A IDENTIFICAÇÃO DAS
FOLHAS NAS ÁREAS PROTEGIDAS
Uma Aventura na Web para
os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
|
|
|
|
|
TAREFA
A tua tarefa é
produzires uma colecção de pequenos cartões. Os visitantes poderão
utilizá-los para identificar a vegetação mais comum através da
observação das respectivas folhas.
Os cartões que dizem
respeito às folhas devem possuir desenhos com as características
mais importantes para a identificação dessas folhas.
Os cartões para a
identificação das árvores devem incluir o nome da árvore, o tipo,
a forma e o modo como as folhas se inserem no caule, assim como o
respectivo recorte da margem.
|
Topo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PROCESSO
Vais formar um grupo
com três amigos.
Decide qual o papel
que cada membro do grupo vai desempenhar.
O
ESPECIALISTA NA FORMA DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns
das folhas. Todas estas formas devem ser desenhadas e legendadas num
cartão com as dimensões de uma folha A4.
O
ESPECIALISTA NAS MARGENS DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns
dos recortes das margens das folhas. Todas estas formas devem ser
desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de uma folha
A4.
O
ESPECIALISTA NA POSIÇÃO DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns
de inserção das folhas nos ramos das árvores. Todas estas formas
devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de
uma folha A4.
O
ESPECIALISTA NAS NERVURAS DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns
como se encontram dispostas as nervuras nas folhas. Todas estas
formas devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as
dimensões de uma folha A4.
Os especialistas
devem agora procurar a informação necessária para a realização
das fichas.
Os recursos a seguir
indicados devem conter grande parte da informação necessária para
levarem a cabo esta tarefa. Podem também usar livros que tenham no
Centro de Recursos da escola. Em cada cartão devem referir as vossas
fontes de informação.
|
Topo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
RECURSOS
PARA OS CARTÕES
COM AS CARACTERÍSTICAS DAS FOLHAS:
Informação e algumas imagens sobre as características das folhas.
Manuais escolares de
Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade.
Guias de
Observação da Natureza sobre plantas, como por exemplo:
a colecção dos
Pequenos Guias da Natureza, editados pela Plátano.
"Árvores de
Portugal e Europa" de C. J. Humphries e outros, editado pela
FAPAS, 1996.
"Plantas da
Arrábida-Guia de Campo" de José Gomes Pedro, Isabel Silva
Santos, fotos de Fernando Carqueijeiro, ed. ICN/Parque Natural da
Arrábida, 1998.
Quando
cada um dos especialistas tiver terminado o seu cartão com as
características da folha, terão que pedir ao vosso professor novos
cartões e uma lista com as árvores que o vosso grupo será
responsável.
AS ÁRVORES E
ARBUSTOS MAIS COMUNS
azinheira |
freixo |
pinheiro manso |
carrasco |
medronheiro |
plátano |
carvalho
cerquinho |
oliveira |
salgueiro |
esteva |
pinheiro bravo |
sobreiro |
Em cada um dos
cartões que servirão para identificar as árvores vão escrever,
num dos lados o nome de uma das três árvores seleccionadas.
Na parte de trás do
cartão escrevem as seguintes palavras:
FORMA:, MARGEM:, INSERÇÃO:, NERVURAS:,
FONTES:
Em grupo, vão
utilizar os recursos indicados a seguir para descobrir uma imagem e a
descrição das árvores que são responsáveis. Cada um dos
especialistas deve usar o seu conhecimento sobre as características
das folhas (forma, margem, …) dando o seu contributo para o
preenchimento das informações do cartão para identificação das
árvores.
Exemplo
da parte da frente do cartão |
Exemplo
da parte de trás do cartão |
SOBREIRO
(Quercus suber)
(desenho da folha) |
FORMA:
MARGEM:
INSERÇÃO NO CAULE:
NERVURAS:
FONTES: |
RECURSOS PARA A
IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES E DOS ARBUSTOS
partindo do nome comum ou do nome
científico das árvores obtens informação sobre uma grande
variedade de árvores com flor.
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hall/1145/gimno.htm - partindo do nome comum ou do nome
científico das árvores obténs informação sobre uma grande
variedade de árvores sem flor.
http://www.terravista.pt/meiapraia/1027/main.html - Flora da região de Elvas, onde
encontrarás informação e imagens sobre algumas árvores e
arbustos.
http://www.rede-nonio.min-edu.pt/es/sebgama/aescola11a/index.html - Flora de Sintra, com muitas árvores
exóticas, mas também com alguma vegetação autóctone.
http://www.cidadevirtual.pt/p.e.monsanto/pormenor.html#Flora - Flora de Monsanto.
http://atelier.hannover2000.mct.pt/~pr584/eflora.htm - Página elaborada na Escola de S. Clara,
em Évora, onde encontras algumas árvores e arbustos.
http://www.terrasdemouros.pt/cv_floraf.asp - Plantas da Costa Vicentina.
http://www.cidadevirtual.pt/p.e.monsanto/jornal/dest_carvalho.html - Informação sobre as principais espécies
de carvalho existentes em Portugal.
http://www.bragancanet.pt/patrimonio/patrimoninatural.htm - Património natural da região de
Bragança.
Guias de
Observação da Natureza sobre plantas, como por exemplo:
-
a colecção dos
Pequenos Guias da Natureza, editados pela Plátano.
-
"Árvores de
Portugal e Europa" de C. J. Humphries e outros, editado pela
FAPAS, 1996.
-
"Plantas da
Arrábida-Guia de Campo" de José Gomes Pedro, Isabel Silva
Santos, fotos de Fernando Carqueijeiro, ed. ICN/Parque Natural da
Arrábida, 1998.
|
Topo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
AVALIAÇÃO
Exactidão dos factos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Desenhos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Apresentação |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Correcção de linguagem |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Recursos utilizados |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Empenhamento na tarefa |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Informação partilhada |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Trabalho em grupo |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Exactidão dos factos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Apresentação |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Correcção de linguagem |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Recursos utilizados |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
Topo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CONCLUSÃO
A vossa equipa de
biólogos ficou com informação sobre algumas árvores e arbustos e
respectivas folhas existentes na Serra da Arrábida. Devem agora ser
capazes de ajudar os visitantes da serra quando estes vos pedirem para
identificarem as folhas. Explicar-lhes-ão com a ajuda dos vossos
cartões com as características das folhas, em seguida podem ajudar
os visitantes na identificação das árvores com os cartões de
identificação das árvores. Ensinem-nos a utilizar os cartões.
Visitem muitas vezes
a Serra e descubram a sua vegetação.
|
Topo |
|
|
|
|
|
Leonor Ferreira
ESE de Setúbal
Setembro 2001
|