Programa 2 – 14 Dezembro 06 |
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Relatório da OCDE
As Universidades e os Politécnicos devem tornar-se fundações; o aumento das propinas deve estar dependente do progresso do salário mínimo e da inflação; as instituições devem continuar a obter financiamento do Estado, mas ser geridas como entidades privadas. Estas são algumas das propostas do relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sobre o ensino superior português. O Governo, que encomendou este relatório, terá agora de decidir o futuro das instituições de ensino. |
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Eleições para a Associação de Estudantes da ESE
Trinta votos fizeram a diferença. A Lista T venceu as eleições para a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação. Esta foi a primeira vez que duas listas se candidataram à AE. A música marcou presença na campanha eleitoral. A Lista T foi apoiada pelo cantor setubalense Toy.
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Debate Aborto
Francisco Louçã considera inaceitável que em Portugal se condenem mulheres, por terem feito uma interrupção voluntária da gravidez. Esta foi uma das ideias defendidas no debate “Aborto e Referendo” realizado na ESE. O líder do Bloco de Esquerda diz que o que está em discussão é a lei e não a religião.
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José Paulo Viana
Estamos dependentes da matemática em tudo o que nos rodeia, mas a sua presença nem sempre é explícita. Os produtos, por exemplo, que usamos no dia a dia têm muito pensamento matemático subjacente. Para além deste facto, José Paulo Viana, convidado do Encontro Nacional de Professores de Matemática, salienta que estamos sempre a usar o raciocínio matemático.
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João Pedro da Ponte
A álgebra, enquanto área da matemática, tem vindo a desaparecer do plano curricular. No entanto, muitas investigações têm sido desenvolvidas com o intuito de melhorar o método de ensino da álgebra. Esta foi uma ideia apontada por João Pedro da Ponte na conferência “Álgebra: uma regra de cálculo ou uma forma de pensamento”, durante o ProfMat 2006. |
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Organização ProfMat
A comemoração dos 20 anos da Associação de Professores de Matemática marcou o ProfMat 2006. O espaço de debate “Prós e Contras” foi a novidade do encontro deste ano e, Catarina Delgado, membro da comissão organizadora, espera que este espaço continue a existir.
O ProfMat assume-se como um espaço de partilha de ideias sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. Este ano contou com quase 900 participantes. |
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