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Flash IPS
Programa 11– 15 Fevereiro 07
 

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» Prática Pedagógica

A Prática Pedagógica pretende colocar os alunos de Educação de Infância e Professores do 1ºCiclo em contacto com contextos diversificados. A iniciativa tem como principal objectivo que os estudantes compreendam a extensão das oportunidades profissionais e a multifuncionalidade dos cursos. Ana Bela Silva, coordenadora do Curso de Educação de Infância é a responsável pela Prática Pedagógica, na qual a Escola Superior de Educação de Setúbal foi a pioneira. A Prática Pedagógica existe na ESE desde 1987 e muitas outras escolas já seguiram este modelo.
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Estágios

Curso de Animação e Intervenção Sócio-cultural
Os alunos do 3ºano  de Animação e Intervenção Sócio-cultural começam no início do 2ºsemestre o segundo momento de estágio. Vanda Rocha, aluna desta licenciatura, vai estagiar para um Jardim de Infância, no Samouco. A aluna prevê encontrar um espaço com muitas crianças, em que estas possam brincar e ao mesmo tempo aprender.

Curso de Desporto de Recreação
Na mesma situação encontram-se os alunos do 4ºano do curso de Desporto de Recreação, que já na fase final da licenciatura rumam também aos locais de estágio. Miguel Silva, aluno do curso, ainda não está colocado em nenhum local para estagiar. O aluno gostava de ir para uma empresa de Turismo Aventura, pois é a área que mais lhe interessa.

Curso de Comunicação Social
Miguel Morais, finalista do curso de Comunicação Social, partilha o mesmo cenário dos alunos de Desporto de Recreação. O local de estágio do aluno ainda está por definir. As opções variam entre os jornais O Jogo, O MaisFutebol e a Agência Financeira. Miguel Morais aponta para o estágio na Agência Financeira da IOL, pois não foi contactado pelos dois jornais. Não sendo o sector financeiro a área preferida do aluno, este encontra-se um pouco apreensivo com o que possa encontrar. Mas, de qualquer modo, o estudante pretende ganhar experiência com este estágio e, quem sabe, poder continuar a desenvolver projectos para a Agência, depois do estágio terminar.

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Acesso aos Mais de 23 Anos

Para todos aqueles que têm mais de 23 anos e vontade de aprender, surge agora a hipótese de ingressar no ensino superior. João Francisco Fernandes, Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Tecnologia, diz que esta é uma forma mais fácil do que a via normal, embora também seja necessária uma boa qualificação nas provas específicas.

Esta medida vai ao encontro dos interesses dos alunos, no entanto, João Francisco Fernandes considera que é preciso algum esforço por parte dos estudantes para acompanhar todas as disciplinas, devido ao tempo que estiveram longe dos estudos.

António Galego tem 58 anos e é estudante do curso de Engenharia Mecânica, na EST. A escolha recaiu no ramo de energia pois é metalo-mecânico e trabalha com energias renováveis há 25 anos. De regresso à escola vinte e seis anos depois, António Galego diz que a principal dificuldade que encontrou foi o novo método de ensino. O estudante manifesta a opinião de que o curso deveria ser mais extenso, com a duração de quatro anos, devido à dificuldade que os alunos têm em acompanhar toda a matéria que é dada em três anos.

 


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Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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