspecto morfológico?
*Tenta encontrar uma imagem de cada animal.
Poderás encontrar informação sobre os vários animais nos sites a
seguir indicados.
Os elementos do grupo escolhidos para Detectives terão a função de
descobrir as razões pelas quais os animais escolhidos estão em vias de
extinção, assim como a razão da diminuição da Biodiversidade da Fauna
mundial.
No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo
explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas.
Recursos
De seguida apresentamos alguns links para sites úteis para a
concretização da vossa tarefa.
Brasil em extinção
Lince
e Lince
Animais
Portugal em extinção
Elvas
Serra da Estrela
Extinção
Garranos
Parque
Natural da Arrábida
Peixes
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Os Botânicos
A tarefa dos Botânicos será a de procurar recolher informação
sobre 10 plantas que se encontrem em vias de extinção, 5 das quais
deverão fazer parte da Flora portuguesa, e devendo ser
caracterizadas segundo os seguintes parâmetros. |
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1. Nome científico e nome comum da planta.
2. Em que local geográfico habita.
*Indica os valores de pluviosidade, humidade e temperatura.
3. Como é o clima onde vive?
4. Que animais se alimentam dela?
5. Qual é o seu aspecto morfológico?
*Tenta encontrar uma imagem de cada planta.
Poderás encontrar informação sobre as várias plantas nos sites a
seguir indicados.
Os elementos do grupo que forem escolhidos como Detectives terão a
função de descobrir as razões pelas quais as plantas escolhidas estão
em vias de extinção, assim como a razão da diminuição da
Biodiversidade da Flora mundial.
No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo
explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas.
Recursos
Os recursos a baixo apresentados ajudar-vos-ão a encontrar
informações sobre as plantas que, no nosso planeta, estão a entrar em
vias de extinção:
Elvas
Parque Natural de
Montesinho
Parque
Natural da Arrábida
Mogno
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Os Arquitectos Ambientais
A função dos Arquitectos Ambientais é procurar vários mapas de
Jardins Zoológicos, de modo a encontrar ideias para construírem a planta
do vosso Jardim Zoológico para animais e plantas em vias de extinção.
Durante a construção da planta do Jardim Zoológico, terão de ter em
conta os seguintes aspectos:
-
Deverá haver uma localização específica para cada uma das
espécies investigadas pelos vosso colegas;
-
Deverá haver espaço para o caso de ser necessário efectuar
obras de ampliação (talvez devido a novas aquisições);
-
O compartimento de cada espécie animal deverá ter cerca de 200
m2 de área, enquanto que as espécies vegetais deverão estar
colocadas em locais com 50 m2 de área;
-
Os compartimentos de cada espécie deverá estar de acordo com
as necessidades ambientais dessas espécies, para que se adaptem bem;
-
Deverão existir salas para exposições sobre a importância da
Biodiversidade e para a sensibilização da população;
-
Deverão existir as condições essenciais para as visitas das
pessoas (incluindo WC, bar, caixotes de lixo, etc.).
Recursos
Os links apresentados ajudar-vos-ão na recolha de informação sobre o
funcionamento de Jardins Zoológicos de todo o mundo e dos mapas de alguns
deles.
Zoo de Lisboa
Zoo de St. Louis
Zoo de
Chester (R.U.)
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Os Ecologistas
Como é importante preservar todas as espécies para que não se
extingam, é necessário fazermos tudo o que pudermos para as ajudar
a viver. Para tal é necessário saber o que podemos fazer. |
A vossa
função enquanto Ecologistas é procurar informação acerca do que
pudemos fazer no nosso dia a dia para preservar as espécies
ameaçadas de extinção e impedir que outras se tornem ameaçadas. |
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Para tal, irão consultar os links abaixo apresentados e procurar a
informação que considerem interessante.
No final deverão organizar a informação recolhida, de modo a
facilitar uma futura exposição aos vossos colegas Zoólogos, Botânicos
e Arquitectos Ambientais.
