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Formação
 

 

 

LUÍSA RAMOS DE CARVALHO
 

Departamento: Ciências da Educação
Professora Adjunta

Contactos

Gabinete: G8
Telefone: 265 710 853
E-mail: lcarvalho@ese.ips.pt

Áreas de Interesse de Investigação

- Socialização das crianças pertencentes a minorias étnicas cruzando a investigação efectuada na área da Psicologia Social e das Ciências da Educação;

- Relação escola – família com particular interesse nas estratégias de envolvimento parental em contexto de creche, jardim-de-infância e 1.º CEB

Habilitações Académicas

1983 - Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa com a classificação final de catorze valores e qualificação de Bom.

1995 - Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Educação e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a classificação de “Muito Bom por unanimidade” atribuída à dissertação intitulada “O estudo do pensamento dos pais sobre educação e desenvolvimento dos seus filhos - um estudo sobre a variabilidade das ideias” orientado pela Professora Doutora Maria Benedita Monteiro (Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa).

2000 - Doutoranda em Psicologia Social e Organizacional do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas.

Formação Complementar

1984 - Curso de monitores de Ludotecas, Instituto de Apoio à Criança/Fundação Calouste Gulbenkian;

1986 - Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Infantil, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

1987 - Curso Básico do programa “Portage”, Direcção de Serviços de Orientação e Intervenção Pedagógica/Centro de Observação e Intervenção Médico-Pedagógico.

Docência no Ensino Superior

Entre 1984 e 1989 - Docente da área científica de Psicologia na Escola Normal de Educadoras de Infância de Coimbra

Desde 1989 - Docente da área científica de Psicologia no Departamento de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

- Leccionação, entre 1989 e 1994 , das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação, nomeadamente “Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem” do Tronco Comum a todos os cursos de formação de professores e “Desenvolvimento e Contextos Educativos” do 2.º ano dos cursos de formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância.

- Leccionação, entre 1989 e 2000, da disciplina de opção intitulada “Relação entre a Escola e a Família”, disponível para todos os cursos de formação de Professores e Educadores de Infância

- Leccionação, entre 1989 e 2000, das disciplinas de Ciências da Educação, de “ Introdução à Educação” e “Educação e Contextos de Intervenção” do 1.º ano dos cursos de licenciatura de Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino e de Professores de Matemática

- Leccionação, entre 1989-2000 e 2005-2007 da disciplina “Necessidades Educativas Especiais” do 3.º ano do curso de licenciatura de Educadoras de Infância e dos cursos de Formação de Professores

- Leccionação, entre 2005-2007, da disciplina do 4º ano de “Educação, Animação e desenvolvimento”, “Metodologias de Projectos de Animação” do curso de licenciatura em Educadores de Infância de Infância.

Cursos e Acções de Formação

1996 - A Criança entre a Família e a Escola, creditada pelo FOCO, destinada a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância, Escola n.º 2 do Monte da Caparica.

1997 - Círculo de Estudos em torno da Educação Multicultural, creditado pelo FOCO, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Primária n.º 2 do Laranjeiro.

1998 - Formação de Professores para a Parceria com a Família e a Comunidade, creditada pelo FOCO, destinada a professores envolvidos no “Estudo sobre a Relação Escola, Família e Comunidade”, promovido pelo DAPP do Ministério da Educação .

Círculo de Estudos em torno da Educação Multicultural, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Primária n.º 2 do Monte da Caparica.

1999 - Formação de Professores para a Parceria com a Família e a Comunidade, creditada pelo FOCO, destinada a professores envolvidos no “Estudo sobre a Relação Escola, Família e Comunidade” promovido pelo DAPP do Ministério da Educação;

2000 - Círculo de Estudos em torno da Educação Multicultural, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Primária n.º 2 do Monte da Caparica.

Actividades de gestão do ensino

Entre 1996 e 1998 - Membro da Equipa de Coordenação do Departamento de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Entre 1997 e 1999 - Membro do Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação de Setúbal, sendo responsável pelo acolhimento institucional dos alunos estrangeiros que integram o programa ERASMUS. Neste sentido organizou as actividades de recepção e acompanhamento destes estudantes, visitas culturais e a contextos educativos diversificados, as aulas de português e integração em actividades desenvolvidas.

Entre 1998 e 2001 - Coordenadora do Departamento de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Membro da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Actividades Científicas

Projectos de Investigação

Entre 1998 e 1999 - Coordenadora Regional pela Escola Superior de Educação de Setúbal do Estudo sobre Relação Escola, Família e Comunidade”, desenvolvido pelo Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento (DAPP) do Ministério da Educação, visando a caracterização das práticas de relação escola, família e comunidade existentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Pré–Escolar e a dinamização de projectos inovadores nesta área.

