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Formação
 

 

 

ANA MARIA DIAS BETTENCOURT

Departamento: Ciências da Educação
Professora Coordenadora


Contactos:

Gabinete: G10
Telefone: 265 710 869
E-mail: abettencourt@ese.ips.pt

 

Habilitações Académicas

Doctorat de Troisième Cycle en Sciences de lEducation. Université de Paris.V, René Descartes – Sorbonne. T ese (1982) La liaison Ecole-Milieu-Production a l'Ecole Secondaire Portugaise (1975-1976) defendida perante um júri composto pelos professores Georges Snyders,Vivianne Isambert-Jamati (directora de tese) e Louis Porcher.

Diplôme d'Études Approfondies en Sciences de l'Éducation -Université de Paris.V, René Descartes – Sorbonne.

Maîtrise en Psychologie - Université de Paris VIII- Vincennes. Monografia de Maîtrise em Psicologia Clínica dirigida por S. Tomkiewicz.

Licence en Psychologie - Université de Paris VIII, Vincennes.

Cargos de coordenação e direcção

- Foi presidente da primeira comissão instaladora (1985-1987), e do primeiro conselho directivo eleito da ESE de Setúbal (1996-1999).

- Foi presidente do conselho científico da ESE de Setúbal. (1988-1992).

- Foi presidente da União Internacional dos Professores Socialistas, associação ligada à Internacional Socialista, tendo coordenado a elaboração de políticas e a realização de congressos internacionais de professores.

- Foi coordenadora do sector da educação do Gabinete de Estudos do Partido Socialista, e porta-voz para a mesma área.

 Principais funções e cargos

- É, desde 1988, professora-coordenadora da Escola Superior de Educação de Setúbal.

- É membro do Conselho do Bureau Internacional de l’Education- BIE- Unesco

- É membro do Conselho Nacional de Educação.

- Foi membro da Ecole Doctorale de l’ Université de Paris X-Nanterre.

- Foi membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Educacional.

- Foi assessora para os assuntos da educação da Casa Civil do Presidente da República, responsável pela análise das políticas de educação e organização das inciativas realizadas pelo Presidente Jorge Sampaio na área da Educação e Ensino Superior.

- Foi Deputada à Assembleia da República pelo círculo de Setúbal (1991-95), tendo-se dedicado essencialmente às políticas de educação, ensino superior e juventude; foi porta-voz para a área da educação do Partido Socialista.

- Foi responsável, no Gabinete Coordenador do Ensino Superior Politécnico, pelo sector pedagógico da ESEs na fase de lançamento do projecto

- Tem defendido a importância do papel da formação contínua na sustentação do desenvolvimento educativo, tendo desenvolvido vários projectos nesse sentido (designadamente projectos desenvolvidos no quadro da ESE, Petra e CIMA) e pronunciando-se em vários momentos contra a desinstalação em curso da capacidade das ESEs em matéria de educação, em virtude dos indicadores do país nesta área e da necessidade de agrupamento dos esforços em torno da formação de professores e da produção de conhecimento, indispensável à mudança no terreno educativo.

- Coordena desde Outubro de 2006, o projecto desenvolvido no âmbito da ESE de Setúbal para o Ministério da Educação: Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico: O papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND). Trata-se de um projecto de investigação-formação que incide sobre a melhoria das aprendizagens, dos resultados escolares e da educação para a cidadania. O trabalho integra actividades de investigação e de formação contínua de professores e analisa este sector como elemento decisivo para melhorar as práticas educativas. Como produtos do projecto estão a ser elaboradas propostas organizativas e de de políticas curriculares para as ACND e propostas para a formação contínua de professores. Como preocupação de fundo no projecto está a necessidade de repensar o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento educativo.

- Foi docente de disciplinas de Investigação Educacional (DESE) e Introdução à Educação, na formação em serviço e coordenou vários projectos de formação contínua e investigação, designadamente o projecto CIMA- para a Unesco, e o projecto Petra- prevenção dos abandonos precoces da escolaridade .

- Como Presidente do Conselho Directivo da ESE de Setúbal de 1996 a 1999, coordenou, em colaboração com Nelson Matias e Fátima Mendes, uma proposta de Plano de Desenvolvimento da ESE incidindo designadamente sobre formação inicial, contínua, formação avançada dos docentes da ESE; recuperação do edifício e sua integração em roteiros culturais, designadamente de turismo arquitectónico.

