A IDENTIFICAÇÃO DAS FOLHAS NAS ÁREAS PROTEGIDAS

 

 

Uma Aventura na Web para os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico

 

 

INTRODUÇÃO

Bem vindo à Serra da Arrábida. Olha à tua volta. Vais ficar aqui algum tempo. Fazes parte de uma equipa de biólogos contratados pelo Parque Natural. A população da região tem um grande número de perguntas sobre folhas que gostaria de ver respondidas. Será que consegues obter as respostas que a população pretende?

 

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TAREFA

A tua tarefa é produzires uma colecção de pequenos cartões. Os visitantes poderão utilizá-los para identificar a vegetação mais comum através da observação das respectivas folhas.

Os cartões que dizem respeito às folhas devem possuir desenhos com as características mais importantes para a identificação dessas folhas.

Os cartões para a identificação das árvores devem incluir o nome da árvore, o tipo, a forma e o modo como as folhas se inserem no caule, assim como o respectivo recorte da margem.

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PROCESSO

Vais formar um grupo com três amigos.

Decide qual o papel que cada membro do grupo vai desempenhar.

O ESPECIALISTA NA FORMA DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns das folhas. Todas estas formas devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de uma folha A4.

O ESPECIALISTA NAS MARGENS DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns dos recortes das margens das folhas. Todas estas formas devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de uma folha A4.

O ESPECIALISTA NA POSIÇÃO DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns de inserção das folhas nos ramos das árvores. Todas estas formas devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de uma folha A4.

O ESPECIALISTA NAS NERVURAS DAS FOLHAS - é o responsável por descobrir as formas mais comuns como se encontram dispostas as nervuras nas folhas. Todas estas formas devem ser desenhadas e legendadas num cartão com as dimensões de uma folha A4.

Os especialistas devem agora procurar a informação necessária para a realização das fichas.

Os recursos a seguir indicados devem conter grande parte da informação necessária para levarem a cabo esta tarefa. Podem também usar livros que tenham no Centro de Recursos da escola. Em cada cartão devem referir as vossas fontes de informação.

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RECURSOS

PARA OS CARTÕES COM AS CARACTERÍSTICAS DAS FOLHAS:

 

  • http://www.consulteme.com.br/biologia/folhas.htm
    Informação e algumas imagens sobre as características das folhas.

  • Manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade.

  • Guias de Observação da Natureza sobre plantas, como por exemplo:

a colecção dos Pequenos Guias da Natureza, editados pela Plátano.

"Árvores de Portugal e Europa" de C. J. Humphries e outros, editado pela FAPAS, 1996.

"Plantas da Arrábida-Guia de Campo" de José Gomes Pedro, Isabel Silva Santos, fotos de Fernando Carqueijeiro, ed. ICN/Parque Natural da Arrábida, 1998.

Quando cada um dos especialistas tiver terminado o seu cartão com as características da folha, terão que pedir ao vosso professor novos cartões e uma lista com as árvores que o vosso grupo será responsável.

 

AS ÁRVORES E ARBUSTOS MAIS COMUNS

 


azinheira

freixo

pinheiro manso

carrasco

medronheiro

plátano
carvalho cerquinho
oliveira

salgueiro

esteva

pinheiro bravo

sobreiro

 

Em cada um dos cartões que servirão para identificar as árvores vão escrever, num dos lados o nome de uma das três árvores seleccionadas.

Na parte de trás do cartão escrevem as seguintes palavras:

FORMA:, MARGEM:, INSERÇÃO:, NERVURAS:, FONTES:

Em grupo, vão utilizar os recursos indicados a seguir para descobrir uma imagem e a descrição das árvores que são responsáveis. Cada um dos especialistas deve usar o seu conhecimento sobre as características das folhas (forma, margem, …) dando o seu contributo para o preenchimento das informações do cartão para identificação das árvores.

Exemplo da parte da frente do cartão Exemplo da parte de trás do cartão

SOBREIRO

(Quercus suber)

(desenho da folha)

FORMA:

MARGEM:

INSERÇÃO NO CAULE:

NERVURAS:

FONTES:

 

RECURSOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES E DOS ARBUSTOS

 

 

Guias de Observação da Natureza sobre plantas, como por exemplo:

  • a colecção dos Pequenos Guias da Natureza, editados pela Plátano.

  • "Árvores de Portugal e Europa" de C. J. Humphries e outros, editado pela FAPAS, 1996.

  • "Plantas da Arrábida-Guia de Campo" de José Gomes Pedro, Isabel Silva Santos, fotos de Fernando Carqueijeiro, ed. ICN/Parque Natural da Arrábida, 1998.

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AVALIAÇÃO

 

  • Cartões para a identificação das folhas

Exactidão dos factos

1

2

3

4

5

Desenhos

1

2

3

4

5

Apresentação

1

2

3

4

5

Correcção de linguagem

1

2

3

4

5

Recursos utilizados

1

2

3

4

5

  • Participação do grupo

Empenhamento na tarefa

1

2

3

4

5

Informação partilhada

1

2

3

4

5

Trabalho em grupo

1

2

3

4

5

  • Cartões para a identificação das árvores

Exactidão dos factos

1

2

3

4

5

Apresentação

1

2

3

4

5

Correcção de linguagem

1

2

3

4

5

Recursos utilizados

1

2

3

4

5

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CONCLUSÃO

 

A vossa equipa de biólogos ficou com informação sobre algumas árvores e arbustos e respectivas folhas existentes na Serra da Arrábida. Devem agora ser capazes de ajudar os visitantes da serra quando estes vos pedirem para identificarem as folhas. Explicar-lhes-ão com a ajuda dos vossos cartões com as características das folhas, em seguida podem ajudar os visitantes na identificação das árvores com os cartões de identificação das árvores. Ensinem-nos a utilizar os cartões.

Visitem muitas vezes a Serra e descubram a sua vegetação.

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Leonor Ferreira
ESE de Setúbal
Setembro 2001