Entre 1999 e 2001 - Investigadora Responsável da Escola Superior de Educação de Setúbal no projecto intitulado Relações interculturais, mudança de atitudes e condições de generalização da mudança: a perspectiva do desenvolvimento infantil, desenvolvido no âmbito do projecto n.º PESH/e/PSI/0083/96 PRAXIS XXI, em parceria com o Centro de Investigação e de Intervenção em Ciências Sociais/Unidade de Investigação em Ciências Sociais/ISCTE e Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Grupo de Ecologia Social. Neste projecto foi responsável pelo Estudo 1 – “ Contribuição das crenças dos educadores, do estatuto dos grupos da saliência situacional dos grupos e do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos para o desenho dos processos de categorização, comparação, identidade social e padrões de discriminação intergrupal.

Entre 2002-2005 - Investigadora Responsável da Escola Superior de Educação de Setúbal no projecto intitulado Factores sócio-cognitivos da construção e gestão da identidade social nas relações interétnicas: a perspectiva do desenvolvimento, desenvolvido no âmbito do projecto POCTI/PSI/41970/2001 PRAXIS XXI em parceria com o Centro de Investigação e de Intervenção Social/Unidade de Investigação em Ciências Sociais/ISCTE e Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Grupo de Ecologia Social. Neste projecto foi responsável pelo Estudo.

Orientação de Monografias/Orientação de Estágios

1997/98 - Orientação de monografia de licenciatura intitulada “Relação Escola – Família” desenvolvido pelas estudantes Elsa Botas e Maria João Silva no âmbito do “Seminário de Investigação e Projecto” do 4.º ano do Curso de Professores do Ensino Básico –2.º Ciclo Variante de Português/Inglês.

1998/99 - Orientação de monografia de licenciatura “Relação Escola/Família - Trabalhos de Casa” desenvolvido pelo Professor José Carvoeiro no âmbito do seminário de “Investigação Educacional “ do Curso de Estudos Superiores Especializados em Integração Escolar;

- Orientação de monografia de licenciatura “As Famílias de Acolhimento - estudo exploratório sobre o modo como pensam a educação dos menores a seu cargo” desenvolvido pela Educadora Maria José Rebelo no âmbito do seminário de “Investigação Educacional“ do Curso de Estudos Superiores Especializados em Integração Escolar;

- Orientação de monografia de licenciatura “O programa de tutorias numa escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico –estudo de uma caso ” desenvolvido por Ana Santos e Sandra Reis no âmbito do “Seminário de Investigação e Projecto” do 4.º ano da Variante de Línguas.

1999/2000 - Orientação do Estágio Curricular em Investigação de José Pedro dos Santos Dias, no âmbito da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações no Centro de Investigação e Intervenção Social/Instituto Superior de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa.

2002/03 - Orientação do Estágio Curricular em Investigação de Maria Augusta Correia, no âmbito da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações no Centro de Investigação e Intervenção Social/Instituto Superior de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa.

2003/04 - Orientação do Estágio Curricular, João António no âmbito da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações no Centro de Investigação e Intervenção Social/Instituto Superior de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa.

Apresentações em seminários, congressos e outros

1986 - Ramos-Carvalho L. e Monteiro, M. B., (1986) “A interacção mãe-filho no primeiro ano de vida: Metodologia de investigação”, comunicação apresentada no II Simpósio de Investigação em Psicologia, promovido pela Associação Portuguesa de Psicologia, L.N.E.C., Lisboa, 28-30 de Novembro.

1996 - Ramos-Carvalho, L. e Monteiro, M. B.(1996) “Parents’ ideas about development and education”, poster apresentado no XXVI International Congress of Psychology, Montreal, Canadá, 16-21 de Agosto

Ramos-Carvalho L., “Variabilidade das Ideias dos Pais sobre Educação e Desenvolvimento dos Filhos”, comunicação apresentada no IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa. Portugal, 17-18 de Novembro

2000 - Ramos-Carvalho, L., António, J.; Mouro, C.; Monteiro, M.B., “Crenças dos Educadores sobre Infância, Aprendizagem e Escolarização das Crianças em contextos escolares multiculturais”, comunicação apresentada no 1º Congresso Hispano-Português de Psicologia, Santiago de Compostela, Espanha, 20-23 de Setembro.

2001- Ramos-Carvalho, L., António, J.; Mouro, C.; Monteiro, M.B., “Crenças dos Educadores sobre Infância, Aprendizagem e Escolarização das Crianças em contextos escolares multiculturais”, comunicação apresentada no 1º Congresso Hispano-Português de Psicologia, Santiago de Compostela, Espanha, 20-23 de Setembro.

2002 - Ramos-Carvalho, L., António, J.; Mouro, C.; Monteiro, M.B., “Educators Beliefs about Development and Education of Children during Primary School” comunicação apresentada no VIIth European Congress of Psychology, Londres, Reino Unido, 1-6 de Junho

2003 - Ramos-Carvalho L, Correia, M. Augusta, Costa, P, Monteiro, M. B. “ Educators Beliefs about Development and Education of Children during Primary School,” poster apresentado no VIIIth European Congress of Psychology, Viena, Aústria, 6-11 Julho

2004 - Ramos-Carvalho L, Costa, P, Monteiro, M. B. “School Context, Ethnic Identity and School Achievement in Black Children”,poster apresentado no SPSSI 2004 Convention - From Desegregation to Diversity, Washington, DC, 25 – 27 Junho

2004 - Ramos-Carvalho L, Costa, P, Monteiro, M. B. “O papel da identificação étnica e da composição étnica da turma no insucesso escolar de crianças de origem africana” comunicação apresentada no 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 22-25 de Setembro.

