Departamento:
Ciências da Educação
Área Científica:
Psicologia/Pedagogia
Professora Adjunta equiparada
Contactos:
Gabinete: G10
Telefone: 265 710 869
E-mail: cibelef@ese.ips.pt
Formação/ Graus Académicos:
Mestrado em Relações Interculturais,
dissertação em Educação
Intercultural, na Universidade Aberta de Lisboa,
concluído em 1999, com a classificação
de MUITO BOM
Licenciatura em Psicologia (ramo Psicologia Educacional),
realizada no Instituto Superior de Psicologia
Aplicada (ISPA), concluída em 1994, com
a média final de 16 valores
Curso do Magistério Primário, realizado
na Escola do Magistério Primário
de Lisboa (actual Escola Superior Educação),
concluído em 1987, com a classificação
de 16 valores
Formação não Académica
Animação e Coordenação
de Campos e Colónias de Férias.
(1989-1992) na União para a Acção
Juvenil Educativa (UPAJE).
Oficina Drama (formação dramática
para e com adolescentes) realizado na “Comuna-Teatro
de Pesquisa” pelo actor e encenador João
Mota (1981-1983)
Cargos de direcção e coordenação:
Disciplinas que lecciona:
(actualizado em breve)
Publicações:
Livros
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva
(2000). Educação para a Cidadania
no Sistema Educativo Português (1974-1999).
Lisboa: GAERI/IIE
Carla Cibele Figueiredo (2000). Àrea Escola:
Sete Vozes, sete percursos em Escolas Básicas
e Secundárias. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional (IIE).
Isabel Menezes, Elisabete Xavier, Carla Cibele
(1996). A Educação Cívica
nos programas e manuais do Ensino Básico.
Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele Figueiredo, Eunice Góis (1995)
"A avaliação da escola como
estratégia de desenvolvimento da organização
escolar". Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis
( 1994). "Escola Básica Integrada
- caracterização de um processo".
Lisboa: IIE /DASE.
Isabel Branco, Carla Cibele (1992) "Área
Escola em experiência - um estudo de caso
numa escola C+S”. Lisboa: IIE/DAP.
Capítulos de livros
Carla Cibele Figueiredo (2002), Horizontes da
Educação para a Cidadania na Educação
Básica. In Paulo Abrantes (coord) Áreas
Curriculares não disciplinares. Lisboa,
Departamento de Educação Básica.
Carla Cibele Figueiredo (2002), Contextos e Estratégias
em Educação para a Cidadania Democrática.
In José Manuel Pureza (coord.), Educação
para a Cidadania no Ensino Secundário.
Lisboa, Departamento do Ensino Secundário.
Carla Cibele Figueiredo (2001), Formação
em Educação para a Cidadania, in
José Manuel Pureza, Relatório Final
do Projecto de Educação para a Cidadania
Democrática. Lisboa, GAERI
Carla Cibele Figueiredo (1999). Dimensão
Intercultural na Área de Projecto in Carlos
Cardoso, Gestão Intercultural do Currículo.
Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas
de Educação Multicultural
Artigos:
Carla Cibele Figueiredo (2002). Educar para a
Cidadania-novos tempos, velhos desígnios.
Revista Noesis
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva
(1999). Educação para a Cidadania
no Sistema Educativo Português (1974-1999).
Inovação 12.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis
(1994) A Escola Básica Integrada e a Formação
de professores. Jornal do Sindicato de Professores
da Região Centro
Carla Cibele, Cândida Hespanha, , Eunice
Góis (1994) Escolas Básicas Integradas,
que potencialidades? Revista Noesis, N° 29.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis
(1993) Escolas Básicas Integradas caracterização
de um processo. Revista Inovação,
Vol 6 n° 2, IIE
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1993) Área
Escola: um espaço para a mudança.
Revista Inovação, Vol 6 n° 2,
IIE
Carla Cibele, Isabel Branco (1993). Área
Escola em experiência. Avaliação
em Educação - Actas do II Colloque
Nacional de L'AIPEUAFIRSE, Faculdade de Psicologia
e Ciências da Educação da
Universidade de Lisboa.
Carla Cibele (1993). Formação Contínua
- Entusiasmos & Receios. Revista Educação
N° 6, Porto Editora.
Carla Cibele, Ana Pais, João Silva (1993)
Intervenção do Serviço de
Psicologia e Orientação no contexto
da avaliação. Revista Noesis, No.
27, IIE.
