| Nome: Enciclopédia
Universal |
Editora: Texto Editora
|
Ano: 1996 |
| Área de
Utilização: Praticamente em todas as áreas.
Língua Portuguesa História, Geografia, Economia, (
) |
| Público
Alvo: Todos os níveis de ensino |
| Avaliação |
Aspectos Negativos
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Aspectos
Positivos |
Não se percebe por vezes a
lógica da organização interna de alguns conteúdos do CD-ROM.
O Atlas é pobre, mesmo em relação a outros produtos bem mais antigos. |
É um produto que,
pelas suas características, pode ser integrado com muita facilidade em diversos contextos
educativos, dentro ou fora da sala de aula e praticamente em todos os níveis de ensino e
em todas as áreas disciplinares. |
Apreciação Global (1-5) :    |
O
programa permite:
- Concretizar centenas de propostas pedagógicas, dependendo
do nível de ensino da área ou áreas disciplinares a que se destinam.
- A título de exemplo poder-se-ia pensar numa turma do 3º
ciclo (9º ano trabalho interdisciplinar, em que se pretendesse recolher
informação sobre o tema: "Os Direitos do Homem e do Cidadão".
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Sugestões
Pedagógicas:
- Momento: os alunos seleccionam a opção tabelas e em
Amnistia Internacional, podem analisar os diferentes países do mundo em que há
violações dos direitos do homem.
- Momento: individualmente ou em grupo recolher no CD-ROM
registos biográficos de homens e mulheres que, no Século XX, foram vítimas de
perseguição por delito de opinião. Pesquisas de fotografias e vídeos sobre estes
protagonistas da luta pelas liberdades.
- Momento: pesquisa de outras informações na Biblioteca da
Escola.
- Momento: exportar para o Word um mapa mundo e fazer um
registo dos principais países onde ainda existem violações dos direitos do homem.
- Debate subordinado ao tema: "Os Direitos do Homem e do
Cidadão no Mundo Actual".
- Elaboração de artigos sobre o tema para o jornal da escola
e/ou outros jornais da comunidade.
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