... a defesa das ideias


Às quartas • 18/09/2002
Ana Maria Pessoapor Ana Maria Pessoa
(
Professora-adjunta de nomeação definitiva
da Escola Superior de Educação de Setúbal
)


Jogo educativo: "Sem título"

No início de cada ano lectivo muitas são as expectativas que (ainda) se criam. A Comunicação Social orienta alguns debates, ajuda a fazer as agendas, escolhe os temas que mais a ajudam a vender, faz diagnósticos, apresenta problemas e propõe soluções. Tudo bem simples! Com imensa eficácia pega-se em qualquer nível de ensino e, sem que alguém perceba os critérios de selecção subjacentes, em cada dia um 'novo' assunto é posto na berlinda'. Quando este artigo sair prevê-se que o tema assim seleccionado seja o tão querido 'ranking' das escolas. Haverá chamadas à 1ª página na imprensa escrita, nas rádios será referido antes do(s) patrocinador(es) dos noticiários e, nas televisões, será objecto de entrevistas várias (da situação à oposição, passando por opiniões anónimas), de acusações e de reflexões de analistas em jeito de balanço semanal.

Não seria simpático propor um jogo 'educativo', descontraído, para servir de distracção enquanto se espera que saia a lista que tantas opiniões diversas fará? Aqui vai ele:

Regras:

1ª- Leia atentamente as questões que se seguem (Cuidado! Podem não ter qualquer nexo entre si!)

2ª-  Tente responder a todas (se não for capaz, deixe para mais tarde; não se canse)

3ª- Vá ter com alguns(as) amigos(as) e, agora em grupo, voltem a obedecer às regras 1ª e 2ª deste jogo. (Não use o correio electrónico! Vai ver como é bem mais estimulante responder em grupo!)

4ª- Procure(m) o “ranking” das escolas ou qualquer outro assunto educativo e analisem-no a partir das respostas encontradas.

5ª-  Acrescentem mais questões a estas! Leve(m) tudo a quem de direito, proteste(m), apoie(m), discuta(m), envie(m) a todos(as) os(as) amigos(as) e conhecidos(as) e sobretudo,  divirta(m)-se!

Questões:

A Educação é neutra ou tem finalidades, objectivos institucionais, valores...?

Educação é sinónimo de Escolarização?

A Educação resume-se à institucionalização da escolarização ou é mais vasta do que isso?

Educação é um processo com vista à obtenção de resultados?

Quais as expectativas da sociedade que conduzem a classificar a “boa” ou “má” educação?

Qual a ideia de natureza humana, do projecto de sociedade, das concepções de Educação, Escolarização, Ensino, Aprendizagem...subjacentes no sistema educativo português?

A construção do currículo é neutra (há disciplinas de 1ª e de 2ª?, porquê aquelas, com aquela carga, naquele nível de ensino...)? Por que razão, para certos partidos o mais importante é a Língua Portuguesa e a Matemática e, para outro, são as mesmas, mais a História? Não querem dizer em que critérios baseiam estas afirmações avulso?

Pretende-se estabelecer relação entre aprendizagens realizadas em situações educativas e em situações informais? (ex: cada aluno deve esperar pela sua vez de intervir mas pode passar à frente de todos na bicha de senhas da cantina?; não se pode andar a mais de 120 km à hora, nas auto-estradas mas, desde o P.República ao vulgar cidadão, todos afirmam, na imprensa escrita, que não cumprem...)

As Reformas (não) devem melhorar o que existe pondo em causa a organização pedagógica e as estruturas actuais? Reformas “vão ao fundo” dos problemas ou reforçam o que era suposto mudar?

Escola é local de transmissão de conhecimentos (instrução)? É uma obrigação, gratuita, até certa idade ou um direito constitucional mais ou menos regulamentado?

Deve fazer-se a escolarização de cada novo saber?

Há Educação fora da Escolarização? A Educação só existe no espaço público ou também faz parte do espaço privado das famílias...?

A Escolarização é só para alguns ou também para as massas? Escolarização no sistema público ou privado, laico ou confessional?

Porque se vai para a Escola? Por obrigação? Para quê? Para aprender, o quê? Para ocupar tempos livres (de quê)? Para protecção enquanto encarregados de educação contribuem para o PIB?

Pode haver Escola fora de um local, com um grupo de alunos e professores, com programas e lições, com/sem trabalhos, vigilância e sanções?

A Escola que se conhece não pode mudar a sua organização? Tem de usar o argumento falacioso da tradição histórica inventada que só quer normalizar o que é conservador?

Que relação estabelece a Escola entre fins educativos e procedimentos didácticos?

 Desde o séc. XVI, a Escola já alguma vez discutiu, a fundo, a homogeneidade dos  alunos, a formação de classes graduadas por idades, o ensino uniforme de um mesmo conjunto de conhecimentos a um número estipulado de estudantes?

Quem reflecte sobre a eficácia social dos sistemas de ensino?

A Escola lê os relatórios internacionais que, desde os anos 60 do séc. passado (?) apontam críticas (alunos divididos por classes, graduação dos currículos em programas, avaliação formal...)  a esta estrutura tradicional das classes?

No sistema educativo, que papel para os professores? Que formação? Para a individualização da aprendizagem, para a promoção de diferentes formas de aprendizagem dos(as) alunos(as) São responsáveis pela resolução de problemas sociais e 'vítimas' de falta de formação?...

A Escola apresenta os exames 'fora' da coerência que os promove? Que são exames? São necessários? Servem para quê? Para reforço da selecção? Para repensar o sistema de que são 'ponto de chegada'? Para ver o quê, na Escola, no sistema?..

Como fica claro, este jogo não está bem arrumado; nunca se viu tanta peça desgarrada numa manta de trapos!

Para falar a sério de Educação todos(as) devemos contribuir para a construção de mais perguntas e de procura de respostas. Sem complexos, sem demagogia eleitoral, sem arrogância, depois de bem estudar o que tem sido a Educação neste país, sem medo de pensar, de assumir posições, de esclarecer dúvidas, de demarcar campos, de desmascarar mitos e... de agir!