|
Importação de registos Esta facilidade, quando disponível, permite ao utilizador importar em formato ISO 2709 registos da base de dados seleccionada. Os registos extraídos neste formato normalizado poderão posteriormente ser importados para uma base de dados local. Para tal ser possível, é necessário que exista no lado do cliente uma aplicação capaz de ler e interpretar este formato. O conjunto de registos a importar está limitado a cada pesquisa efectuada. Apenas os registos apresentados numa página (resultado de uma pesquisa) poderão ser importados. Por exemplo, se o resultado de uma pesquisa for demasiado grande, e for indicado como opção que o total de registos a apresentar por página é de 25, apenas esses registos poderão ser importados de cada vez. Para importar lotes maiores será necessário indicar, no momento em que se define a expressão de pesquisa, uma quantidade de registos superior (no parâmetro Registos por página).
A opção de importação só estará disponível se, na página de definição da expressão de pesquisa, for assinalada a opção Importar registos e for indicado o Código de Identificação Pessoal - (Password). Este código deve ser solicitado ao serviço por escrito ou por Email. Por defeito esta opção está desactivada. No início de cada página, que contém os registos encontrados, será apresentado um botão indicando o total de registos que se podem importar:
Após a selecção desta opção será iniciada automaticamente a criação de um ficheiro (no servidor). Quando terminar esta operação deverá ser seleccionar a opção Importar ficheiro... (o tempo de resposta, dependerá, entre outros factores, da quantidade de registos seleccionados). Será solicitado a indicar um caminho (drive e/ou directoria) para para fazer a salvaguarda do ficheiro ou poderá abri-lo simplesmente com um editor (por exemplo o Notepad do Windows). A importação do ficheiro é da responsabilidade de cada utilizador, e dependerá das opções e facilidades que cada software de gestão de base de dados oferece para ler este tipo de ficheiros. Para os utilizadores do CDS/ISIS esta facilidade está disponível. Caso este seviço se encontre desactivado sugirá a mensagem: Se assinalou a Importação de registos mas omitiu ou indicou a password incorrecta será apresentada a mensagem: Se a data de validade já tiver caducado a Importação de registos não será permitida, e será apresentada a mensagem: Neste caso solicite ao serviço que lhe prolongado o prazo de validade.
|