Departamento:
Ciências da Educação
Área Científica:
Psicologia da Educação
Professor coordenador
Contactos:
Gabinete: G9
Telefone: 265 710 870
E-mail: jpinto@ese.ips.pt
Formação/ Graus Académicos:
2004 – Aprovação no concurso de provas públicas para professor coordenador na área da Psicologia da Educação do Departamento de Ciências da Educação.
2003 - Conclui o Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho onde apresenta como trabalho de tese: "A Avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: uma construção social"
1990 - Realização Provas Publicas de aptidão cientifica e pedagógica para professor adjunto, onde apresentou um trabalho sobre:" Avaliação Escolar…concepções, problemas e práticas"
1981/1983 - Curso de Pós - Graduação em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e a School of Education da Universidade de Bristol
1979 /1980 - Estágio profissional no Centro de Investigação Pedagógica do Instituto Gulbenkian de Ciência sob a orientação do Dr. Rui Grácio.
1979 - Licenciatura em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada com a média final de 17 Valores.
Cargos de direcção e coordenação:
Coordenador do curso de Animação
e Intervenção Sociocultural
Disciplinas que lecciona:
(actualizado em breve)
Publicações:
Em livros
2000 - A mobilidade docente e a avaliação
dos alunos: a frente e o verso. In: João
Formosinho (Ed.), Estudos sobre a Mobilidade Docente.
Lisboa: Ministério da Educação,
Cadernos PEPT 2000.
1999 - Dimensões de formação
na educação. Contributos para um
manual de metodologia geral. Comissão Europeia;
Fundação Calouste Gulbenkian. (em
colaboração)
1999 - Avaliação pedagógica.
In Dimensões de formação
na educação. Contributos para um
manual de metodologia geral. Comissão Europeia;
Fundação Calouste Gulbenkian.
1999 - Psicologia da aprendizagem, concepções,
teorias e processos, I.E.F.P., Lisboa: Colecção
aprender. (3º edição)
1998 - Escolas básicas 2,3, um edifício
e duas escolas, ou uma organização
integrada? Lisboa: Ministério da Educação.
(em colaboração)
1998 - Estudo de avaliação do ensino
recorrente. Lisboa: Ministério da Educação.
(em colaboração)
1996 - Psicologia da aprendizagem, concepções,
teorias e processos, I.E.F.P., Lisboa. Colecção
aprender (2º edição).
1994 - A Avaliação Como Estratégia
De Formação. In R. d’Espiney
e R. Canário (Orgs.), Uma Escola Em Mudança
Com A Comunidade – Projecto ECO, 1986-1992.
Experiências e Reflexões. Lisboa:
IIE.
1992 - Psicologia da Aprendizagem, Concepções,
Teorias e Processos, I.E.F.P., Lisboa. Colecção
aprender.1989 – Avaliação
escolar. Concepções… problemas
e práticas. Escola Superior de Educação
de Setúbal.
1986 - Projecto de investigation/intervencion
educativa en un Bairro Popular de Lisboa. In:
J. M Quintana, (Coord.), Investigacion Participativa
– Educacion de Adultos, Narcea, Madrid.
(em colaboração)
Em publicações periódicas
2001 - A avaliação num currículo
baseado em competências – Revista
nº 4 do DEB ME – www.deb.min-edu
1998 - Novas políticas para a educação
básica: prioridade ao 1º ciclo, mesa
redonda. Inovação, vol. 11, nº
1.
1997 - Acesso ao ensino superior. Esperar o inesperado?
ENSINUS, nº 8.
Outras informações:
Projectos de Investigação
"A avaliação formal no Ensino
Básico: Uma construção social":
trabalho de investigação que constitui
a dissertação no âmbito do
doutoramento
Outros projectos de Investigação,
Intervenção e Inovação
2001. Autor (em col.) do programa de "avaliação
das aprendizagens"- que integra o plano curricular
da Formação de Formadores , do Centro
Nacional de Formação de Formadores-
IEFP)
1998-2001. Co- coordenador do "Projecto de
Reestruturação Curricular da Componente
de Formação Sócio - Cultural
dos Dispositivos de Formação"
do Instituto de Emprego e Formação
Profissional" resultante da encomenda feita
pelo Instituto de Emprego e Formação
Profissional.
1998. Coordenador da equipa que conduziu o Estudo
de Avaliação do Ensino Recorrente,
por nomeação da Secretária
de Estado da Educação e Inovação
(1998)
1998. Coordenador do grupo de trabalho responsável
pela elaboração do relatório
de auto - avaliação da Licenciatura
em Ensino de Matemática e Ciências
da Escola Superior de Educação de
Setúbal.
1998/2000Coordenador executivo da equipe do Projecto
"Avaliação de Desempenho dos
docentes do Ensino Superior", resultante
da encomenda feita pelo Departamento do Ensino
Superior.
1996-2000. Membro do grupo de trabalho para o
estudo e desenvolvimento do 1ª ciclo do Ensino
Básico no âmbito do Departamento
do Ensino Básico, Ministério da
Educação. ()
1996/1999. Coordenador da equipe de Setúbal
do grupo de estudos e Investigação
para a Territorialização da Educação
ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico
1997/1999. Co - responsável pelo projecto
"Crianças com interrupções
na aprendizagem", em colaboração
com a Shool of Education da Universidade de Edimburgo
no âmbito do programa Sócrates, da
Comunidade Europeia)
Cargos de direcção e de coordenação
cientifico pedagógica:
2002. Integra a Comissão Coordenadora
do Conselho Científico da ESE de Setubal
1995 a 1998. Presidente do Conselho Científico
da ESE de Setúbal
1990 a 1992. Coordenador do Departamento de Ciências
da Educação da ESE de Setúbal.
Áreas de Interesse/ Investigação:
Avaliação e aprendizagem; 1º
ciclo do Ensino Básico, Avaliação
de Políticas de Educação/Formação;
Ensino Superior (Avaliação e Pedagogias)
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