defesa.gif (10813 bytes)

Software Educativo

Nome: Pense Brincando 3 Editora: Iona Software Ltd. /Edmark Ano: 1995
Área de Utilização: Estudo do meio (Actividades Económicas, Localização Geográfica), Ciências Experimentais, Desenho, Matemática, Português (leitura)
Público Alvo: 1º Ciclo
Avaliação
Aspectos Negativos Aspectos Positivos
Português brasileiro A possibilidade de se dificultar o exercício, de acordo com os níveis escolhidos.
Apreciação Global (1-5) :
O programa permite:
  • transaccionar objectos, estabelecendo relações entre os objectos que se tem (redefenir) e os objectos que se pretende adquirir (o teu objectivo) através de uma transição comercial no mercado mundial (mapa mundial);
  • "esculpir" um tabuleiro – mesa de trabalho - (com ferramentas próprias para perfurar, criar rampas, alterar a cor, inclinar ou inverter o próprio tabuleiro) para com um conjunto de seis bolas de massas diferentes explorar os conceitos de gravidade, atrito, movimento e inércia;
  • escolhendo um conjunto de figuras geométricas simples, estabelecendo o seu percurso, aumentando ou diminuindo o seu tamanho e a sua velocidade; podendo criar, ainda, outros desenhos, utilizando diversas ferramentas de desenho e escolher música ambiente;
  • escolhendo um motivo (visualizando a sua planificação), a forma do motivo a mover, aumentar a sua velocidade e a rotação desse motivo; podendo criar, ainda, outros desenhos, utilizando diversas ferramentas de desenho e escolher música ambiente;
  • comparar as fotografias e descobrir os elementos provocaram alterações (efeitos) numa das fotografias ou criar efeitos numa fotografia escolhida (exploração do conceito causa – efeito);
  • relacionar os desenhos (bonecos com formas, cores e texturas diferentes) com texto (pequenas frases ou palavras que identificam os bonecos, desenvolvendo capacidades de observação e de associação);
  • criar (ou observar) coreografias, programando os movimentos das personagens explorando os conceitos de lateralidade, geometria plana, competências numéricas e estimativa de distâncias, além do desenvolvimento do raciocínio, resolução de problemas e comunicação.

       

 


Centro de Competência - NÓNIO - SÉCULO XXI
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS - Estefanilha
2914 - 504  Setúbal - PORTUGAL

Tel: 351 265710840
Fax: 351 265710810


©ESE de Setúbal, 1999