|
Departamento: Ciências da Educação
Professora Coordenadora
Contactos
Gabinete: G8
Telefone: 265 710 853
E-mail: alpires@ese.ips.pt
Habilitações Académicas e Profissionais
Provas Públicas para Professora Coordenadora para a área científica I, Pedagogia. Lição “O Reconhecimento e a Validação das Aprendizagens Experienciais: uma nova problemática educativa”, Setembro 2006
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, Tema: “Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida. O reconhecimento de adquiridos e a mudança educativa”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Maio 2005 / Fevereiro 2007
Doutoramento em Ciências da Educação, Dissertação: “Educação e Formação ao Longo da Vida: Análise Crítica dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagens e de Competências”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2002
Mestrado em Ciências da Educação, Dissertação: “ Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Um estudo dos processos e contextos de desenvolvimento das novas competencias profissionais”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 1995
Licenciatura em Psicologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 1984
Cargos desempenhados em Organismos Públicos
Técnica Superior do Instituto Superior de Formação Profissional, Centro Nacional de Formação de Formadores, Ministério do Trabalho e do Emprego, 1987/1996
Técnica Superior destacada na Comissão para a Inovação na Formação e no INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação -, Ministério para a Qualificação e o Emprego, 1996/1998
Cargos de direcção e de coordenação cientifica
Membro da Comissão Coordenadora da Unidade de Investigação Educacão e Desenvolvimento (UIED), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, desde Janeiro 2005
Disciplinas que lecciona (ano lectivo 2006/07)
- Análise de Situações Educativas (4º ano PRI)
- Pedagogia Social (2º ano Animação Socio-Cultural)
Actividade docente
- Professora Convidada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2003/04
- Assistente Convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, 2000/02
Formação Pós-Graduada
Docência de Disciplinas, Módulos, Seminários Temáticos no âmbito de Mestrados e Pós-Graduações:
Docência dos Módulos “Aprendizagem, Formação Experiencial e Contextos de Tabalho”, “Aprendizagem e Relação com o Saber”, “Metodologias de Investigação”, no Mestrado Educação e Formação de Adultos, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2003/04 e 2004/05
Docência da disciplina “Educação e Desenvolvimento”, com a Prof. Doutora Teresa Ambrósio, Mestrado Educação e Sociedade, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas, 2003/04 e 2004/05
Docência de seminarios temáticos no Mestrado em Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento, 1996, 1997, 1999, 2001, 2003, Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa
Docência de seminarios temáticos na Pós-Graduacão em Gestão e Administração Escolar, 1999, 2000, 2001, 2003, FCT / UNL
Docência de seminários temáticos em cursos de Pós-Graduação “Formação de Formadores”, 1999, 2000, ISPA
Realização de seminários temáticos em cursos de Pós-Graduação em “Formação de Formadores”, 2000, 2001, 2002, Universidade Lusófona
Formação Inicial e Profissionalização em Serviço
Docência da Disciplina “Psicologia Educacional” e “Psicologia da Educação”, 1998/99, 1999/00, 2000/01, 2001/02, 2002/03, nas Licenciaturas Ensino das Ciências da Natureza e Ensino da Física e da Química, FCT/UNL
Docência do módulo “Psicologia” no curso de Profissionalização em Serviço, 2002/03, FCT/UNL
Docência do módulos Temáticos (“Dinâmica de Grupos”, ”Competências Profissionais”,…) no curso de Profissionalização em Serviço, 2000/01, 2001/02, FCT/UNL
Arguições
Participação em Jurí de Doutoramento – “Recomposição induzida do campo da educação básica de adultos. Lógicas de apropriação local num contexto politico-institucional redefinido”, Luis Rothes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Julho 2006
Arguição em Jurí de Mestrado – “Jovens, Escola e Empresa – A Formação em Alternância como uma das modalidades de transição para o mundo do trabalho”Ana Rute Saboga, ISCTE, Julho 2006
Acompanhamento de projectos de investigação
Dissertação finalizada
“Transformar as vivências no desemprego: uma perspectiva da Orientação Profissional na Educação/Formação de Adultos, Ana Paula Viana, 2006, Mestrado “Educação e Formação de Adultos”, Faculdade Psicologia e Ciências de Educação, Universidade de Lisboa.
Dissertações em curso
“O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional”, Alda Miguel; “Aprender, Orientando – aprendizagens dos enfermeiros orientadores de ensino clínico”, Marta Pereira, “Supervisão em Enfermagem – o papel do enfermeiro Orientador”, Teresa Gadanho. Mestrado “Educação e Formação de Adultos”, Faculdade Psicologia e Ciências de Educação, Universidade de Lisboa
”O Reconhecimento da Educação Não-Formal em Portugal”, Luis Pinto, Mestrado “Educação e Sociedade”, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Universidade Técnica de Lisboa
“O modelo de aprendizagem experiencial e o papel da supervisão pedagógica”, Catarina Batista, Mestrado em Serviço Social, Universidade Católica Portuguesa, 2005/2006
“Um estudo de práticas pedagógicas visando o desenvolvimento de competencias no ensino das Ciências da Natureza”, Maria Isabel Paulino, Mestrado Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento, FCT / UNL
Publicações
Livros nacionais
. “Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências” (2002), Tese de Doutoramento, FCT/UNL, Lisboa (2005) Ed. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, Lisboa
. “Desenvolvimento Pessoal e Profissional - um estudo dos contextos e processos de formação das novas competências profissionais” (1995), Tese de Mestrado, FCT/UNL, Lisboa (2000), Ed. Colecção Pensar Educação, Ministério da Educação, Lisboa
. “Hotelaria em Portugal – Evolução das Qualificações e Diagnóstico de Necessidades de Formação” (1999), em co-autoria com a equipa de projecto, Col. Estudos Sectoriais, INOFOR, Min. para a Qualificação e o Emprego, Lisboa
Capítulos de livros internacionais
“O reconhecimento e validação das aprendizagens adquiridas pela experiência e a investigação” (2006), in Evaluation des Compétences et Apprentissages Experientiels. Savoirs, modèles et méthodes”, org. Gerard Figari et al, Educa e ADMEE Europa, Lisboa
“Dimensions of Work Process Knowledge”(2002), co-autoria com Teresa Oliveira e Mariana Alves, in “Work Process Knowledge”, coord. Nick Boreham et al, Routledge, London
Capítulos de livros nacionais
“ Dinâmicas de Educação/Formação ao Longo da Vida: a perspectiva dos pós-graduados no Ensino Superior” (2007), in Universidade e Formação ao Longo da Vida, Chagas Lopes, M., Martins, A.M., Alves, M., Cabrito, B. (no prelo)
Revistas científicas nacionais
“O reconhecimento e a validação das aprendizagens experienciais. Uma problemática educativa.” (2007) Revista Sísifo 2, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, U.L., Lisboa (no prelo – Abril 2007)
“O reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultos: contributos para a reflexão educativa” (2004), in Revista Trajectos, nº 4, ISCTE, Lisboa
Relatórios científicos
Mariana Gaio Alves (coord.) (2006) Relatório do Questionário às Universidades sobre Formação ao Longo da Vida, Ana Luisa Oliveira Pires, Maria José Gonçalves e Margarida Almeida, Lisboa, UIED, FCT/UNL, (policopiado)
Teresa Ambrósio (coord.) (2006), Relatório final do projecto TELOS II: Aprendizagem ao Longo da Vida: Efeitos em diplomados do Ensino Superior, Mariana Alves, Ana Luísa Oliveira Pires, Margarida Chagas Lopes, António M. Martins, Belmiro Cabrito, Margarida Almeida, Lisboa, UIED, FCT/UNL (policopiado)
Teresa Oliveira (coord) (1999) Monografia “Système des enseignants et formateurs de formation professionnelle au Portugal” (1999), European Training Village, CEDEFOP (disponível no centro de documentação on-line do ETV).