Recursos
Consulta os sites referentes a estes links e procura informação que
consideres relevante:
Guia do
munícipe ambiental
Denunciar
o errado
Conservação
da espécies
Biodiversidade
Instituto de Conservação da Natureza
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Tendo em conta o vosso desempenho na realização das várias tarefas
propostas, procedam, de seguida, à vossa auto-avaliação. Para tal,
propomos que se guiem pelas seguintes questões:
- conseguiram recolher informação necessária para responder às
questões colocadas anteriormente?
- organizaram convenientemente a informação para a
apresentação aos colegas?
- a apresentação foi convenientemente esclarecedora para os
colegas compreenderem as informações recolhidas?
- realizaram todas as tarefas em grupo, tendo cada elemento
trabalhado cooperativamente?
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O trabalho por vós efectuado também irá ser avaliado por nós. Esta
avaliação será feita tendo em conta os seguintes critérios:
PROCESSO
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Informação
recolhida |
Insuficiente,
sem conseguirem recolher tudo o que era pedido |
Suficiente,
todos os dados pedidos foram encontrados |
Bom,
todos os dados pedidos foram encontrados e analisados
correctamente |
Organização
da informação |
Insuficiente
- informação desorganizada e sem coerência |
Suficiente
- a informação encontra-se organizada e com estrutura
coerente |
Bom
- a informação está bem organizada, de forma coerente e com
um produto final explícito. |
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APRESENTAÇÃO
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Apresentação
Oral |
Suficiente
-Informação essencial, boa organização e linguagem
compreensível |
Bom
- consegue captar o interesse da audiência, exposição
interessante e informação apropriada |
Excelente
- linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza
na exposição |
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TRABALHO DE GRUPO
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Desempenho
no trabalho de grupo |
Suficiente
- atitude positiva e integração das várias opiniões |
Bom
- boa organização do grupo, boa dinâmica interna e partilha
das várias opiniões |
Excelente
- bom trabalho de grupo, integração das opiniões
individuais e assunção de papéis |
PRODUTO FINAL
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Construção
da Maquete |
Insuficiente
- espaço mal distribuído, materiais de construção mal
escolhidos |
Suficiente
- distribuição de espaço conveniente, materiais adequados |
Bom
- boa distribuição de espaço e bons materiais utilizados |
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Através desta WebQuest tiveste a oportunidade de explorar em que
condições se encontram alguns animais e plantas existentes no
mundo, os quais podem desaparecer se não forem tomadas medidas no
sentido da sua preservação. Para proteger algumas das espécies em
vias de extinção resolveste esta WebQuest tendo criado, no final,
um Jardim Zoológico para essas espécies. Após a realização das
várias tarefas propostas certamente aprendeste mais
aprofundadamente como se processa a protecção de algumas espécies
do nosso planeta.
Ainda antes de terminarmos esta etapa, tenta lembrar-te do que
fizeste durante a realização desta actividade, devendo salientar
quais os aspectos que consideraste mais importantes e em que medida
a abordagem deste tema alterou a maneira como encaras este problema.
Poderás também efectuar algumas sugestões que, na tua opinião,
poderão contribuir para o melhoramento desta proposta de trabalho.
Sabendo que este tema não se encerra aqui, uma vez que amanhã
poderão ser outras as espécies em risco, é importante que te
mantenhas informado acerca do mesmo, contribuindo sempre que
possível para a melhoria das condições existentes para as
diferentes espécies. Sugerimos-te que continues a investigar as
causas que levam à extinção de muitos seres vivos, debruçando-te
principalmente sobre os grandes responsáveis por estes efeitos
drásticos, e ponderando que outras medidas poderão ser adoptadas,
no sentido de eliminar tais comportamentos.
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Autoria: Cláudia Cunha e Vera Alves
ESE de Setúbal
Curso: Professores do Ensino Básico de Matemática e Ciências da
Natureza
1999
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