|
|
|
|
|
|
> |
Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico - O papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND)
|
|
|
|
O projecto visa identificar práticas educativas e pedagógicas que possam contribuir para um melhor enquadramento educativo dos alunos e para a prevenção do insucesso e da indisciplina nas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico. |
|
|
|
|
|
|
> |
Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo (PNEP) |
|
|
Proposta de trabalho formativa e colaborativa entre as escolas de 1º ciclo e/ou os agrupamentos com a Escola Superior de Educação e a Comissão Nacional de Acompanhamento, visando a melhoria qualitativa das aprendizagens em Língua Portuguesa dos alunos do 1º ciclo.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências |
|
|
O Programa de Formação de professores para o desenvolvimento de boas práticas de ensino das Ciências de base experimental, tem como finalidade última a melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º CEB, neste domínio do saber.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do distrito de Setúbal |
|
|
O Programa de formação contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico tem como propósito principal a melhoria das aprendizagens dos alunos.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Espaço 39 |
|
|
Site dos professores que leccionam Informática e, em particular, a disciplina de TIC.
Ideias, Projectos, Reflexões e um espaço de Fórum ... Contribuições para uma Didáctica da Informática. |
|
|
|
|
|
|
> |
Projecto de Formação de Formadores de Professores Primários em Angola |
|
|
Projecto que pretende
contribuir para a melhoria da qualidade e eficácia do novo ensino primário, na aquisição e no reforço das competências técnicas e pedagógicas de formadores de Escolas do Magistério Primário de Angola.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Computadores Redes e Internet na Escola
|
|
|
O Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal foi criado em 1997 e tem como principal objectivo promover o uso das tecnologias da informação e comunicação em contexto educativo.
|
|
|
> |
Projecto de «Competências Básicas em TIC nas EB1» |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
> |
LocalMedia |
|
|
Revista do Centro de Estudos sobre media regionais, comunicação cultural e cientifica - IPS- Escola Superior de Educação de Setúbal – Comunicação Social
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
The Consumer Citizenship Network (CCN) |
|
|
A Rede da Cidadania do Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores que procuram saber como o papel do indivíduo enquanto consumidor pode contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável e para a solidariedade mútua.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Desenvolvendo o Sentido do Número: perspectivas e exigências curriculares |
|
|
|
O projecto visa aprofundar o estudo sobre o desenvolvimento do sentido do número nos primeiros anos de escolaridade (5-12 anos), bem como aspectos relacionados com desenvolvimento curricular em matemática e a prática dos professores.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
Língua e Comunicação |
|
|
A Escola Superior de Educação de Setúbal (IPS), através do seu Departamento de Línguas tem uma presença crescente na formação em Língua Portuguesa dos estudantes do Instituto Superior Técnico, desde o ano lectivo 2003-2004. O projecto estabelecido desenvolve-se em torno da implementação de módulos de Língua e Comunicação em onze licenciaturas, em anos curriculares diferenciados, tanto no campus da Alameda, como no Tagus Park.
Este projecto é coordenado pelos professores Fernanda Botelho e José Victor Adragão. Nele participam os monitores Ana Maria Boléo, Maria do Mar Adragão, Nadine Silva e Tiago Falcoeiras.
O projecto encontra-se em franco desenvolvimento, prevendo-se uma intervenção alargada à generalidade dos cursos, de acordo com as alterações estruturais decorrentes da aplicação da Declaração de Bolonha.
»» ver detalhe... |
|
|
|
|
|
|
> |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
> |
Comunidade
das Línguas |
|
|
Explorar as TIC, e muito
particularmente a Internet, como fonte de informação
e conhecimento e como meio de partilha de saberes, de comunicação
e de colaboração entre os membros de uma comunidade
é um dos objectivos deste projecto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
> |
Projecto RIPAGE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
> |
Projecto Cidadania |
|
|
Uma equipa de investigadores do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IED) e da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE-Set) decidiu realizar um projecto de investigação visando identificar as preocupações de diferentes actores sociais (políticos, jornalistas, cientistas sociais, pais, alunos, professores, etc.) sobre a problemática da cidadania, regulação da autoridade na escola e prevenção de fenómenos de violência e de exclusão. Este projecto terá a colaboração de professores de 2 escolas do ensino básico da área metropolitana de Lisboa e terá a duração de cerca de 2-3 anos |
|
|
|
|
|
|
> |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
> |
|
|
|
|
|
|
|
|