A Graciosidade dos Golfinhos

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Autores

 


 

INTRODUÇÃO

O Homem sente uma enorme atracção pelos golfinhos. A sua graciosidade fascina-o. É uma visão mágica um grupo de golfinhos divertidos a saltar fora da água ou a nadar, sem esforço, à proa de um barco, aproveitando o impulso do seu avanço.
Vais conhecer melhor esta espécie que maravilha o ser humano.

 

 

Topo

 


 

TAREFA

Para entrar nesta  maravilhosa aventura no mundo dos golfinhos, organiza-te com os teus colegas da turma em  grupos de quatro alunos e mergulha nas águas do oceano  descobrindo a vida destes seres fantásticos.
No final da vossa aventura   terão de organizar uma exposição com os vossos trabalhos para apresentar às outras turmas e encarregados de educação. Para  tornar essa exposição mais animada e interessante  irão preparar uma coreografia alusiva ao tema com música apropriada. Em cada coreografia não podem participar mais de dez alunos.
Antes da exposição final cada grupo terá de apresentar aos outros colegas da turma, oralmente, os resultados da sua investigação, documentando a sua intervenção com fotografias, imagens ou cartazes.

 

Topo


 


 

PROCESSO

Para poderem realizar as tarefas que vos são propostas devem:

  • Pesquisar e seleccionar  na Internet, nos sites/endereços indicados, e ou na biblioteca da Escola ou pública  bem como em empresas de observação de cetáceos e museus . Se vives nas Lajes do Pico podes fazê-lo no Espaço Talassa e no Museu dos Baleeiros.

  • Fazer uma leitura atenta das páginas e tomar nota das principais ideias.

  • Obter imagens para ilustrar o vosso trabalho.

  • Registar os dados com a ajuda da vossa professora no processador de texto.

  • Apresentar aos colegas o trabalho realizado pelo grupo.

  • Preparar a coreografia.

  • Organizar, com todos os grupos, a exposição final.

  • Apresentar o produto final às outras turmas e encarregados de educação.

Para executar a sua tarefa cada grupo terá de ter em conta as seguintes questões:

1º grupo - Espécies de golfinhos e suas características.

  • Número de espécies

  • Média de vida

  • Tamanho

  • Velocidade a que nadam

  • Profundidade a que podem mergulhar

  • Tempo de mergulho

  • Período de gestação

2º grupo - Anatomia dos golfinhos:

  • Aspecto exterior

  • Pele

  • Cabeça

  • B\arbatanas

3º grupo - Alimentação 

  • Alimentos preferidos

  • Quantidades diárias ingeridas

  • Forma de recolha do seu alimento

4º grupo - Comunicação e inteligência

  • Formas de comunicação

  • Provas da sua inteligência (relato de uma ou mais situações investigadas)

5º grupo - Preservação da espécie e seu aproveitamento como  recurso económico.

  • Causas da morte dos golfinhos

  • Lei de protecção à espécie

  • Actividades económicas relacionadas

 

Topo

 

 


 

RECURSOS

Para realizarem este trabalho podem consultar os seguintes sites na Internet:

 

 

Topo

 

 


 

AVALIAÇÃO

No final dos vossos trabalhos o grupo terá de preencher a seguinte ficha de auto-avaliação, onde o professor também fará a sua apreciação.

Critérios de Avaliação

- + ++ Observações do Professor
Interesse pelo tema  

 

 

 

 

 

 

 

Facilidade na recolha de informação  

 

 

 

 

 

 

 

Facilidade na organização da informação  

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação do trabalho  

 

 

 

 

 

 

 

Criatividade no trabalho apresentado  

 

 

 

 

 

 

 

Cooperação no grupo  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para imprimir esta grelha faz clique  

 

 

Topo

 

 


 

Conclusão

Ficaste a conhecer melhor os golfinhos. A conservação desta e de outras espécies é fundamental para o equilíbrio do nosso planeta. Como sabes essa conservação depende da vontade e empenho de todos nós.

Cabe a ti  também conheceres esses problemas que afligem a humanidade para poderes participar como cidadão activo nessa campanha.

 

 

Topo

 

 


 

Autoras

Este trabalho foi realizado pelas professoras Élia Barcelos e Fátima Soares na Acção de Formação "Do Espaço Virtual à Sala de Aula" promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Faial, Pico, Flores e Corvo sob a orientação dos Formadores Mário Barroso Baía e Maria da Conceição Ferreira de Brito.

Destinatários:  alunos do 3º e 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

Topo