Índice
As TIC e a Área de Projecto
em Turmas de Currículos Alternativos

 

O presente relato surge na sequência de uma entrevista feita à professora Isabel Gorgulho, professora de Matemática da Escola Básica 2,3 de Aranguez, que incidiu na sua experiência como professora em turmas de Currículos Alternativos.

Foi no ano lectivo de 1999/2000 que iniciou o seu trabalho em turmas de Currículos Alternativos, o 5º A e o 7º A, e no presente ano lectivo de 2000/2001, continua com as mesmas turmas, respectivamente o 6º A e o 8º A.

 

A Turma do 2º Ciclo

Caracterização

A turma do 5º A era constituída por 12 alunos, dos quais ficaram retidos 4. presentemente, a mesma turma (agora 6º A) tem 8 alunos com uma idade média de 14 anos.

Os alunos desta turma revelam um desinteresse generalizado pelas actividades escolares. Sentem aversão à escola e à sala de aula, em particular, assumindo alguns deles atitudes de perturbação dos colegas no exterior da escola. No ano passado, faltavam muitas vezes às diferentes disciplinas mas iam às aulas de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Daí que os professores das outras disciplinas começassem, no ano passado, a levá-los para a sala Multidismédia e a trabalhar com os computadores pois sentiam que, nesta situação, os alunos ficavam mais calmos.

Desenvolvimento da experiência

A professora, nesta turma, lecciona a disciplina de TIC, ocupando a sala Multidismédia (equipada com computadores) em duas horas semanais, tal como no ano lectivo anterior.

A Isabel propunha actividades diversificadas para tentar dar resposta aos seus interesses. Os alunos viam os colegas a fazer algo e queriam fazer o mesmo. No início, gostavam de usar os computadores e só queriam utilizar esse recurso. No ano passado, foram abordadas as noções básicas das TIC sem que fosse feita qualquer aplicação de assuntos abordados nas outras disciplinas.

Esta turma não consegue desenvolver um projecto que tenha continuidade por várias aulas. Em cada aula, existe um pequeno projecto que tem de começar e acabar nessa mesma aula. No presente ano lectivo (6º A), os trabalhos das outras disciplinas já são integrados nas aulas das TIC. No entanto, os alunos preferem o computador para jogar e nem sempre gostam de o usar para realizar trabalhos.

A professora referiu que as actividades precisam de ser bastante orientadas. Por exemplo, quando os alunos trabalharam os temas do Natal e do Inverno no PowerPoint, foi ela que lhes forneceu as frases a incluir nos diferentes diapositivos. No 2º Período, abordou-se a questão do euro, tendo a pesquisa sido feita na aula, sob orientação da professora. O Clipart foi usado para ilustrar um jogo de correspondência entre o escudo e o euro, com o fim de o mesmo ser utilizado nas aulas de Matemática. Posteriormente foram construídas apresentações em PowerPoint sobre os diferentes países da União Europeia.

As opiniões dos alunos

Os alunos desta turma escreveram as suas opiniões relativamente às aulas de TIC:

"Eu gosto de TIC. Eu queria que as aulas fossem sempre a jogar."

"Em TIC gosto de mexer no computador."

"É fixe, a stora ajuda-nos muito e podemos aprender muitas coisas em TIC"

"É fixe. Aprendemos a mexer no computador. Podemos ir à Internet"

"Acho que é fixe. Tem sempre trabalho. Às vezes devíamos jogar mais."

"Gosto de fazer coisas no PowerPoint."

A Turma do 3º Ciclo

Caracterização

A turma do 7º A tinha características diferentes da turma do 2º ciclo, referida anteriormente. Era uma turma constituída por 15 alunos, mas na realidade funcionou sempre com 13, pois 2 alunos desistiram e nunca compareceram. Todos eles tinham mais de duas retenções repetidas, mas eram assíduos às aulas. Presentemente, a turma (agora 8º A) é constituída por 15 alunos com uma idade média entre os 15 e os 16 anos.

Desenvolvimento da experiência

No início...

Aqui a Isabel leccionava também a disciplina de TIC e era ainda Coordenadora do respectivo projecto dos Currículos Alternativos.

Ocupavam a sala Multidismédia em duas horas semanais e além de adquirirem as noções básicas de utilização dos computadores como sejam desligar/ligar o computador, gravar ficheiros numa disquete, utilizar um CD, também utilizaram diversas ferramentas computacionais - Word, PowerPoint, Internet - para elaborar os diferentes trabalhos que decorriam dos temas em estudo nas várias disciplinas.

Tiveram dois temas integradores em todo o ano lectivo. "Os golfinhos" foi um desses temas. Na Internet, aprenderam a seleccionar e a copiar imagens e no Word, fizeram um folheto.

Um ano depois e... a comparação inevitável

No presente ano lectivo, a professora lecciona Matemática e Área de Projecto na turma (agora 8º A), sendo também Directora de Turma e Coordenadora do projecto.

A Área de Projecto é leccionada sempre na sala Multidismédia, em dois tempos semanais, e com a presença simultânea de três professores: para além dela, as professoras de Português e de Educação Visual.