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1992) Tirar os óculos
para ver a escola. Revista Noesis, N° 22,
IIE
Outras informações:
Investigação e Investigação-Acção
Projecto ”Educação para a
Cidadania Democrática”(ME/Conselho
da Europa)
Projecto "Educação Intercultural”(Câmara
Municipal de Lisboa/Instituto Irene Lisboa)
Estudo de caso múltiplo designado como
“Área Escola, sete vozes, sete percursos”
em escolas Básicas e Secundárias.
Formação inicial
Docente na ESE de Setúbal. Em 1999, entrou
para a carreira docente do Ensino Superior Politécnico,
exercendo funções docentes na ESE
de Setúbal, no Departamento de Ciências
de Educação, onde se encontra actualmente.
Docente na ESE de Coimbra. Colaboração
como docente a tempo parcial na ESE de Coimbra
na formação de animadores socio-educativos.
Nessa qualidade acompanhou o desenvolvimento dos
Projectos de Investigação-acção
do 4º ano desta licenciatura e nessa qualidade
presidiu ao jurí de apreciação
dos mesmos. (1999-2000)
Docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada
(ISPA). Colaboração como docente
a tempo parcial do Instituto Superior de leccionando
a Cadeira de Psicopedagogia do Adolescente. (1997-99)
Cursos para professores
Curso “Círculo de Estudos para o
Desenvolvimento Organizacional da Escola/Formação
à distância”
Curso “Educação para a Cidadania
e Direccão de Turma”
Oficina de Análise de Projectos e construção
de materiais na área da Educação
para a Cidadania Democrática (2000)
Cursos para outros técnicos de
educação
Curso “Gestão pedagógica de
espaços de animação sócio-educativa”
Curso “Educação Intercultural”
Formação para Psicólogos
do(s) SPO(s) - Projecto SPOnet
Formação para agentes educativos
da Casa Pia de Lisboa
Comunicações para escolas,
autarquias e outros serviços educativos
Educação para a Cidadania e Formação
Cívica – Instituição
promotora: Colégio Marista de Lisboa
Educação para a Cidadania e Formação
Cívica – Instituição
promotora: Escola Básica 2,3 da Pontinha
Planear, desenvolver e avaliar um projecto –
Instituição promotora: Município
de Odivelas
Educação para a Cidadania –
Instituição promotora: Câmara
Municipal de Loures
Educação para a Cidadania –
Instituição promotora: Sindicato
dos Professores da Zona Sul
Educação Multicultural – Instituição
promotora: integrado nas Jornadas Pedagógicas
do Sindicato de Professores da Grande Lisboa-
Direcção Regional do Oeste
Desafios de uma Educação Intercultural
– Instituição promotora: Sindicato
dos Professores da Zona Sul
Autonomia e Projecto Educativo – Instituição
promotora: Sindicato dos Professores da região
Centro. Jornadas pedagógicas –Leiria/Alcobaça
Área Escola em tempo de reencontro –
Instituição promotora: Jornadas
Pedagógicas promovidas pelo Centro de Formação
Lindley Sintra - Oeiras
Participação em projectos
de investigação-acção
e/ou outros projectos em Educação
Educação para uma Cultura de Paz
(2001)
Co-Educação-do Princípio
ao Desenvolvimento de uma prática(1999-2001)
Projecto Educação Intercultural
Outros trabalhos desenvolvidos na ESE
Comissão de Avaliação do
Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino
Básico (2002-2003)
Relatora, em conjunto com Ana Bettencourt, da
Mesa Redonda sobre Educação e Cidadania,
no Dia Aberto do IPS (2001-2002)
Membro da Comissão Organizadora do Encontro
“Cidadania, Educação e Território”
(2001-2002)
Comissão de Acreditação do
Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino
Básico (2001-2002)
Membro da Organização do II Encontro
S. Paulo (1999-2000)
Projectos de Investigação:
Os projectos já anteriormente referidos
na área da Educação para
a Cidadania Democrática e de Educação
Intercultural tinham uma forte componente de investigação.
O projecto de doutoramento, centrado nas questões
do Associativismo e Cidadania (Associações
de Estudantes e Associações de Pais),
encontra-se numa fase muito embrionária,
pelo que uma referência mais completa não
se julga oportuna.
Áreas de Interesse/ Investigação:
Psicossociologia
Psicologia das relações interpessoais
Psicopedagogia
Psicologia do adolescente
Orientação escolar e vocacional
Metodos de Investigação em educação
Animação sócio-educativa
Educação para a Cidadania
Educação Intercultural
Associativismo juvenil e parental
Relação Escola-pais e Escola-Comunidade
Concepção, dinamização
e avaliação de projectos em Educação
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