Uma pequena história...

Década de 80. Surgem os pequenos Spectrum com 48K de memória. Com eles, umas pequenas rotinas de BASIC ou alguns procedimentos em LOGO faziam as alegrias da pequenada... e não só. Professores e alunos envolviam-se a resolver problemas, a escrever os seus primeiros textos e fichas digitais e 'arrumavam' a um canto, a máquina de escrever. No Barreiro, em 1983, a Escola Secundária da Quinta da Lomba (hoje Secundária de Santo André) mostrava ao distrito o seu Clube de Matemática, onde um grupo de 'carolas', alunos e professores, com alguns computadores TIMEX, monitorizavam concursos e outras actividades para a comunidade escolar, construindo ambientes estimulantes para a aprendizagem. Em 1984, o Clube de Computadores da Escola Secundária de S. Julião, em Setúbal (hoje Secundária Sebastião da Gama), seguia-lhe as 'pisadas' promovendo cursos de BASIC e de utilitários para professores, 'dados' por alunos mais experientes. Em 1985, a Escola Primária Nº 2 de Palmela iniciava a primeira experiência piloto de trabalho de projecto a nível do distrito de Setúbal (nacional?!) com utilização de computadores e recurso ao LOGO, ao processador de texto e ao programa de desenho, numa experiência que envolveu uma turma durante 4 anos e haveria de dar lugar ao livro "Mudança na Escola: Quatro anos de uma experiência pedagógica", da autoria da professora Maria Augusta de Sousa e publicado pela Editorial Caminho em 1992.

Novembro de 1985 marca o arranque da grande aventura colectiva que foi o Projecto MINERVA, um programa de disseminação das Novas Tecnologias de Informação nas escolas do Ensino Básico e Secundário e de formação e apoio aos professores para o seu uso educativo com alunos. Equipas interdisciplinares de todos os níveis de ensino ensinaram e aprenderam... a cruzar a pedagogia com a tecnologia. Nunca em período algum as escolas viveram momentos de tão intensas experiências, onde a inovação e a ideia de projecto percorreram o quotidiano profissional de muitos membros da comunidade escolar. A ESE de Setúbal, com o apoio do Núcleo do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, constiuiu um Pólo que envolveu 36 escolas do distrito de Setúbal, de todos os níveis de ensino , incluindo a educação pré-escolar, 'montou' três Centros de Apoio Local (C.A.L.) em Setúbal, Barreiro e Santo André - Sines para acompanhar e apoiar mais de perto a formação dos professores e chegou a ter 9 professores em funções de formação e apoio às escolas, em regime de destacamento.

Em Setembro de 1994, os relatórios de avaliação do Projecto MINERVA (interno e externo de uma equipa de especialistas da OCDE) davam conta dos resultados alcançados ao nível da formação e da investigação, valorizando as dinâmicas de inovação criadas e a construção de perspectivas de intervenção que integravam a componente pedagógica e educativa na formação ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Após 3 anos de 'travessia no deserto', em 1997 surge o Programa Nónio - Século XXI que acredita um conjunto de Centros de Competência (sedeados nas ESEs, Universidades e Centros de Formação de Professores) e volta a permitir o re-equipamento das escolas, a par do desenvolvimento de alguma formação e apoio, integrando agora a dimensão da Internet. Esta dimensão que aparece já na 'ponta final' do MINERVA com o trabalho em torno da telemática educativa, adquire um maior significado no trabalho até agora realizado, ao nível da criação de páginas dos Centros de Competência e das escolas, de materiais educativos publicados em formato digital e disponibilizados on-line , de redes de comunicação e mais recentemente de plataformas vocacionadas para o ensino a distância.

Mas esta história tão rica, não se consegue nem pode resumir em meia dúzia de linhas; ela foi feita de altos e baixos, de alegrias, mas também de algumas frustrações, e foi fundamentalmente feita com o investimento de pessoas e... para pessoas. A História terá que ser feita com elas!

Até Novembro de 2005, data em que se assinala 20 anos de lançamento do Projecto MINERVA, continuaremos a receber testemunhos da sua experiência com as TIC, dos momentos de entusiasmo que marcaram a sua experiência profissional.

 

 

José Duarte

Novembro de 2004

 

 

 
 

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