Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

PEDRO NUNO CAETANO DOS SANTOS BRINCA

Departamento: Comunicação
Área Científica: Jornalismo
Professor Equiparado a Assistente de 1º Triénio


Contactos:

Gabinete: G5
Tel. 265 710 812
E-mail: pbrinca@ese.ips.pt

 

Habilitações académicas e profissionais

Frequência de Licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa

Curso de Formação Pedagógica de Formadores, ministrado pela AERSET – Associação Empresarial da Região de Setúbal (1999).

 Curso de Formação em Exercício, nos módulos de “Escrita Jornalística”, “Géneros Jornalísticos – Notícia, Reportagem, Entrevista e Opinião” e “Seminário”, ministrado pelo CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (1998).

 Curso de “Publicidade e Marketing na Internet”, ministrado pela AERSET – Associação Empresarial da Região de Setúbal (1998).

 Curso de Programadores de Informática, ministrado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Informática e Serviços da Região Sul com o apoio do Fundo Social Europeu (1991).

Curso de Radiomontador, ministrado pela EMEL – Escola Militar de Electromecânica, durante o cumprimento do Serviço Militar Obrigatório (1989).

Estágio complementar ao curso da T.S.F., que incluiu simulador de emissão e gravação multipista no estúdio Musicorde (1987).

Curso para Operadores / Sonorizadores / Radiotécnicos, ministrado pela T.S.F. com o apoio do Fundo Social Europeu (1987).

Certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional como possuindo aptidão para exercer a profissão de Formador.

Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores com o estatuto de Formador.

Carteira Profissional de Jornalista nº 9224

 

Disciplinas que lecciona

Técnicas de Som

Estágio I

Oficina de Jornalismo

Oficina de Rádio

Jornalismo Radiofónico

Responsável, juntamente com Ricardo Nunes, pela produção e realização do programa de rádio do IPS, editado na Rádio Pal.

 

Experiência profissional

Fundador, Sócio-gerente e Director do Setúbal na Rede, primeiro jornal exclusivamente digital do país. Prémio Gazeta de Imprensa Regional 1999, atribuído pelo Clube de Jornalistas. Responsável pela organização de debates, seminários, tertúlias e outras iniciativas (Desde 1998).

Formador do CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas na área de “Jornalismo Radiofónico” e “Jornalismo On-line”, nomeadamente a professores, através do IIE – Instituto de Inovação Educacional (Desde 1998).

Professor na ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação nos módulos de “Acústica e Captação”, “Técnicas de Rádio” e “Formação Auditiva” do curso de Som (Desde 2000).

Redactor da Revista Ritual, assumindo o cargo de director entre 1992 e 1996, primeira publicação dedicada em exclusivo à divulgação de música moderna portuguesa, responsável pela edição de três compilações em CD e de uma cassete de vídeo com clips de novas bandas nacionais. Responsável ainda, anualmente, pela apresentação do festival “Noites Ritual Rock”, que se realiza desde 1991 (1990-98).

 Jornalista / Critico musical do Jornal Europeu (1988-89).

Fundador da TSF-Rádio Jornal, operador/sonorizador, onde desenvolveu trabalhos de reportagem a bordo do Lusitânia Expresso, durante a Missão de Paz em Timor, e na Bósnia-Herzegovina, logo após o fim da guerra, entre outros. Nos últimos anos foi um dos responsáveis pela ‘imagem sonora’ da rádio, integrado na área de produção da estação (1988-2000).

Técnico de Som na Rádio Azul desde o primeiro dia da estação, uma das primeiras rádios locais do país, então ainda pirata, que se estabeleceu como uma das principais referências nacionais devido ao trabalho desenvolvido, sobretudo na área da informação. Nesta rádio trabalhou ainda na área da informação e programação, nomeadamente através da realização do programa “Som de Cá”, um dos primeiros programas dedicados exclusivamente à divulgação de música moderna portuguesa, recorrendo sobretudo à utilização de maquetas de novas bandas (1985-87).

 

Outras actividades

Elemento suplente da Direcção da AIND – Associação Portuguesa de Imprensa (Desde 2004)

Delegado no distrito de Setúbal da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Responsável pela organização de seminários e feiras (2000-2004).

Professor na UNISETI, Universidade de Setúbal da Terceira Idade da disciplina de “Comunicação e Jornalismo” (Desde 2004).

Membro coordenador do Localmedia – Centro de Estudos de Media Regionais e Comunicação Cultural e Científica, responsável pela edição da revista com o mesmo nome (Desde 2004).

CEISET – Centro de Empresas e Inovação de Setúbal – Sines.

Formador no Curso de “Publicidade e Marketing na Internet” (2001).

Universidade Independente – Lisboa

Professor na área de rádio a Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social (1999 e 2001).

  

Livros publicados

Co-autoria do livro “Memórias da Revolução no Distrito de Setúbal – 25 anos depois”, Volume I e II, editado pelo “Setúbal na Rede” a 5 de Janeiro de 2001 e 2002, respectivamente.

Autoria do livro “25 Anos de Poder Local Democrático no Distrito de Setúbal”, apresentado publicamente a 5 de Janeiro de 2003, ainda no prelo.

Diversos textos publicados em livros e imprensa ou difundidos pela rádio.

  

Prémios recebidos

Prémio Gazeta de Imprensa Regional com a publicação digital “Setúbal na Rede”, de que sou Fundador, Sócio-Gerente e Director, em 1999.

Nomeação para o prémio “Jovem Empreendedor” da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, na categoria de ciber-negócio, com o projecto “Setúbal na Rede”, em 1999.

Prémio Fernão Mendes Pinto do Instituto Português do Oriente, com o trabalho “Histórias de Portugal em Macau”, realizado para a TSF Rádio Jornal em co-autoria com António Jorge Branco, em 1998.

Montagem e sonorização do programa “Autópsia”, de João Tomé de Carvalho, para a TSF Rádio Jornal, prémio “Revelação do Ano” do Clube Português de Imprensa, em 1998.

Montagem e sonorização do programa “Angola”, de Paulo Tavares, para a TSF Rádio Jornal, prémio “Jornalista do Ano” pela Universidade Moderna, em 1998.

Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas com a reportagem “Incêndio no Chiado”, integrado no colectivo da TSF Rádio Jornal, em 1989.

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt