|  |  Departamento: Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento - Ciências Sociais Professor - Coordenador de nomeação definitiva
  Contactos  
                               Gabinete: Conselho DirectivoTelefone: 265 710 860
 E-mail:  lsouta@ese.ips.pt
  Habilitações Académicas e Profissionais  
                               Provas Públicas para Professor Coordenador para a área científica II – Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento – disciplina de Antropologia da Educação da ESE de Setúbal: Dissertação (“A Voz da Escrita: a escola na palavra dos escritores”) e Lição (“Antropologia da Educação, Multiculturalidade e Formação de Educadores”).  Doutorando na área da Antropologia da Educação, sob a orientação do Prof. Doutor Raúl Iturra, ISCTE; dissertação sobre “A Escola Através da Literatura: Uma Análise do Processo Educativo”.  Master of Education - Social Education, Universidade de Boston - School of Education (EUA). Concedida a equivalência ao Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, 1986.  Licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, 1977.  Qualificação de Estatuto de Formador, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas seguintes áreas: Antropologia, Educação em Ciências Sociais, Educação Multicultural.  Estágio pedagógico no ensino preparatório (1º grupo: História/ Sociais Estudos/ Português), Escola Preparatória António Pereira Coutinho (Cascais).   Cargos de direcção e coordenação  
                               Presidente do Conselho Directivo da ESE de Setúbal.  Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico.   Disciplinas que lecciona  
                              Antropologia da Educação (2º ano, semestral), Conhecimento Social e Educação Infantil (4º ano, semestral), curso de Educadores de Infância.  Metodologias e Técnicas de Investigação em Educação, “Mestrado em Ciências da Educação/ especialização em Educação de Infância” (1º semestre).  Contextos Educativos no Meio Físico e Social, variantes de Educação Visual e Tecnológica (2º ano, semestral) e Ciências da Natureza-Matemática (3º ano, semestral).  Ciências Sociais, Curso de Animação e Intervenção Sociocultural (1º ano, anual).  Ciência, Cultura e Sociedade, Tronco Comum dos Cursos de Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, Comunicação Social, Desporto e Recreação, Animação e Intervenção Sociocultural (1º ano, anual).  Conhecimento do Mundo Social – Aprender Investigando, Curso de Formação Complementar, Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (semestral).   Livros publicados  
                               Amardor , Junta de Freguesia de Castelo Branco, 2003 [poesia]  Multiculturalidade & Educação . Porto: Profedições, 1997 [ensaios]  A Escola da Nossa Saudade . Porto: Profedições, 1995 [short stories]  Escolas Superiores de Educação, Ensino Politécnico e Formação de Professores: uma década de debates, algumas polémicas e crítica que baste . Porto: Profedições, 1995 [ensaios]  A mulher nas bocas do povo e na pena dos escritores . Setúbal: ESE de Setúbal/ CEE, 1989 [colectânea]   Artigos publicados  
                               em livros  
                               “Igualdade e Liberdade na Escola: um caminho armadilhado de falsos consensos” in Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas/ IV Transfronteiriças. Castelo Branco: RVJ Editores – Associação Nacional de Professores, 2002, pp. 41-60.  “Comentário à III Sessão: Exemplos de boas práticas” in Educação Intercultural e Cidadania. Conselho Nacional de Educação-ME/ Seminários e Colóquios, 2000, pp. 111-119.  “Interculturalidade e Reforma Educativa em Portugal” in José Manuel Touriñán López & Miguel A. Santos Rego (eds.) Interculturalidad y Educación para el Desarrollo: Estrategias Sociales para la Comprensión Internacional. Santiago de Compostela: Xunta de Galicia, 1999, pp. 301-314.  “Educação sem exclusão: a utopia de fim de século” in Henrique Gomes de Araújo, Paula Mota Santos & Paulo Castro Seixas (coords.) Nós e os Outros: A Exclusão em Portugal e na Europa. Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia/ Debates, nº 2, 1998, pp. 99-108.  “Da Raça ao Racismo” in O que é a Raça? Um Debate entre Antropologia e Biologia. Lisboa: Espaço OIKOS, 1997, pp. 43-50.  “Colaboração Escola-Famílias em Contextos Multiculturais: Um Desafio para os Professores, um Teste à Democracia” in Actas do 1º Congresso Forum Educação: “Professor/a: uma profissão em mutação”. Lisboa, 1997, pp. 69-77.  “A multiculturalidade na educação: a necessidade de 'atravessar fronteiras'” in ProfMat 96 – Actas. Almada: Associação dos Professores de Matemática, 1996, pp. 125-133.  “Género, Multiculturalidade, Cidadania: problematizações para a educação no mundo de hoje”, (em colaboração) in Novos caminhos para a cidadania na Europa e os valores da igualdade: Género, Multiculturalidade e Direitos Humanos. Setúbal: CIOE/ ESE de Setúbal, 1995, pp. 11-29.  “Expectations about parents in education in Portugal and Spain” (c/ Raquel-Amaya Martínez e Ramiro Marques) in Alastair Macbeth & Birte Ravn (eds.)  Expectations about parents in education . European Parents Association, 1994, pp. 44-58.  
