Sociedade

Fernando Pinho - IPS

Escola Superior de Educação de Setúbal
Dois novos cursos no ano lectivo 2004/2005


A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal vai ter dois novos cursos a partir deste ano. “Animação e Intervenção Sociocultural” e “Educação de Infância para apoio à Educação Bilingue da Criança Surda” são os cursos que entram em vigor no ano lectivo 2004/2005.

A licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural tem a duração de 4 anos, estando as suas saídas profissionais relacionadas com actividades em sectores do mercado que combinem a animação com a intervenção social em diversos contextos, nomeadamente infância, juventude, idade adulta, terceira idade, justiça, bem-estar social, cultura, educação e animação sociocultural.

As condições de acesso a este curso exigem o 12º ano ou equivalente e a candidatura deve ser feita com o Exame Nacional de Português ou Sociologia ou Psicologia. Os alunos candidatos, que sejam do distrito de Setúbal, gozam de preferência regional.

Por sua vez, o curso de Educação de Infância para apoio à Educação Bilingue da Criança Surda destina-se a formar educadores de infância para trabalhar em creches e jardins de infância das Unidades de Apoio à Educação de Alunos Surdos (UAEAS). Este curso visa ainda formar alunos para desenvolver trabalho domiciliário com as crianças surdas e suas famílias e em contextos empresariais, associativos ou autárquicos de animação infantil e comunitária.

É de salientar que entre os mais de mil cursos superiores existentes, este figura pela primeira vez na lista e tem apenas cinco vagas.

As condições de acesso a este curso exigem o 12º ano ou equivalente e a candidatura deve ser feita com o Exame Nacional de Português ou Desenho ou Geografia ou História ou Psicologia ou Sociologia.

Contudo, este curso requer a realização de pré-requisitos, por isso os candidatos devem apresentar um certificado de formação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), emitido por uma entidade formadora legalmente reconhecida. Na falta do certificado, a prova de pré-requisito consistirá numa entrevista, em LGP, com a duração de 15 a 20 minutos.

Carla Cerqueira • 20/07/2004