Playground – Brincar com as regras
Secundino Correia CNOTINFOR O projecto Playground envolve um conjunto de parceiros europeus (Reino Unido, Portugal, Suécia e Eslováquia), contemplando simultaneamente as componentes académica e comercial e competências especializadas tanto em ciências da computação, como em pesquisa e desenvolvimento educacional. É co-financiado pelo Esprit, (European Union Information Technologies Programme) e faz parte da i3net (Intelligent Information Interfaces). A rede i3 e os projectos i3 têm uma preocupação comum que é o desenvolvimento de novos interfaces centrados na pessoa para interagir com sistemas de informação e cujo objectivo é conseguir a sua larga difusão entre a população. ObjectivosO projecto pretende conceber e avaliar um “recreio computacional” no qual crianças dos 4 aos 8 possam criar jogos e brincar com eles, criando e modificando as regras dos mesmos, através de formas de expressão visuais, orais e físicas. MetodologiaOs recreios que estão a ser desenvolvidos são locais para brincar com as regras e não apenas segundo as regras. Os recreios estão a ser construídos em ToonTalk [i] e em MegaLogo 2001 [ii]. A concepção e desenvolvimento dos “recreios” tem lugar concorrentemente com estudos levados a cabo num conjunto de escolas e clubes, envolvendo quer a construção, quer o jogo, onde se estuda a interacção entre as crianças e destas com os pais e os professores. A capacidade de abrir “as caixas negras” dos sistemas que utilizamos será fundamental para os adultos do séc. XXI, bem como a compreensão e a adopção de uma atitude crítica face à construção e modificação dos mesmos e das suas regras. Para atingir tal objectivo é necessário que, desde tenra idade, as crianças aprendam sobre a natureza e a funcionalidade das regras, e como quebrá-las, se necessário. InvestigaçãoPara experimentar e validar as ideias e os produtos que estão a ser desenvolvidos, o projecto conta com a colaboração de um conjunto de escolas. Alguns grupos de crianças (da faixa etária em questão), alguns professores e pais participam no projecto como co-investigadores. Pretende-se assim, que os materiais resultantes deste trabalho, possam vir ajudar as crianças a desenvolver as suas capacidades nesta fase de transição para a literacia e para o pensamento formal. Ferramentas que estão a ser utilizadasMegaLogo 2001É uma nova versão da linguagem Logo orientada a objectos, que incorpora os mais recentes avanços da ciência computacional e onde é possível desenvolver interfaces não-textuais, embora sem recurso directo a um código animado, como no ToonTalk. Através desta linguagem está a ser desenvolvida uma linguagem pictográfica para criar e modificar jogos controlados por regras. Pretende-se que as crianças que ainda não dominam o código linguístico possam, progressivamente, aproximar-se de uma linguagem simples e poderosa que lhes permita comunicar com o computador, atribuindo comportamentos e definindo cenários, sem que para isso seja necessária a utilização de uma linguagem escrita convencional. Numa fase inicial farão uso do rato, mas espera-se que no final do projecto o controlo dos objectos se possa, também, fazer através da voz e do joystick retroactivo (force feedback). Setúbal, 7 de Fevereiro de 2000
[i] O ToonTalk vai ser comercializado em Portugal a partir de Maio de 2000. [ii] O MegaLogo 2001 está em fase de desenvolvimento.
Setúbal, 9 de Fevereiro de 2000
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