Uma pequena história...
Década de 80. Surgem os pequenos Spectrum com 48K de memória.
Com eles, umas pequenas rotinas de BASIC ou alguns procedimentos em LOGO
faziam as alegrias da pequenada... e não só. Professores
e alunos envolviam-se a resolver problemas, a escrever os seus primeiros
textos e fichas digitais e 'arrumavam' a um canto, a máquina de
escrever. No Barreiro, em 1983, a Escola Secundária da Quinta
da Lomba (hoje Secundária de Santo André) mostrava ao distrito
o seu Clube de Matemática, onde um grupo de 'carolas', alunos
e professores, com alguns computadores TIMEX, monitorizavam concursos
e outras actividades para a comunidade escolar, construindo ambientes
estimulantes para a aprendizagem. Em 1984, o Clube de Computadores da
Escola Secundária de S. Julião, em Setúbal (hoje
Secundária Sebastião da Gama), seguia-lhe as 'pisadas'
promovendo cursos de BASIC e de utilitários para professores, 'dados'
por alunos mais experientes. Em 1985, a Escola Primária Nº 2
de Palmela iniciava a primeira experiência piloto de trabalho de
projecto a nível do distrito de Setúbal (nacional?!) com
utilização de computadores e recurso ao LOGO, ao processador
de texto e ao programa de desenho, numa experiência que envolveu
uma turma durante 4 anos e haveria de dar lugar ao livro "Mudança
na Escola: Quatro anos de uma experiência pedagógica", da
autoria da professora Maria Augusta de Sousa e publicado pela Editorial
Caminho em 1992.
Novembro de 1985 marca o arranque da grande
aventura colectiva que foi o Projecto MINERVA, um programa de disseminação das Novas
Tecnologias de Informação nas escolas do Ensino Básico
e Secundário e de formação e apoio aos professores
para o seu uso educativo com alunos. Equipas interdisciplinares de todos
os níveis de ensino ensinaram e aprenderam... a cruzar a pedagogia
com a tecnologia. Nunca em período algum as escolas viveram momentos
de tão intensas experiências, onde a inovação
e a ideia de projecto percorreram o quotidiano profissional de muitos
membros da comunidade escolar. A ESE de Setúbal, com o apoio do
Núcleo do Departamento de Educação da Faculdade
de Ciências da Universidade de Lisboa, constiuiu um Pólo
que envolveu 36 escolas do distrito de Setúbal, de todos os níveis
de ensino , incluindo a educação pré-escolar, 'montou'
três Centros de Apoio Local (C.A.L.) em Setúbal, Barreiro
e Santo André - Sines para acompanhar e apoiar mais de perto a
formação dos professores e chegou a ter 9 professores em
funções de formação e apoio às escolas,
em regime de destacamento.
Em Setembro de 1994, os relatórios de avaliação
do Projecto MINERVA (interno e externo de uma equipa de especialistas
da OCDE) davam conta dos resultados alcançados ao nível
da formação e da investigação, valorizando
as dinâmicas de inovação criadas e a construção
de perspectivas de intervenção que integravam a componente
pedagógica e educativa na formação ao nível
das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Após 3 anos de 'travessia no deserto', em 1997 surge o Programa
Nónio - Século XXI que acredita um conjunto de Centros
de Competência (sedeados nas ESEs, Universidades e Centros de Formação
de Professores) e volta a permitir o re-equipamento das escolas, a par
do desenvolvimento de alguma formação e apoio, integrando
agora a dimensão da Internet. Esta dimensão que aparece
já na 'ponta final' do MINERVA com o trabalho em torno da telemática
educativa, adquire um maior significado no trabalho até agora
realizado, ao nível da criação de páginas
dos Centros de Competência e das escolas, de materiais educativos
publicados em formato digital e disponibilizados on-line , de
redes de comunicação e mais recentemente de plataformas
vocacionadas para o ensino a distância.
Mas esta história tão rica, não se consegue nem
pode resumir em meia dúzia de linhas; ela foi feita de altos e
baixos, de alegrias, mas também de algumas frustrações,
e foi fundamentalmente feita com o investimento de pessoas e... para
pessoas. A História terá que ser feita com elas!
Até Novembro de 2005, data em que se assinala 20 anos de lançamento do Projecto MINERVA, continuaremos a receber testemunhos da sua experiência com as TIC, dos momentos de entusiasmo que marcaram a sua experiência profissional.
José Duarte
Novembro de 2004
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