Departamento:
Línguas
Secção: Inglês
Área Científica:
Ensino de línguas
Professora adjunta de nomeação
definitiva
(Vice-Presidente do I.P.S.)
Contactos:
Gabinete: G19
Telefone: 265 710 876
E-mail: apalma@ese.ips.pt
Formação/ Graus Académicos:
Master of Philosophy (M.Phil) in Primary Education,
University College Chichester
Estágio pedagógico em Ensino de
Português e Inglês no Ensino Básico
Licenciada em Filologia Germânica, Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa
Cargos de direcção e coordenação:
Vice-Presidente do I.P.S.
Ex-Presidente do Conselho Directivo da ESE
Membro por inerência da Comissão
Permanente do IPS
Membro por inerência do Conselho Geral do
IPS
Membro por inerência do Conselho Científico
Disciplinas que lecciona:
(actualização em breve)
Publicações:
Naysmith, J. & Palma, A. (a aguardar publicação)
"Primary teachers are best! – or are
they?!: post-primary teachers' attitudes to primary
foreign language teachers and teaching."
In Mitchell, R. (ed) CLE Working Papers Nº
5, Centre for Language in Education, University
of Southampton.
Palma, A. & Walters, K. (2002) A handful
of English I, Lisboa: Plátano Editora -
Conjunto de materiais de apoio ao ensino e à
aprendizagem formal do Inglês como língua
estrangeira I, no 7º ano de escolaridade,
constituído por:
Manual para alunos - A handful of English –
The student's book
Manual para professores - A handful of English
– The teacher's book
Caderno de actividades – A handful of English
– The workbook
Cassete audio - A handful of English – The
tape
Caixa de materiais soltos - A handful of English
– The box
Palma, A. (2002) The European Language Proficiency
Survey in Portugal. In Coleman, J., Grotjahn,
R. & Raatz, U. (eds.) University Language
Testing and the C-Test, Bochum: AKS-Verlag.
Palma, A. (2002) “Eu cá, acho mal!”
Setúbal na Rede, 26.6.2002
Palma, A. (2001) “De reforma em reforma…
até à reforma!” Setúbal
na Rede, 4.7.2001
Palma, A. & Walters K. (1999) O Inglês
para Fins de Ensino – uma área a
desenvolver na formação de professores,
Actas do 1º Encontro Nacional de Didáctica/Metodologia
do Ensino das Línguas Estrangeiras: Educação
em Línguas Estrangeiras – investigação,
formação, ensino. Braga: Universidade
do Minho/ Instituto de Educação
e Psicologia.
Palma, A. (1999) European Language Proficiency
Survey - O estudo português, Actas do 4º
Encontro Nacional sobre o Ensino das Línguas
Vivas no Ensino Superior em Portugal, Porto: Faculdade
de Letras da Universidade do Porto.
Naysmith, J., Palma, A. (1998) "Teachers
talking, teachers reflecting: how do teachers
reflect on their practice?" A case study.
Teachers and Teaching: theory and practice, Vol.
4, Nº1, p. 65-76.
Outras informações:
Principais actividades desenvolvidas
(em colaboração com outras instituições:)
- Instituto do Emprego e Formação
Profissional (IEFP)
Co-autora e coordenadora da equipa autora dos
Módulos de Formação de Inglês
dos três níveis de formação
do IEFP (21 módulos de 30h cada), no âmbito
da Revisão Curricular da Componente Socio-cultural
desta instituição (1999-2000)
Dinamização de sessões de
explicitação e validação
dos referidos módulos, nas cinco zonas
regionais do IEFP (Junho/Julho 2000).
- Por solicitação do Chichester
Institute of Higher Education, organização
do Curso de Verão para Professores de Português
como Língua Estrangeira, financiado pelo
Programa LINGUA. ESE de Setúbal. 24 de
Maio - 4 de Junho 1999. No referido curso, dinamizaçaõ
das seguintes sessões:
. Abordagens curriculares em língua estrangeira
. Os jovens em Portugal hoje
. O Sistema Educativo Português
. Produção de materiais didácticos
Outras actividades
Reuniões de trabalho no âmbito
do Ano Europeu das Línguas
ESE de Santarém – 23 de Maio de 2000
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
de Leiria – 8 de Junho 2000
ESE de Setúbal (Encontro de Professores
de Línguas do IPS) – 26 de Junho
2000
Projectos de Investigação:
Conclusão da tese de M.Phil, com o título
”Contexts of change: a study of the introduction
of primary English teaching in late twentieth
century Portugal”
Participação em Conferências
ou reuniões de trabalho
Participação nas seguintes iniciativas,
em alguns casos (*) com financiamento da ESE de
Setúbal e em representação
da mesma:
Participação em Congressos,
Seminários, Oficinas
- Com apresentação de comunicação
Ten years of Primary ELT in Setúbal: issues
and problems, APPI & IATEFL 1st Young Learner
Conference: "Current practices: a look at
teaching English to children in Portugal".
Escola Superior de Educação de Lisboa.
November 9 and 10 2001 (com Keith Walters)
"O Inglês para Fins de Ensino –
uma área a desenvolver na formação
de professores", 1º Encontro Nacional
de Didáctica / Metodologia do Ensino das
Línguas Estrangeiras, Universidade do Minho
– 16-18 de Setembro de 1998 (com Keith Walters)
- Como participante
Conferência: An international conference
on research into teaching English to young learners.
Janus Pannonius University, Pécs, Hungary/University
of Leeds, UK, Budapesti Tanítóképzö
Föiskola. Budapeste, Hungria. 1-3 de Setembro
de 1999.
Seminário O papel da escola e dos professores
na construção do currículo.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Conselho Nacional de Educação. Lisboa,
5 de Out. de 1999.
Áreas de Interesse/ Investigação:
Ensino de línguas estrangeiras, particularmente
o Inglês
Ensino básico
Gestão institucional
Formação de professores
|