1998-2001 - "Projecto de Reestruturação
Curricular da Componente de Formação
Sócio - Cultural dos Dispositivos de Formação"
do Instituto de Emprego e Formação
Profissional" resultante da encomenda feita
pelo Instituto de Emprego e Formação
Profissional. Responsável pelos programas
da área de Desenvolvimento Pessoal e Social.
1996/1999 – Coordena a equipa
do “Projecto Escolas Inclusivas”.
Projecto desenvolvido em colaboração
com o Instituto de Inovação Educacional
(coordenação geral), a UNESCO e
as Escolas Superiores de Educação
de Coimbra, Portalegre, Porto e Faro.
1996/1997 - Participa no projecto “Avaliação
do Impacto do PRODEP I no Sistema Educativo”.
DEP.GEF/Ministério da Educação.
Elabora em colaboração um estudo
de caso.
1991/1993 – “Programa Experimental
de formação de Professores para
a área de Formação Pessoal
e Social”. Projecto realizado no âmbito
de um protocolo estabelecido entre a Escola Superior
de Educação de Setúbal e
o Instituto de Inovação Educacional
(IIE).
1997 – Integra a equipa de consultores
do Programa de Desenvolvimento Experimental de
um Novo Sistema de Educação para
Angola como consultora para a elaboração
dos programas de “Psicologia” e “Educação
Moral e Cívica”.
1996 - Organiza no Instituto Pedagógico
de Cabo Verde, (Mindelo e Praia) um curso de formação
sobre: “A construção de uma
escola mais inclusiva”. Esta formação
decorreu no âmbito da Comissão Mista
Luso-Caboverdiana (em colaboração).
2000/2003 – Projecto: @ - cm.
MODICM. (Socrates-Erasmus) Learning ICT Through
Comparative Education O projecto visa analisar
nos conteúdos relevantes para a construção
de uma Dimensão Europeia de ICT na formação
de professores. As instituições
de formação parceiras são
a seguintes: Padagogische Akademie des Bundes
in Linz (coordenador),Universidade de Graaz, Universidade
de Blaagard, Karl Grote Hogeschool Antwerp, Charles
University. Norwegian University for Science and
Technology, Universidade de Ümea, Sheffield
University, Oulu University, Riga University,
Tallinn University, Universidade do Minho.
1998/2001 - Project: Electronic textbook
- DIDAKTIC (Socrates-Erasmus)
O objectivo do projecto é a construção
de um livro electrónico on-line sobre Ciências
da Educação. As instituições
de formação parceiras são
a seguintes:
Padagogische Akademie des Bundes in Linz (coordenador),Universidade
de Graaz, Universidade de Blaagard, Universidade
Aberta de Londres, Universidade de Santiago de
Compostela, Pedagogical Faculty at the West-Ungarian
University, Norwegian University for Science and
Technology, Universidade de Ümea, Universidade
de Sheffield, Charles University.
1996/1998 – Coordenadora do projecto:
Discontinuity in learning: Differentiation in
practice for interrupted learning. DISCO-ED. Descontinuidade
na aprendizagem: Diferenciação pedagógica
em situações de interrupção
na aprendizagem. (Socrates-Erasmus) Parceiros:
University of Edinburgh, (coordenação)
e Stiching Centrum voor Innovatie, Holanda.
1995/1998 – Projecto: Gestion
des innovations socio-scolaires.
programa Sócrates, medida Comenius. Os
parceiros são a Universidade de Liége
a Universidade de Turim, a ESE do Porto e Institut
Européen pour le Développement des
potentialités de TOUS les Enfants (IEDPE).
1993/1995 - Projecto: Différences
individuelles / Différentiation des pédagogies
Projecto coordenado pelo Institut Européen
pour le Développement des potentialités
de tous les Enfants (IEDPE)em colaboração
com a Universidade Paris-Nord.