2004- Estrutura da identidade étnica em crianças de origem africana a residir em Portugal, III Encontro de psicologia Social e das Organizações: “Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional”, ISCTE, Lisboa, 24-28 Outubro .

2005 - Ramos-Carvalho L, Costa, P, Monteiro, M. B. “Do Children’s Perceived Parental Ethnic Socialization Practices Predict Children's Ethnic Identity And Acculturation? The Mediator Role Of Ethnic Identity” poster apresentado no 14th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology, Wurzburg, Alemanha, 19/23 Julho

2006 - Ramos-Carvalho L, Costa, P, Monteiro, M. B. “Crescendo entre dois mundos: socialização familiar, escolhas identitárias e estratégias de aculturação em crianças bi-culturais”, comunicação apresentada no VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora, Portugal, 28-30 Novembro.

Publicações

Entre 1990 e 1991 - Colaboradora da revista Rua Sésamo, como membro da Equipa de Investigação responsável pela elaboração das Fichas Educativas da revista. Estas fichas ajudam a compreender os objectivos educativos da série e dão ideias para a sua exploração em casa ou no Jardim-de-infância. Autora das fichas: Ajudar a criança a ser independente (nº1, Dezembro de 1989); Partilhar e Seriar (nº 3, Janeiro 1990); Imaginar (nº8, Junho de 1990); Praticar (nº7, Maio de 1990); Actividade Física e Observar.

Colaboradora da revista Rua Sésamo, como responsável pela elaboração da rubrica de Aprender a brincar. Brincar a aprender de exploração da série televisiva Rua Sésamo que acompanharam toda a emissão da 1ª série do programa.

Publicou na revista Rua Sésamo os seguintes artigos de divulgação: Viajar de carro com as crianças, (n.º 10 de Setembro de 1990), A desenhar o Poupas, (n.º 12 de Novembro 1990) e Sobre o Jardim de Infância , (n.º 26 de Outubro de 1991).

1992 - The role of Pre-School Education in the promotion of equal opportunities for boys and girls”, in The role of families in the promotion of equal opportunities for boys and girls: the implications for teacher education. Series on Equal Opportunities and teacher Education in Europe ( vol.5), ATEE.

1996 - Ramos-Carvalho, L. “A variabilidade das ideias das mães sobre educação e desenvolvimento dos seus filhos, in Maria Benedita Monteiro e Paula Castro (0rg.) O que pensam os pais sobre educação e desenvolvimento dos filhos”, Oeiras: Edições Celta .

1998 - Editorial do Boletim Multicultural, número temático intitulado Escola, Famílias e Culturas, publicado pelo CIOE/ESE de Setúbal, N.º 9 - 2.º semestre de 97/1.º sem. de 1998.

Elaboração do Programa de Psicologia para o 12º ano, Sistema Educativo de Cabo Verde, desenvolvido no âmbito do Convénio de Cooperação Científica e Tecnológico Portugal/Cabo Verde, Ministério da Educação, ciência, Juventude e Desporto de Cabo Verde

2002 - Ramos-Carvalho, L., Mouro, C., António, J., Monteiro, M. B. “Crenças dos Educadores sobre Infância, Aprendizagem e Escolarização de Crianças em Contextos Escolares Multiétnicos”, Psicologia, XVI, (2), 325-350

Júris de concursos

1996/9 7 - Integrou Júri de Selecção Documental dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Integração Escolar, Escola Superior de Educação de Setúbal.

1997/98 - Integrou Júri do Exame Extraordinário de Avaliação de Capacidade para Acesso ao Ensino Superior, provas escrita e oral de Ciências da Educação para candidatos aos cursos de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

1998/99 - Integrou Júri de selecção do concurso para docente educador de infância, em regime de substituição temporária, para o Departamento de Ciências da Educação.

Integrou Júri de selecção de assistente do 1.º Triénio para o Departamento de Ciências da Educação.

Outros

2002/2005 - Bolseira de doutoramento ao abrigo do Contrato Programa para Formação Avançada programa PRODEPE II, medida5.3 (Abril 2002- Abril 2005)

Prémios

2004 – International Student Award pela comunicação apresentada em formato de poster no SPSSI 2004 Convention - From Desegregation to Diversity, Washington, DC, 25 – 27 Junho intitulada “School Context, Ethnic Identity and School Achievement in Black Children” em co-autoria com Patricia Costa e Maria Benedicta Monteiro.

 

 

 

 

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Data da última actualização: 16-01-2008
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