Página inicial | Mapa do Site
Destaques »» Eventos
 
 

 

Exposições 2007/08

Exposição "A URAP - Património Histórico e Referência Antifascista"

De 12 a 23 de Novembro 2007 | Átrio da ESE

Criada por resistentes antifascistas em 1976, no seguimento da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, que no regime salazarista se destacou na acção de apoio aos presos políticos e suas famílias, a URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses) desenvolve a sua acção em defesa da democracia, da paz e contra o branqueamento do fascismo.

Com o Subtítulo “Museu da Resistência”, é salientada a importância da assinatura do Protocolo com a Câmara Municipal de Peniche para que no espaço que no Forte serviu de prisão política, figure como Museu a preservação da memória do que foi a actividade policial fascista.

Com a entrega de 4.200 assinaturas na Presidência da República em defesa da preservação da memória e com a recolha de mais de 15 mil assinaturas contra a tentativa de criação do Museu Salazar em Santa Comba Dão, a URAP tem dado um forte contributo na acção em defesa do Portugal de Abril.

Com o Subtítulo de “a URAP em Movimento”, a exposição salienta a documentação apresentada directamente nas audiências concedidas pelo Procurador-geral da República e pela Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, assim como no Parlamento Europeu, pelo membro do Conselho Directivo da URAP, Paulo Marques.

No painel dedicado à Juventude, a exposição destaca as iniciativas realizadas na Faculdade de Letras de Lisboa, no Politécnico da Guarda, em Escolas Secundárias e no CNOD, em que a URAP tem levado à jovem geração o testemunho do que foi a ditadura salazarista e destacado quanto é preciosa a defesa da democracia, da paz e da liberdade.

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt