ESE promove curso de artes

A Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE) em parceria com a Associação de Artistas Plásticos de Setúbal (ARTISET), irá promover um Curso Livre de Formação Artística. Segundo Fernando Pinho, um dos professores envolvidos no projecto, este curso trata-se de “um módulo de formação” de acordo com “os gostos e interesses” dos candidatos, e que não se “enquadra na formação profissional”.

Fernando Pinho revela ao “Setúbal na Rede” que este curso “se sustenta por si”, e que o papel do IPS é o de publicitar e de dar as instalações necessárias à sua realização. O objectivo é dar oportunidade a pessoas que não podem manter uma carga horária pesada mas que, ao mesmo tempo, manifestam o “interesse e gosto” pelas artes plásticas, refere o professor. A parceria com a ARTISET dá-se na medida em que esta associação tem o interesse de dar formação “não muito pesada”, onde toda a gente possa participar.

No final do curso será entregue um certificado aos alunos que cumpriram um certo número de participações nas aulas a que se propuseram. Como se trata de um curso livre, as pessoas “só fazem as disciplinas que quiserem”.

Este Curso Livre de Artes Plásticas não é inédito e realiza-se pelo segundo ano consecutivo. Fernando Pinho diz que “se pretende dar continuidade à iniciativa nos próximos anos”. Às inscrições deste ano juntam-se as de participantes do ano passado. Está-se numa fase de “experimentação” do curso.

O professor refere ainda ao “Setúbal na Rede” que o curso só se inicia “quando houver 15 alunos por disciplina”. Fernando Pinho refere também que o “curso só se sustenta havendo alunos inscritos”. Os alunos pagam 120 euros no acto da inscrição e 90 euros mensais, por uma disciplina, e 140 euros mensais por 5 disciplinas. Segundo Fernando Pinho, este é o valor “mais económico” do curso.

Fernando Pinho revela que em Setúbal “faz falta uma escola de Artes”, Segundo o professor basta olhar para a “diversidade e riqueza cultural de Setúbal”, para perceber que “é mais do que necessário” uma escola deste género. A ESE considera que as Artes Plásticas é uma área de futuro e está a trabalhar no sentido da criação de uma escola de Artes.


Pedro Jones
  23-09-2004
redaccao@setubalnarede.pt