- Fez parte de júris de concursos para professores em Escolas Superiores de Enfermagem e de Educação.

- Coordenou o projecto Cidadania, Autoridade e Integração – Análise de práticas de democracia em sede escolar. Equipa: Cristina, Gomes da Silva, Nelson Matias, Teresa Gaspar e Miriam Costa. Trata-se de um estudo onde são colocadas em confronto as imagens que a Comunicação Social produz sobre a escola, e as práticas e dificuldades colocadas à integração dos alunos de escolas situadas em meios difíceis, O projecto foi realizado no quadro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e da ESE de Setúbal com o apoio da Fundação C. Gulbenkian. (A partir de 2002).

- Entre 1997 e 2000 desenvolveu, a convite do Instituto de Inovação Educacional, com Maria Vitória de Sousa, um projecto de investigação sobre os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Foram realizados estudos de casos em escolas dos Concelhos da Moita e Sines.

- Foi membro da equipa que no Instituto de Inovação Educacional procedia à selecção no concurso para projectos de investigação.

- Colaboração no plano para a transformação do Instituto Pedagógico em Ensino Superior, Cabo Verde.

Participações, por convite, em Seminários, Colóquios, Conferências e Congressos e intervenção nos media, mais relevantes para o percurso profissional e cívico (síntese).

Tem desenvolvido ao longo dos anos uma actividade regular de intervenção cívica, política e científica, impossível de referir aqui. De que destaca alguns momentos.

Em Portugal

- Conferência sobre Cidadania, Políticas e Práticas: Desencontros. Faculdade de Ciências de Lisboa (2006)

- CNE, intervenções no âmbito do Debate sobre Educação realizado em 2006

- Fundação Gulbenkian -Valorização da diversidade linguística - uma estratégia para combater as desigualdades na educação, intervenção realizada no colóquio sobre políticas de Língua e Diversidade (2006)

- Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Porto, Desafios colocados à Educação: Novo Mandato para a Escola, Semana de Psicologia e Ciências da Educação, Março de 2005

- Conferência sobre Educação e cidadania – Profmat – Viseu - Conferência sobre Problemas, Percursos, Inovações (2002)

- ARIPESE - ESE de Lisboa, Conferência sobre Formação e Creditação de Competências dos Professores (2001)

- Reitoria da Universidade de Coimbra - Intervenção no Seminário sobre Formação de Professores e Ensino Superior (1997)

- Foi durante seis meses responsável por uma crónica semanal na TSF, 1996.

- Foi responsável, durante sete anos, em colaboração com Maria Emília Brederode Santos, pela orientação do Suplemento de Educação do Diário de Notícias.

- Escola Superior de Educação de Setúbal, Fevereiro de 1990, participação na organização e realização de uma intervenção no seminário, sobre "A Dimensão Europeia na Educação".

- GEP, 1986, seminário sobre a Formação de Professores em Portugal, comunicação sobre "As Escolas Superiores de Educação e a Melhoria da Qualidade do Ensino".

No estrangeiro

- Universidade de Nanterre - intervenção no seminário de investigação, conduzido por Marie - Anne Hugon no mestrado profissional sobre Intervenção Territórios Sensíveis. ( Maio de 2007)

- Seminário sobre "Estratégias para um Equilíbrio Relativamente ao Género na Tomada de Decisão Política", organizado pela Rede Europeia "As Mulheres na Tomada de Decisão", Dublin (1995).

- Assembleia da República de Moçambique, Maputo – Convidada pela AWEPA, (organização não governamental com sede na Holanda), no seminário destinado a formação de deputados dos diferentes partidos, sobre o funcionamento das comissões parlamentares. Realizou duas palestras, sobre a "Organização do Trabalho das Comissões" e sobre "A Ligação do Trabalho das Comissões à População" (1995).

- Participou como "perita" a convite do Conselho da Europa, em Bucareste no seminário sobre "A igualdade entre homens e mulheres, face à vida política e pública " realizado no Parlamento de Bucareste (1995).

