Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

ALBERTINA PEREIRA CAVACO PALMA
 

Departamento: Línguas
Secção: Inglês
Área Científica: Ensino de línguas
Professora adjunta de nomeação definitiva
(Vice-Presidente do I.P.S.)


Contactos:

Gabinete: G19
Telefone: 265 710 876
E-mail: apalma@ese.ips.pt


Formação/ Graus Académicos:

Master of Philosophy (M.Phil) in Primary Education, University College Chichester

Estágio pedagógico em Ensino de Português e Inglês no Ensino Básico

Licenciada em Filologia Germânica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Cargos de direcção e coordenação:

Vice-Presidente do I.P.S.
Ex-Presidente do Conselho Directivo da ESE
Membro por inerência da Comissão Permanente do IPS
Membro por inerência do Conselho Geral do IPS
Membro por inerência do Conselho Científico


Disciplinas que lecciona:
(actualização em breve)


Publicações:

Naysmith, J. & Palma, A. (a aguardar publicação) "Primary teachers are best! – or are they?!: post-primary teachers' attitudes to primary foreign language teachers and teaching." In Mitchell, R. (ed) CLE Working Papers Nº 5, Centre for Language in Education, University of Southampton.

Palma, A. & Walters, K. (2002) A handful of English I, Lisboa: Plátano Editora - Conjunto de materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem formal do Inglês como língua estrangeira I, no 7º ano de escolaridade, constituído por:
Manual para alunos - A handful of English – The student's book
Manual para professores - A handful of English – The teacher's book
Caderno de actividades – A handful of English – The workbook
Cassete audio - A handful of English – The tape
Caixa de materiais soltos - A handful of English – The box

Palma, A. (2002) The European Language Proficiency Survey in Portugal. In Coleman, J., Grotjahn, R. & Raatz, U. (eds.) University Language Testing and the C-Test, Bochum: AKS-Verlag.

Palma, A. (2002) “Eu cá, acho mal!” Setúbal na Rede, 26.6.2002

Palma, A. (2001) “De reforma em reforma… até à reforma!” Setúbal na Rede, 4.7.2001

Palma, A. & Walters K. (1999) O Inglês para Fins de Ensino – uma área a desenvolver na formação de professores, Actas do 1º Encontro Nacional de Didáctica/Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras: Educação em Línguas Estrangeiras – investigação, formação, ensino. Braga: Universidade do Minho/ Instituto de Educação e Psicologia.

Palma, A. (1999) European Language Proficiency Survey - O estudo português, Actas do 4º Encontro Nacional sobre o Ensino das Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Naysmith, J., Palma, A. (1998) "Teachers talking, teachers reflecting: how do teachers reflect on their practice?" A case study. Teachers and Teaching: theory and practice, Vol. 4, Nº1, p. 65-76.


Outras informações:

Principais actividades desenvolvidas
(em colaboração com outras instituições:)

- Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
Co-autora e coordenadora da equipa autora dos Módulos de Formação de Inglês dos três níveis de formação do IEFP (21 módulos de 30h cada), no âmbito da Revisão Curricular da Componente Socio-cultural desta instituição (1999-2000)

Dinamização de sessões de explicitação e validação dos referidos módulos, nas cinco zonas regionais do IEFP (Junho/Julho 2000).

- Por solicitação do Chichester Institute of Higher Education, organização do Curso de Verão para Professores de Português como Língua Estrangeira, financiado pelo Programa LINGUA. ESE de Setúbal. 24 de Maio - 4 de Junho 1999. No referido curso, dinamizaçaõ das seguintes sessões:
. Abordagens curriculares em língua estrangeira
. Os jovens em Portugal hoje
. O Sistema Educativo Português
. Produção de materiais didácticos

Outras actividades

Reuniões de trabalho no âmbito do Ano Europeu das Línguas
ESE de Santarém – 23 de Maio de 2000
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria – 8 de Junho 2000
ESE de Setúbal (Encontro de Professores de Línguas do IPS) – 26 de Junho 2000

Projectos de Investigação:

Conclusão da tese de M.Phil, com o título ”Contexts of change: a study of the introduction of primary English teaching in late twentieth century Portugal”

Participação em Conferências ou reuniões de trabalho

Participação nas seguintes iniciativas, em alguns casos (*) com financiamento da ESE de Setúbal e em representação da mesma:

Participação em Congressos, Seminários, Oficinas

- Com apresentação de comunicação
Ten years of Primary ELT in Setúbal: issues and problems, APPI & IATEFL 1st Young Learner Conference: "Current practices: a look at teaching English to children in Portugal". Escola Superior de Educação de Lisboa. November 9 and 10 2001 (com Keith Walters)
"O Inglês para Fins de Ensino – uma área a desenvolver na formação de professores", 1º Encontro Nacional de Didáctica / Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras, Universidade do Minho – 16-18 de Setembro de 1998 (com Keith Walters)

- Como participante
Conferência: An international conference on research into teaching English to young learners. Janus Pannonius University, Pécs, Hungary/University of Leeds, UK, Budapesti Tanítóképzö Föiskola. Budapeste, Hungria. 1-3 de Setembro de 1999.
Seminário O papel da escola e dos professores na construção do currículo. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lisboa, 5 de Out. de 1999.

Áreas de Interesse/ Investigação:

Ensino de línguas estrangeiras, particularmente o Inglês
Ensino básico

Gestão institucional

Formação de professores

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt