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Actividades Interculturais – 2006

À descoberta das comunidades

Decorreram, de 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro, as Actividades Interculturais – 2006. Foram colocados no terreno 194 alunos, distribuídos por 25 grupos de 7 a 8 alunos.

A apresentação dos trabalhos é feita, para 17 grupos, através de uma mostra de materiais em exposição no átrio da Escola de 13 a 24 de Março.

Os restantes 8 grupos apresentam os seus trabalhos numa sessão pública aberta à comunidade nas modalidade de apresentação formal e de técnicas expressivas. Essa sessão pública decorre no dia 16 de Março, das 14 às 16 horas, no Anfiteatro.

 

Estágio de campo intercultural e problematização da vida comunitária

As Actividades Interculturais constituem um estágio de terreno para todos os alunos do primeiro ano de todos os cursos da nossa Escola. Os alunos, distribuídos em grupos heterogéneos de 7/8 elementos, são colocados durante quatro dias em diferentes comunidades do distrito de Setúbal.

Aí tomam conhecimento das características das localidades, problematizam as suas dinâmicas comunitárias em relação com as infra-estruturas físicas existentes e com o papel do poder local, do associativismo, da escola e dos vários contextos educativos na construção do desenvolvimento cultural, social, económico e educativo.

Ao mesmo tempo aprendem activamente a perceber os problemas comunitários e a identificar possíveis alternativas de solução. Procura-se que, dentro da comunidade e com a comunidade – como futuros profissionais e como cidadãos – eles sejam não apenas actores mas agentes de mudança.

Com a permanência no terreno desenvolve-se também a autonomia dos alunos e as suas capacidades de relação com os outros – alunos e comunidade -, indispensáveis numa sociedade cada vez mais relacional.

 

Contacto com a diversidade comunitária do distrito e parceria com as autarquias

As localidades de estágio são escolhidas a partir da identificação das comunidades de residência dos alunos para garantir uma efectiva experiência intercultural. Cada aluno é enviado para uma comunidade diferente da de residência (e para um concelho diferente).

Procura-se também que todos os alunos tenham oportunidade de conhecer a realidade comunitária do distrito de Setúbal e a sua diversidade ambiental e cultural. Por isso são escolhidas localidades representativas dos vários tipos de ambientes e comunidades existentes: áreas de expansão urbana de cidade, bairros históricos, baixas, aldeias isoladas, bairros sociais, áreas urbanas de génese ilegal, ...

A colaboração das autarquias, Freguesias e Municípios com a Escola, através das respectivas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia joga aqui um papel fundamental, não apenas através do apoio directo a estes estágios (financiamento, alojamento, alimentação, transporte) mas também pelo apoio no terreno: partilha no diagnóstico dos problemas e na prospectiva de soluções; orientação e auxílio no contacto com os diversos agentes locais de desenvolvimento.

 

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Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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