- Ministério da Educação de França, convidada como observadora estrangeira para intervir no seminário "Ecole et Quartier", destinado a debater e avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas "Zonas de Educação Prioritária" (1993).

- Centro Internacional do Movimento Operário Sueco, Estocolmo, participação no seminário sobre "A Educação Popular na Suécia e no Terceiro Mundo”, orientado por Paulo Freire, comunicação sobre a Educação Popular em Portugal (1987).

- Participação como convidada da UNESCO no Seminário sobre "As Consequências para a Formação Inicial e Permanente do Pessoal Docente, da Integração de Novos Conteúdos", comununicação sobre algumas inovações então em curso em Portugal e sobre algumas experiências desenvolvidas na ESE de Setúbal . Universidade de Brasília – (1987).

- Universidade Federal do Ceará, realização a convite da Faculdade de Educação de uma conferência sobre "A Formação de Professores em Portugal" (1987).

Condecorações atribuídas em função do trabalho realizado no âmbito da Presidência da República- sector da educação /ensino do português no estrangeiro,

- Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal

- Comendadora da Ordem do Mérito, França

- Grande Oficial da Ordem de Leopoldo II, da Bélgica

Artigos publicados (sumário)

Tem publicado ao longo de anos artigos de opinião em jornais, que não constam desta bibliografia, designadamente Diário de Notícias, Público, Expresso, Capital, actualmente colaboração frequente, no Jornal de Letras : Secção Inquietações Pedagógicas e no Blog com o mesmo nome.

Bettencourt, A. M., & Silva C. G. (2007). (Re)Ler a “crise” da educação em três jornais, Jornal de Letras, Dezembro 2007 (síntese de trabalho de investigação)

Bettencurt, A. M., Silva, C. G., Matias, N., & Gaspar, T. (2006), Desencontros educativos, Noesis, nº 67.

Bettencourt, A. M. (2002). Formação de professores em Portugal. Missões e desafios, Revista Teias, nº6., Univ E. Rio de Janeiro

Bettencourt, A. M. (2001). Acompanhamento e apoio de práticas inovadoras: Uma perspectiva para o futuro. In Inovação em Educação, “Boa Esperança”, Conselho Nacional de Educação, Outubro de 2001.

Bettencourt, A. M. (2001). Rui Grácio e as inovações pedagógicas do 25 de Abril, Inovação, vol 14, nº 1-2.

Bettencourt, A. M., Matias, N., & Mendes, F. (1999). Um Projecto em Desenvolvimento , Cadernos da ESE.

Bettencourt, A. M., Campos, J., & Fragateiro, L. (1999). Educação para a cidadania. Setúbal: CIDME, ESE de Setúbal.

Bettencourt, A. M., & Silva Pereira, M. (1995). Coordenação da edição de Mulheres Políticas: as Suas Causas. Lisboa: Quetzal Editores.

Bettencourt, A. M., & Marques, R. (1987). Percursos escolares, estratégias de vida, códigos de conduta. Lisboa: GEP.

Bettencourt, A. M., & Oliveira, E. (1992). A pedagogia na vida escolar, Revista Escola Nova.

Bettencourt, A. M. (1990). Os professores na reforma educativa, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 29.

Bettencourt, A. M. (1987). Educação para o trabalho e escolaridade obrigatória. Revista de Educação nº2, vol. I.

Bettencourt, A. M. (1986). Análise da construção de uma escola superior de educação, in As Ciências da Educação e a Formação de Professores Comunicações do Colóquio, GEP, Ministério da Educação.

Bettencourt, A. M. (1985), Politique et plans intégrés de formation de personnels de l' éducation au Portugal, Colóquio Politique et Plans Intégrés de Formation de Personnels de L'Éducation au Portugal, UNESCO, Paris, Abril de 1985.

Bettencourt, A. M., & Brederode Santos, M. E. (1983). O serviço cívico estudantil: Proposta para uma discussão. O Professor, nº51.

Bettencourt, A. M., & Brederode Santos, M. E. (1981). A formação democrática dos alunos, In Política educacional num contexto de crise e transformação social. Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, Moraes.

Bettencourt, A. M. (1980). A educação cívica politécnica: Uma inovação?. Raíz e Utopia, nº 9 e 10.

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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