Teresa Ambrósio (coord) (1995) "Formação de Formadores em Portugal", National Report / Training of Trainers, CEDEFOP
Comunicações internacionais
- “Higher Education and the Adult motivations towards lifelong learning”
- Comunicação apresentada no Society for Research into Higher Education / SRHE Conference - December 2006, Brighton
- “Higher Education and knowledge transformation – Adult perspectives about Lifelong Learning” (Network 22: Research in Higher Education), Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research, ECER 2006, 13 – 16 September, Genève
- “Complexité de la Reconnaissance des Acquis et Éducation / Formation”, comunicação apresentada no 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes, Paris, 19/22 Setembro 2005
- “O Reconhecimento e a Validação da Experiência e a Investigação”, proferida no XIII Colloque da ADMEE Europe – L’Évaluation des Compétences. Entre Reconnaissance et validation des Acquis de l’Expeerience, Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 18-20 Novembro 2004
- ”Formação de Adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida e mudança educativa”, Conferência Internacional Midterm Conference Europe 2003, “Critical Education & Utopia. Emergent perspectives for the 21st century”, Universidade Lusófona, Setembro 2003, Lisboa
- «L’ Éducation / Formation tout au Long de la Vie et la formation des enseignants et formateurs: nouveaux défis, nouvelles questions? », Colloque International de l’AFIRSE/UNESCO, 29 a 31 Maio 2003, Paris
- “What is Work Process Knowledge? Contribution for the understanding of its development”, co-autoria com Teresa Oliveira e Mariana Alves, Conferência Internacional da ECER, Setembro 2002, Lisboa
- “Competencies, work and training processes: looking for a dynamic coheerence” (1998), Actas do Workshop do Work Process Knowledge, Leuven
- “Développement de compétences et socialisation professionnelle: analyse de parcours de formation” (1998) em co-autoria com a Drª Mariana Alves , in Actas em CDROM da Biennalle de L´Éducation et de la Formation (15-18 Abril 1998), Paris
- “Les nouvelles compétences profissionnelles et la contruction des identités professionnelles” (1996) em co-autoria com Mariana Alves, Actas da Biennalle de L`Éducation et de la Formation (18-21 Abril), Paris
Comunicações nacionais
- “O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas.”, Comunicação apresentada no XV Colóquio da Afirse “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?” – 15, 16 e 17 Fevereiro 2007, Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa
- “Formação de Adultos e Ensino Superior. Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, XIV Colóquio da Afirse – 16, 17 e 18 Fevereiro 2006, Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa
- “Educação/ Formação e Trabalho: uma abordagem educativa sobre a problemática das competências”, in Actas do XIII Colóquio da Afirse/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão, Universidade de Lisboa, 20/22 Novembro 2003
- “Do Porquê e Para quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodológicas” no Encontro Nacional de Avaliação “Reconhecimento de Competências – o valor do que aprendemos ao longo da vida”, ANEFA/DGFV, Lisboa, 18 Dez 2002
- “As competências no contexto da Educação / Formação ao Longo da Vida”, 1º Encontro de Psicologia Aplicada “Adolescência e Ensino”, Universidade Lusíada (Lisboa, Abril 2002)
- “Formação: que desafios?” (1997), Actas do Fórum "Emprego, Formação e Trabalho, Ministério para a Qualificação e o Emprego, Lisboa
- . “Situações paradoxais no desenvolvimento das novas competências profissionais” (1995), Actas do Colóquio Estado Actual da Investigação em Formação, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Lisboa
- “Emprego e Formação, dois percursos paralelos?” (1993), em co-autoria com a Prof. Doutora Teresa Ambrósio e Drªa Mariana Alves, Actas da II Conferência Internacional de Sociologia da Educação, Faro, e na Revista Formação e Inovação (1996), nº 2, Lisboa
Investigação
Membro da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, FCT / UNL, desde 2000
Projectos de Investigação
Membro da equipa de investigação do Projecto : “Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida”, financiado pela FCT (início Janeiro 2007), coordenado pela Prof. Doutora Mariana Alves, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.
Membro da equipa de investigação do projecto “Telos II – Aprendizagem ao Longo da Vida: avaliação de efeitos em diplomados do ensino superior”, financiado pela FCT (2004/2006), coordenação da Prof. Doutora Teresa Ambrósio, UIED, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.
Membro da equipa de investigação do “Projecto FAP: Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas“,financiado pela FCT (2005), coordenado pelo prof. Doutor Rui Canário, na Fac. Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Membro da equipa do projecto europeu Project Whole “Work Process Knowledge in Technological and Organizational Development” (Janeiro de 1998 a Junho de 2000), financiado pelo TSER, sob a coordenação europeia do Prof. Nick Boreham (Univ. Manchester), e sob a coordenação nacional da Prof. Doutora Teresa Oliveira (UNL). O projecto europeu de investigação foi desenvolvido em parceria com a Univ. Manchester, Univ. Bremen, CNRS / Univ. Paris VIII, Univ. Sienna, Univ. Católica de Leuven, Univ. Danmark, Univ. Linkoping, CIREM. O estudo centrou-se nos processos de construção de conhecimento e de competências em contextos de marcados pela evolução tecnológica e organizacional.
Membro da equipa de investigação do Projecto Telos I, financiado pela J.N.I.C.T., (1992 / 1994) tendo como objectivo o estudo dos percursos escolares e profissionais de licenciados pela FCT \ UNL.
Actividade editorial
Coordenadora científica dos Anais de Educação e Desenvolvimento, UIED, FCT / UNL
Coordenadora científica da Colecção Educação e Desenvolvimento, UIED / Celta
Membro da Equipa Editorial da Revista Europeia de Formação Profissional, Ed. CEDEFOP, responsável pelo acompanhamento editorial dos artigos de línguas latinas (português, francês, espanhol)
Outras publicações nacionais
“Repensar a Educação / Formação de Adultos. Um novo Paradigma Educativo”, testemunho solicitado pelo Conselho Nacional de Educação no âmbito do Debate Nacional sobre Educação, in Revista Formar nº58 (Janeiro/ Março 2007) (no prelo – Abril 2007) IEFP, Lisboa
“A formação de formadores no contexto europeu” (2002), Revista Formar nº 43, IEFP, Lisboa
“O reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultos no contexto europeu” (2001), Revista Formar nº 41, IEFP, Lisboa
“O reconhecimento das aprendizagens experienciais no Reino Unido” (2001) Revista Formar nº 41, IEFP, Lisboa
“O reconhecimento das aprendizagens experienciais em França” (2000), Rev. Formar nº 37, IEFP, Lisboa
“O reconhecimento das aprendizagens experienciais na América do Norte: o caso dos E.U.A e do Canadá”(2000), Rev. Formar nº 35, IEFP, Lisboa
“A aprendizagem experiencial dos adultos” (1999), Rev. Formar nº 31, IEFP, LisboaRevista Dirigir nº 40, IEFP, Lisboa
“A Pedagogia do Projecto” (1995) in Revista Formar nº 16, IEFP, Lisboa
“Formar para a criatividade” (1995) in Revista Dirigir nº 37, IEFP, Lisboa
"As Novas Competências Profissionais" (1994), in Revista Formar nº 10, IEFP, Lisboa
"Motivar um grupo em Formação"(1991), in Revista Formar nº 2, IEFP, Lisboa
Áreas de Interesse/ Investigação:
- Educação e Formação de Adultos
- Desenvolvimento e validação de competências
- Formação de Formadores
- Políticas Educativas
|