Apre(e)nde o clique da tua vida
Esta Webquest foi concebida para o 9º ano de escolaridade Introdução O fenómeno da electricidade é tão antigo como o Universo. Senão, pensem nas trovoadas! Estas não são mais do que o resultado de descargas eléctricas entre nuvens ou entre uma nuvem e a Terra. A electricidade, hoje em dia, põe à tua disposição um tipo de energia que te é indispensável – A ENERGIA ELÉCTRICA. Usamo-la nas nossas casas para nos iluminar, para nos aquecermos, para lavar a roupa e a loiça, para ver TV, para ouvir música, para te ligares à Internet, para realizares esta actividade, para ... Já não imaginamos a nossa vida diária sem a energia eléctrica. O seu uso expandiu-se extraordinariamente, porque é uma forma de energia que se transporta com rapidez e segurança e que facilmente se transforma em calor, luz ou movimento. A utilização generalizada desta forma de energia acarreta, no entanto, problemas ambientais, sendo por isso importante conhecer os modos da sua produção, distribuição e utilização.
Tarefa A tarefa que vos é proposta consiste em identificar os modos de produção de energia eléctrica em Portugal. As pesquisas que vão efectuar têm por base as noções de recursos renováveis e não renováveis. Deverão ainda ter em conta os efeitos ambientais que advêm da utilização de uns e de outros. A turma deverá organizar-se em cinco equipas de trabalho e pesquisar sobre os sub-temas propostos.
Equipa 1 Identificar recursos energéticos renováveis e recursos energéticos não renováveis, assim como as diferenças mais significativas entre eles.
Equipa 2 Identificar os diferentes tipos de unidades de produção de energia eléctrica, bem como os recursos naturais mais utilizados na produção dessa energia.
Equipa 3 Investigar sobre a primeira unidade de produção de energia eléctrica construída em Portugal, referindo a sua importância no desenvolvimento da sociedade da época.
Equipa 4 Identificar e caracterizar o tipo de unidades de produção de energia eléctrica existentes em Portugal, bem como as razões da sua localização.
Equipa 5 Investigar sobre o impacte ambiental originado pelas unidades de produção de energia eléctrica em função da matéria prima utilizada.
Quando as vossas pesquisas estiverem concluídas deverão organizar os resultados e as conclusões por forma a apresentarem como produto final cartazes que irão integrar uma exposição. Estes cartazes terão uma ordem sequencial que traduzirá a forma de utilização dos recursos energéticos. Deverão ainda produzir acetatos, com as ideias chave da tarefa que desenvolveram, para serem apresentadas ao grupo-turma. Não te esqueças que do teu trabalho depende o trabalho dos teus colegas.
Processo Cada equipa deve ser constituída por 4 elementos. Distribuam tarefas específicas por cada elemento da equipa, de forma que a pesquisa e a elaboração do produto final conte com a participação efectiva de todos. Para o sucesso do teu trabalho deves:
Equipa 1 A vossa tarefa consiste em identificar quais as fontes de energia consideradas recursos energéticos renováveis e recursos energéticos não renováveis e quais as diferenças mais significativas entre estes dois tipos de recursos.
Equipa 2 A vossa tarefa consiste em investigar sobre os vários tipos de unidades de produção de energia eléctrica existentes. Devem ainda referir quais os recursos naturais utilizados em função das características de cada unidade de produção e o seu esquema de funcionamento.
Equipa 3 A vossa tarefa consiste em realizar uma pesquisa sobre o aparecimento da "luz eléctrica" no nosso país, fazendo referência ao aspecto logístico, ao tipo de unidade de produção, à matéria prima e mão de obra utilizadas e a outros aspectos que considerem relevantes para caracterizar o desenvolvimento da sociedade da época.
Equipa 4 A vossa tarefa consiste em realizar o levantamento dos tipos de unidades de produção de energia eléctrica existentes no nosso país. Investiguem também sobre as razões da sua localização geográfica e descubram (?) qual a unidade de produção que abastece a área da nossa escola.
Equipa 5 A vossa tarefa consiste em fazer o levantamento das consequências ambientais provocadas pelas emissões de produtos poluentes durante o funcionamento das unidades de produção de energia eléctrica. Em função do tipo de unidade de produção, identifica as substâncias poluentes e a sua influência nomeadamente a nível da camada do ozono, efeito de estufa e chuvas ácidas.
Recursos Os recursos abaixo apresentados ajudar-vos-ão a encontrar informações úteis à concretização da tarefa que vos é proposta. Podes ainda pesquisar em produtos multimédia:
Ou, nas monografias que podes encontrar na Biblioteca da Escola:
Avaliação A avaliação dos vossos trabalhos terá em conta os seguintes critérios:
Conclusão Como ficaste a saber para que o teu clique funcione, muita maquinaria, engenho e arte ficaram para trás. A produção de energia eléctrica não é complicada mas obedece a normas específicas, em função do recurso energético utilizado como matéria-prima. Não queremos que abandones esta actividade sem te propor um novo desafio. Já pensaste como seria o nosso dia-a-dia se estivéssemos um mês sem energia eléctrica? Faz uma reflexão e terás uma surpresa. Será que é fundamental racionalizar o uso da energia?
Mª Conceição Lameiras, Mª Teresa Gouveia, Orquídea Gomes mclameiras@megamail.pt mtgouveia@megamail.pt orquideamaria@portugalmail.pt Curso de Qualificação para outras funções educativas (CRE) Fevereiro 2001
|