Comparando a experiência do ano lectivo anterior com a deste ano, a Isabel referiu que prefere trabalhar com as TIC na Área de Projecto do que leccionar simplesmente a disciplina de TIC. E por várias razões. Nesta modalidade, a tónica de trabalho incide essencialmente no projecto a desenvolver por período lectivo. São os alunos que escolhem o tema e planificam o projecto. O projecto em desenvolvimento integra transversalmente o currículo das várias disciplinas. E as TIC surgem aqui como ferramentas para realizar pesquisas e dar expressão aos trabalhos dos alunos no âmbito do projecto.

A professora refere que este ano os alunos estão a aplicar na Área de Projecto o que aprenderam na disciplina de TIC no ano anterior. Outra das razões apontada pela Isabel reside no facto de estarem sempre presentes três professoras, o que permite um maior apoio aos alunos e permite ultrapassar mais rapidamente algumas situações de impasse. Os diferentes professores têm assim oportunidade de dar também um apoio mais específico. Por exemplo, quando os alunos, num dado momento, efectuaram pesquisas, utilizando diferentes recursos - Internet, CD-ROMs e Enciclopédias em formato de papel - foi a professora de Português que acompanhou os alunos ao sector da Leitura do Centro de Recursos (situado ao lado da sala Multidismédia) que quiseram pesquisar nas Enciclopédias. A professora de Educação Visual dá orientações ao nível da apresentação estética dos trabalhos realizados na sala Multidismédia.

No momento da entrevista, na disciplina de Área de Projecto, os alunos encontravam-se a desenvolver o projecto designado por "Nós e os Cavalos, os Cavalos e Nós". Tinham feito uma visita de estudo à Quinta das Malhadas, em Azeitão, com o objectivo de observar a ferragem do cavalo, o seu tratamento e alimentação, e outra visita ao quartel da GNR, na região de Alcácer do Sal, com o fim de aprender um pouco sobre equitação, tendo os alunos experimentado montar os cavalos. Em ambas as visitas, tiveram oportunidade de tirar várias fotografias com a máquina digital da escola.

Na sala Multidismédia, os alunos costumam trabalhar em grupo. A sala tem os computadores junto das paredes e no espaço livre do meio possui mesas sem computadores. Assim, a organização física do espaço permite um trabalho diferenciado em simultâneo. Enquanto, por exemplo, os alunos de alguns grupos redigem à mão, nas mesas do meio, as sínteses resultantes das suas pesquisas, os alunos de outros grupos já se encontram na fase de as 'passar' nos computadores.

No âmbito do projecto "Nós e os Cavalos, os Cavalos e Nós", os alunos elaboraram um folheto, realizaram uma apresentação em PowerPoint e elaboraram documentos em html para serem publicados na página da escola.

Os alunos desta turma frequentam estágios de Cursos Profissionais e vão rodando pelos mesmos para irem perspectivando as suas escolhas relativamente ao exercício de uma profissão. As raparigas centram-se mais na profissão de Educadora de Infância e os rapazes na Animação e na Informática, disponibilizadas por várias empresas da nossa cidade.

A Isabel também utilizou as TIC na disciplina de Matemática no 8º A. O teorema de Pitágoras foi explorado com o recurso a um programa de Geometria Dinâmica - o Geometer's Sketchpad -, tendo os alunos trabalhado nos computadores, dois a dois. Fizeram ainda um trabalho de grupo de pesquisa na Internet sobre Pitágoras, realizado em tempo extra-lectivo, de forma autónoma, mediante um guião de orientação que a professora lhes tinha fornecido. Os alunos apresentaram os resultados da sua pesquisa em forma de relatório e de cartaz.

 A mesma metodologia de pesquisa foi adoptada para um trabalho alusivo ao  euro, que teria como produtos finais um cartaz e um jogo. Poderiam, eventualmente, fazer uma apresentação em PowerPoint.

Os trabalhos realizados em Matemática foram expostos na escola no Dia da Matemática, na Semana do Departamento de Ciências, que decorreu em Março. 

As opiniões dos alunos

Foi pedido aos alunos do 8º A que referissem os aspectos positivos e os negativos da disciplina de Área de Projecto:

"Aprendi melhor a utilizar o PowerPoint e a passar imagens do scanner"

"Gostei de trabalhar em grupo e de fazer pesquisa"

"Gostei de fazer as apresentações em PowerPoint e o folheto"

"Fizémos trabalhos dos quais tínhamos dúvidas. Acho que demorámos muito tempo a realizar os trabalhos"

"Gostei de fazer a página para a Internet"

"Gostei de fazer os trabalhos sobre os cavalos mas agora não gosto deste tema"

"Em Área de Projecto podíamos elaborar os trabalhos no computador."

 

 

Entrevista conduzida por Margarida Rodrigues em 23 de Janeiro de 2001

Relato redigido em Abril de 2001

 

 

Topo
 

Projecto "À bolina" - abolina@ese.ips.pt
© Escola Superior de Educação de Setúbal 
Resolução: 800x600
Todos os direitos reservados