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Formação
 

 

 

JORGE MANUEL BENTO PINTO
 

Departamento: Ciências da Educação
Área Científica: Psicologia da Educação
Professor coordenador


Contactos:

Gabinete: G9
Telefone: 265 710 870
E-mail: jpinto@ese.ips.pt


Formação/ Graus Académicos:

2004 – Aprovação no concurso de provas públicas para professor coordenador na área da Psicologia da Educação do Departamento de Ciências da Educação.

2003 - Conclui o Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho onde apresenta como trabalho de tese: "A Avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: uma construção social"

1990 - Realização Provas Publicas de aptidão cientifica e pedagógica para professor adjunto, onde apresentou um trabalho sobre:" Avaliação Escolar…concepções, problemas e práticas"

1981/1983 - Curso de Pós - Graduação em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e a School of Education da Universidade de Bristol

1979 /1980 - Estágio profissional no Centro de Investigação Pedagógica do Instituto Gulbenkian de Ciência sob a orientação do Dr. Rui Grácio.

1979 - Licenciatura em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada com a média final de 17 Valores.


Cargos de direcção e coordenação:

Coordenador do curso de Animação e Intervenção Sociocultural


Disciplinas que lecciona:
(actualizado em breve)


Publicações:

Em livros
2000 - A mobilidade docente e a avaliação dos alunos: a frente e o verso. In: João Formosinho (Ed.), Estudos sobre a Mobilidade Docente. Lisboa: Ministério da Educação, Cadernos PEPT 2000.

1999 - Dimensões de formação na educação. Contributos para um manual de metodologia geral. Comissão Europeia; Fundação Calouste Gulbenkian. (em colaboração)

1999 - Avaliação pedagógica. In Dimensões de formação na educação. Contributos para um manual de metodologia geral. Comissão Europeia; Fundação Calouste Gulbenkian.

1999 - Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos, I.E.F.P., Lisboa: Colecção aprender. (3º edição)

1998 - Escolas básicas 2,3, um edifício e duas escolas, ou uma organização integrada? Lisboa: Ministério da Educação. (em colaboração)

1998 - Estudo de avaliação do ensino recorrente. Lisboa: Ministério da Educação. (em colaboração)

1996 - Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos, I.E.F.P., Lisboa. Colecção aprender (2º edição).

1994 - A Avaliação Como Estratégia De Formação. In R. d’Espiney e R. Canário (Orgs.), Uma Escola Em Mudança Com A Comunidade – Projecto ECO, 1986-1992. Experiências e Reflexões. Lisboa: IIE.

1992 - Psicologia da Aprendizagem, Concepções, Teorias e Processos, I.E.F.P., Lisboa. Colecção aprender.1989 – Avaliação escolar. Concepções… problemas e práticas. Escola Superior de Educação de Setúbal.

1986 - Projecto de investigation/intervencion educativa en un Bairro Popular de Lisboa. In: J. M Quintana, (Coord.), Investigacion Participativa – Educacion de Adultos, Narcea, Madrid. (em colaboração)

Em publicações periódicas
2001 - A avaliação num currículo baseado em competências – Revista nº 4 do DEB ME – www.deb.min-edu

1998 - Novas políticas para a educação básica: prioridade ao 1º ciclo, mesa redonda. Inovação, vol. 11, nº 1.

1997 - Acesso ao ensino superior. Esperar o inesperado? ENSINUS, nº 8.


Outras informações:

Projectos de Investigação
"A avaliação formal no Ensino Básico: Uma construção social": trabalho de investigação que constitui a dissertação no âmbito do doutoramento

Outros projectos de Investigação, Intervenção e Inovação
2001. Autor (em col.) do programa de "avaliação das aprendizagens"- que integra o plano curricular da Formação de Formadores , do Centro Nacional de Formação de Formadores- IEFP)

1998-2001. Co- coordenador do "Projecto de Reestruturação Curricular da Componente de Formação Sócio - Cultural dos Dispositivos de Formação" do Instituto de Emprego e Formação Profissional" resultante da encomenda feita pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

1998. Coordenador da equipa que conduziu o Estudo de Avaliação do Ensino Recorrente, por nomeação da Secretária de Estado da Educação e Inovação (1998)

1998. Coordenador do grupo de trabalho responsável pela elaboração do relatório de auto - avaliação da Licenciatura em Ensino de Matemática e Ciências da Escola Superior de Educação de Setúbal.

1998/2000Coordenador executivo da equipe do Projecto "Avaliação de Desempenho dos docentes do Ensino Superior", resultante da encomenda feita pelo Departamento do Ensino Superior.

1996-2000. Membro do grupo de trabalho para o estudo e desenvolvimento do 1ª ciclo do Ensino Básico no âmbito do Departamento do Ensino Básico, Ministério da Educação. ()

1996/1999. Coordenador da equipe de Setúbal do grupo de estudos e Investigação para a Territorialização da Educação ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico

1997/1999. Co - responsável pelo projecto "Crianças com interrupções na aprendizagem", em colaboração com a Shool of Education da Universidade de Edimburgo no âmbito do programa Sócrates, da Comunidade Europeia)

Cargos de direcção e de coordenação cientifico pedagógica:

2002. Integra a Comissão Coordenadora do Conselho Científico da ESE de Setubal

1995 a 1998. Presidente do Conselho Científico da ESE de Setúbal

1990 a 1992. Coordenador do Departamento de Ciências da Educação da ESE de Setúbal.


Áreas de Interesse/ Investigação:

Avaliação e aprendizagem; 1º ciclo do Ensino Básico, Avaliação de Políticas de Educação/Formação; Ensino Superior (Avaliação e Pedagogias)

 

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 13-06-2008
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