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Apresentação

Ao mesmo tempo que se vive o maior alargamento da União Europeia e um dos episódios mais sérios de descrença política em alguns dos seus países fundadores, inicia-se um processo, sem precedentes, que pretende uniformizar o Ensino Superior do Atlântico aos Urais.
O amplo espaço económico abre-se, cada vez mais, à liberdade de movimentação dos cidadãos. Criam-se instrumentos, mecanismos e condições para permitir uma nova cultura de mobilidade. A mobilidade passa a fazer parte integrante da formação dos indivíduos.

Um conceito tão amplo de cidadania exige novas políticas de língua e de formação. Neste contexto, os Estudos Europeus e os Estudos Interculturais passam a desempenhar novas funções e ganham uma nova dimensão transdisciplinar.

Num momento em que o IPS procura reforçar as estratégias de internacionalização, apoiando as iniciativas de cada escola com novos serviços e novas estruturas, num momento de conclusão de adaptação de todos os nossos cursos, num momento de tantas mudanças em nome da Europa, torna-se impreterível fazer um balanço da nossa resposta institucional e compará-la com as experiências dos outros através de uma ampla reflexão colectiva.

Objectivos

  • Realizar uma reflexão sobre o processo de internacionalização do ensino;
  • Fazer um balanço sobre o processo de Bolonha e a nova oferta formativa;
  • Reflectir sobre a importância da mobilidade no contexto da formação;
  • Equacionar a nova dimensão dos Estudos Europeus e dos Estudos Interculturais;
  • Discutir a nossa oferta formativa no âmbito da mobilidade;
  • Criar um espaço de integração e de troca de experiências de alunos e professores de várias nacionalidades, no contexto da mobilidade.
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