por
Ana Maria Pessoa
(Professora-adjunta
de nomeação definitiva
da Escola Superior de Educação de Setúbal)
Jogo
educativo: "Sem título"
No início
de cada ano lectivo muitas são as expectativas que (ainda)
se criam. A Comunicação Social orienta alguns debates,
ajuda a fazer as agendas, escolhe os temas que mais
a ajudam a vender, faz diagnósticos, apresenta problemas
e propõe soluções. Tudo bem simples! Com imensa eficácia
pega-se em qualquer nível de ensino e, sem que alguém
perceba os critérios de selecção subjacentes, em cada
dia um 'novo' assunto é posto na berlinda'. Quando este
artigo sair prevê-se que o tema assim seleccionado seja
o tão querido 'ranking' das escolas. Haverá chamadas
à 1ª página na imprensa escrita, nas rádios será referido
antes do(s) patrocinador(es) dos noticiários e, nas
televisões, será objecto de entrevistas várias (da situação
à oposição, passando por opiniões anónimas), de acusações
e de reflexões de analistas em jeito de balanço semanal.
Não
seria simpático propor um jogo 'educativo', descontraído,
para servir de distracção enquanto se espera que saia
a lista que tantas opiniões diversas fará? Aqui vai
ele:
Regras:
1ª-
Leia atentamente as questões que se seguem (Cuidado!
Podem não ter qualquer nexo entre si!)
2ª-
Tente responder a todas (se não for capaz, deixe para
mais tarde; não se canse)
3ª-
Vá ter com alguns(as) amigos(as) e, agora em grupo,
voltem a obedecer às regras 1ª e 2ª deste jogo. (Não
use o correio electrónico! Vai ver como é bem mais estimulante
responder em grupo!)
4ª-
Procure(m) o “ranking” das escolas ou qualquer outro
assunto educativo e analisem-no a partir das
respostas encontradas.
5ª-
Acrescentem mais questões a estas! Leve(m) tudo a quem
de direito, proteste(m), apoie(m), discuta(m), envie(m)
a todos(as) os(as) amigos(as) e conhecidos(as) e sobretudo,
divirta(m)-se!
Questões:
A
Educação é neutra ou tem finalidades, objectivos institucionais,
valores...?
Educação
é sinónimo de Escolarização?
A
Educação resume-se à institucionalização da escolarização
ou é mais vasta do que isso?
Educação
é um processo com vista à obtenção de resultados?
Quais
as expectativas da sociedade que conduzem a classificar
a “boa” ou “má” educação?
Qual
a ideia de natureza humana, do projecto de sociedade,
das concepções de Educação, Escolarização, Ensino, Aprendizagem...subjacentes
no sistema educativo português?
A
construção do currículo é neutra (há disciplinas de
1ª e de 2ª?, porquê aquelas, com aquela carga, naquele
nível de ensino...)? Por que razão, para certos partidos
o mais importante é a Língua Portuguesa e a Matemática
e, para outro, são as mesmas, mais a História? Não querem
dizer em que critérios baseiam estas afirmações avulso?
Pretende-se
estabelecer relação entre aprendizagens realizadas em
situações educativas e em situações informais? (ex:
cada aluno deve esperar pela sua vez de intervir mas
pode passar à frente de todos na bicha de senhas da
cantina?; não se pode andar a mais de 120 km à hora,
nas auto-estradas mas, desde o P.República ao vulgar
cidadão, todos afirmam, na imprensa escrita, que não
cumprem...)
As
Reformas (não) devem melhorar o que existe pondo em
causa a organização pedagógica e as estruturas actuais?
Reformas “vão ao fundo” dos problemas ou reforçam o
que era suposto mudar?
Escola
é local de transmissão de conhecimentos (instrução)?
É uma obrigação, gratuita, até certa idade ou um direito
constitucional mais ou menos regulamentado?
Deve
fazer-se a escolarização de cada novo saber?
Há
Educação fora da Escolarização? A Educação só existe
no espaço público ou também faz parte do espaço
privado das famílias...?
A Escolarização
é só para alguns ou também para as massas? Escolarização
no sistema público ou privado, laico ou confessional?
Porque
se vai para a Escola? Por obrigação? Para quê? Para
aprender, o quê? Para ocupar tempos livres (de quê)?
Para protecção enquanto encarregados de educação contribuem
para o PIB?
Pode
haver Escola fora de um local, com um grupo de alunos
e professores, com programas e lições, com/sem trabalhos,
vigilância e sanções?
A
Escola que se conhece não pode mudar a sua organização?
Tem de usar o argumento falacioso da tradição histórica
inventada que só quer normalizar o que é conservador?
Que
relação estabelece a Escola entre fins educativos e
procedimentos didácticos?
Desde
o séc. XVI, a Escola já alguma vez discutiu, a fundo,
a homogeneidade dos alunos, a formação de classes
graduadas por idades, o ensino uniforme de um mesmo
conjunto de conhecimentos a um número estipulado de
estudantes?
Quem
reflecte sobre a eficácia social dos sistemas de ensino?
A
Escola lê os relatórios internacionais que, desde os
anos 60 do séc. passado (?) apontam críticas (alunos
divididos por classes, graduação dos currículos em programas,
avaliação formal...) a esta estrutura tradicional
das classes?
No
sistema educativo, que papel para os professores? Que
formação? Para a individualização da aprendizagem, para
a promoção de diferentes formas de aprendizagem dos(as)
alunos(as) São responsáveis pela resolução de problemas
sociais e 'vítimas' de falta de formação?...
A
Escola apresenta os exames 'fora' da coerência que os
promove? Que são exames? São necessários? Servem para
quê? Para reforço da selecção? Para repensar o sistema
de que são 'ponto de chegada'? Para ver o quê, na Escola,
no sistema?..
Como
fica claro, este jogo não está bem arrumado; nunca se
viu tanta peça desgarrada numa manta de trapos!
Para
falar a sério de Educação todos(as) devemos contribuir
para a construção de mais perguntas e de procura de
respostas. Sem complexos, sem demagogia eleitoral, sem
arrogância, depois de bem estudar o que tem sido
a Educação neste país, sem medo de pensar, de
assumir posições, de esclarecer dúvidas, de demarcar
campos, de desmascarar mitos e... de agir! |