Webquest |
Bem vindos ao nosso Webquest !
Introdução
Hoje em dia, concerteza que ouves falar muito de computadores, internet, etc., os quais no
fundo são máquinas que te facilitam algumas das tarefas que realizas no teu dia-a-dia.
Existem as mais variadas máquinas, de todos os tamanhos e feitios, que nos ajudam a
realizar muitas coisas e são utilizadas por diferentes profissões, em serviços ou
lazer.
Por exemplo, o pão que comemos todos os dias, hoje em dia é feito em
padarias que produzem diariamente milhares de pães, utilizando farinhas de diferentes
tipos. Estas são moídas em fábricas próprias com máquinas movidas a electricidade,
num processo bastante rápido. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, a
farinha era moída em moinhos que utilizam os recursos da natureza, o vento e a água.
Nas regiões junto à costa marítima, ainda hoje podemos encontrar
alguns moinhos de maré, que em tempos foram bastante produtivos e utilizados.
Neste Webquest, vais ficar a conhecer um pouco melhor o funcionamento (e não só) destes moinhos tão importantes para as gentes de outrora. Lança-te nesta aventura!
Tarefa
Têm uma missão a cumprir!
Cada grupo (de três
ou quatro alunos) deve construir um cartaz que exemplifique algumas questões relacionadas
com os moinhos de maré para apresentar aos colegas
da turma e da escola, no prazo de uma semana. Não se esqueçam que podem recorrer aos
sites/endereços da Internet que em seguida vos são propostos, bem como a outro tipo de
informação que encontrem na biblioteca da sala e/ou da escola.
Processo
Para poderem
realizar a tarefa que vos é proposta devem seleccionar e pesquisar os sites/endereços e
as outras informações recolhidas, mencionados no item Recursos. Aí devem fazer uma
leitura atenta das páginas e tomar nota das principais ideias, bem como obter imagens
para ilustrar o vosso trabalho.
Podem registar esses dados com ajuda do vosso professor no processador de texto.
Para executarem
a vossa tarefa devem ser capazes de responder às seguintes questões:
1ª Etapa - A
história dos moinhos de maré
2ª Etapa - À
descoberta dos moinhos de maré
Recursos
Para vos ajudar na vossa procura de informação acerca dos moinhos de maré, podem utilizar os seguintes recursos disponíveis na Internet:
Além destes sites, podem pesquisar na biblioteca da vossa escola, na da sala de aula ou até na biblioteca da vossa zona. Não se esqueçam que podem contar com a ajuda dos vossos pais e familiares para vos levarem a conhecer de perto um moinho de maré ou para vos ajudarem nas pesquisas.
Avaliação
Depois de concluírem os vossos cartazes, apresentem-os à turma, realizando também uma discussão dos mesmos, onde devem ser apresentados os possíveis e/ou diferentes pontos de vista acerca dos moinhos de maré. Com esta discussão, devem ser confrontadas as duas vertentes trabalhadas, de modo a que toda a turma se aperceba tanto dos aspectos históricos como dos aspectos relacionados com o funcionamento dos moinhos.
De seguida, cada grupo deve fazer uma auto-avaliação do seu trabalho, pedindo também a opinião do professor e a dos colegas.
Para finalizar o trabalho, toda a turma realiza uma exposição dos cartazes construídos, devendo pedir não só aos colegas de escola para a visitar, como também aos encarregados de educação. Coloquem um pequeno livro perto da porta e peçam que os visitantes registem as suas opiniões e sugestões acerca daquilo que viram.
Conclusão
Agora que já concluíram o trabalho, esperamos que este tenha sido do vosso agrado e que tenham ficado a conhecer melhor os moinhos de maré. Para que possam ver mais de perto tudo aquilo que foi trabalhado neste webquest, porque não pedir ao vosso professor uma visita de estudo aos moinhos de maré ?
Informações ao dinamizador
A
actividade proposta neste Webquest destina-se a alunos do 1º Ciclo, mais concretamente
dos 3º e 4º anos de escolaridade, pretendendo-se que seja motivadora e que conduza a
aprendizagens significativas por parte dos alunos.
As questões colocadas nesta proposta de actividade podem ser adaptadas
aos diferentes contextos educativos, solicitando sempre que possível a ajuda fundamental
dos encarregados de educação/familiares dos alunos de forma a completar da melhor
maneira possível o trabalho proposto.
O professor/dinamizador desta actividade deve estar consciente para o
facto de as questões aqui apresentadas são meros pontos de partida, cabendo-lhe o papel
de adaptar o nível de dificuldade e exigência da tarefa aos alunos em causa.
Identificação
Ana
Lúcia Pinto Valente Silva 4º Ano do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Setúbal E-mail: anasilva55@hotmail.com |
Luís Miguel
José Ramalho 4º Ano do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Setúbal E-mail: x_men23@hotmail.com |