Natural
de Moçambique onde nasceu em 1965 na cidade
de Maputo (Lourenço Marques). Vive em Portugal
desde 1980. «Nesse ano aconteceu, na passagem
do 7º para o 8º ano, o meu primeiro
contacto com o ensino em Portugal que me pareceu,
logo nessa época, tender para o anárquico,
com ambientes de sala de aula nos antípodas
em relação àqueles de onde
vinha.»
Licenciou-se em História pela Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa e fez a profissionalização
para a docência de imediato (4 anos de licenciatura
e 2 anos de componente pedagógica e didáctica,
com estágio). Iniciou a vida profissional
no ensino básico e secundário em
1991.
Ao longo destes anos nunca perdeu o contacto com
Moçambique e é por essa via que
manteve permanente ligação à
vida universitária. Frequentou o mestrado
em história contemporânea na Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa, mas é
mestre em estudos africanos pelo ISCTE, área
onde neste momento é doutorando. «Foi
precisamente por estudar o domínio político
do pensamento social em Moçambique que
fui compondo a aparelhagem teórica e conceptual
que me permitiu abordar de forma crítica
o sistema de ensino em Portugal, que me parece
eivado de traços de subdesenvolvimento,
próximos das cartilhas revolucionárias
dos anos setenta.»
LIVROS:
- A Pedagogia da Avestruz. Testemunho de um Professor
(2003), Lisboa, Gradiva, 158 p. [Trata-se de uma
reflexão sobre os problemas que afectam
o sistema de ensino em Portugal, baseada numa
década de experiência docente]
- As Representações Sociais dos
Moçambicanos: do Passado Colonial à
Democratização. Esboço de
uma Cultura Política (2000), Instituto
da Cooperação Portuguesa, Colecção
Teses - nº 1, 191 p. [versão revista
da tese de mestrado com o mesmo título;
esgotado]
ARTIGOS:
- «O primado da pedagogice», Jornal
de Letras/Educação, 21/01/04.
- «Manifesto anti-sistema», Público,
12/10/03, p. 8.
- «Dogmas do desastre do ensino»,
Público, 30/12/03, p. 6.
- «Doenças crónicas do ensino
I e II», Semanário, 21/02/98 e 28/02/98. |