                               online   Setúbal na Rede , jornal online, rubrica "Educação":  
                               "Caboucos para novas fundações", 17 Maio 2006 [publicado também n’ a Página nº 168, Junho 2007, p. 20].  "Bolonha põe e dispõe", 22 Maio 2005.  “A diferença em ter um Ministério”, 11 de Dezembro, 2002.  “Bacharelatos em vias de extinção”, 9 Maio 2001.  “A Educação Multicultural numa escola em crise”, site do Centro de Estudos Multiculturais da Universidade Independente, 2002.  
                               em jornais e revistas   sobre Antropologia da Educação:  
                               “Antropologia da Literatura: a multiculturalidade num corpus literário português”, Educação, Sociedade & Culturas, nº 14, 2000, pp. 103-119.  “Antropologia da Multiculturalidade”, Boletim APA – Associação Portuguesa de Antropologia, nº 6, Outono 1994, p. 5.  “A Antropologia que nos falta”, Diário de Notícias, 11/08/85, pp. VI-VII (página de Educação).  “O ensino da Antropologia”, Gerontologia, revista da UITI, vol. IV, nº 14, 2º trimestre, Abril/Maio/Junho 1982, pp. 54-59.  
                               sobre Educação Multicultural:  
                               “II - Assimetrias multiculturais", a Página, nº 135, Junho 2004, p. 31.  “I - Portugal e/imigrante”, a Página, nº 130, Janeiro 2004, p. 31.  “Literatura, Multiculturalidade e Educação”, Educação, Sociedade & Culturas, nº 15, 2001, pp. 171-177.  “Conflitualidade (sub)urbana e Educação Multicultural”, Educação Ensino, nº 19, Abril 1999, pp. 7-9.  “Educação Multicultural: do imperativo social à ausência de políticas”, a Página, nº 77, Fevereiro 1999, pp. 26-27.  “Reforma Educativa e Educação Multicultural: expectativas e frustrações”, Ensino Magazine, nº 11, Janeiro 1999, p. 8.  “Escola de Excluídos: Reflexões Críticas sobre Multiculturalidades”, Pensar Educação, nº 1, Julho1998, revista do Centro de Formação de Professores de Gaia Oeste, pp. 25-32.  “Ciganos: Fragilidade Multicultural”, Ensino Magazine, nº 5, Julho 1998, p. 8.  “Demografia Multicultural: As Cores da Escola”, Ensino Magazine, nº 4, Junho 1998, p. 11.  “Quinta da Princesa: a School 'Reaching Out'” (c/ John Naysmith).  MCT-Multicultural Teaching , volume 16, number 1, Winter 1997, pp. 35-38.  “Escola de Excluídos”, Gazeta do Interior, 25/12/97, p. 3.  “Várias culturas, uma escola: um projecto fundamental para uma época de mudança”, (em colaboração), Diário de Notícias, 26/01/92, p. 13 (página de Educação.  “A Educação Multicultural”, Inovação, vol. 4, nº 2-3, 1991, pp. 45-52.  
                               sobre Educação em Ciências Sociais:  
                               “Formação de Professores de História e Ciências Sociais” in A Reforma Educativa e o Ensino da História. O Estudo da História (boletim da A.P.H. – Associação dos Professores de História), nº 12-13-14-15 (II Série), 1990-93, I vol., pp. 339-353.  “A habilitação académica dos professores de Estudos Sociais e a sua performance de ensino durante a formação em serviço” in A Escola Superior de Educação no espaço e no tempo. Setúbal: ESE de Setúbal, 1993, pp. 121-122 (cap. Investigação).  “A formação de alunos e professores. Contributo das Ciências Sociais”, A Prender Açores, SPRA, ano 2, nº 8, Dezembro a Fevereiro/90, pp. 5-8; também publicado em O Professor, nº 9 (3ª série), Setembro 1990, pp. 26-27.  “O inquérito como estratégia de ensino em Estudos Sociais”, O Professor, nº 85, Abril 1986, pp. 4-8.  “Unidade de recursos. A expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI” (c/ Fátima Neves e José Manuel Silva), O Professor, nº 85, Abril 1986, pp. 55-62.  “Desenvolvimento Curricular. Unidade de ensino de Estudos Sociais. Distribuição da população portuguesa”, O Professor, nº 80, Novembro 1985, pp. 51-61.  
                               sobre Educação:  
                               rubrica "Memórias ficcionadas" in Ensino Magazine (versão papel e on line):  
                                
                                  - "Não Copiarás", nº 115, Setembro 2007, p. 26.- "Maiores de 23 anos: os primórdios", nº 110, Abril 2007, p. 25
 - "Eh pá, entrei na Universidade", nº 105, Novembro 2006, p. 21.
 - "Exames a mata-cavalos", nº 101, Julho 2006, p. 28.
 - 
                                  "Uma data… de reguadas", nº 97, Março 2006, p. 21.
 rubrica “Textos Bissextos” (2ª série), a Página: 
                                
                                  - "Ecrã-lapa", nº 172, Novembro 2007, p. 5- "Tropa com elas" (III), nº 165, Abril 2007, p. 29
 - "Analfabetos mas bem educados" (II), nº161, Novembro 2006, p. 30.
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                                  "Processos emancipatórios das mulheres e o ruir dos pilares civilizacionais (I)", nº 154, Março 2006, p. 29.
"Preparar um novo ciclo no IPS. Mudar para sobreviver", editorial Informação IPS, nº 25, Novembro 2005, pp. 1, 20. “Igualdade e Liberdade na Escola: um caminho armadilhado de falsos consensos” in Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas/ IV Transfronteiriças. Castelo Branco: RVJ Editores – Associação Nacional de Professores, 2002, pp. 41-60 “Os (in)controversos TêPêCês”, a Página, nº 107, Novembro 2001, p. 32. “Provas de Aferição: o direito à recusa”, a Página, nº 104, Julho 2001, p. 32. “Contestação… Primaveril”, a Página, nº 101, Abril 2001, p. 32. “Violências Juvenis”, a Página, nº 98, Janeiro 2001, p. 32. “A crise do secundário e o alargamento da escolaridade obrigatória”, a Página, nº 95, Outubro 2000, p. 32. “Analfabetismo. Como exterminá-lo?”, a Página, nº 92, Junho 2000, p. 32. “Obrigatoriedade em causa. Resistências à Escolaridade”, Ensino Magazine, nº 27, Maio 2000, p. 10. “Geração-Net: verso e reverso”, a Página, nº 89, Março 2000, p. 32. “Mi[ni]stério da Igualdade”, a Página, nº 86, Dezembro 1999, p. 32. “O Desenvolvimento Pessoal e Social e a Cidadania Adiada”, Arquipélago: Perspectivas e Debates, nº 14, Verão 1999, pp. 99-112. “Comer o quê?”, a Página, nº 83, Setembro 1999, p. 32. “Falta Humor na Educação”, Educação Ensino, nº 20, Maio-Junho 1999, pp. 4-5. “Países Ibéricos: da inimizade à construção europeia”, Gazeta do Interior, 07/01/99, p. 5. “Econocracia e Reforma”, a Página, nº 76, Janeiro 1999, p. 25. “De José Saramago a Egas Moniz ou o Nobel como pretexto de histórias de vida”, a Página, nº 74, Novembro 1998, pp. 12-13. “O Regresso dos Exames: mais um buraco no queijo gruyère”, a Página, nº 68, Maio 1998, pp. 4-5. “A Escola: entre as Altas Expectativas e os Frustrantes Desempenhos”, a Página, nº 65, Fevereiro 1998, p. 32. “O Descrédito da Escola”, Gazeta do Interior, 22/01/98, p. 3. “...E cuja estreia ocorreu... Situação caricata de uma realidade repetida”, O Professor, nº 70, Dezembro 1984, pp. 35-37.   Recensões  
                               Quando eu for grande quero ir à Primavera e outras histórias de José Pacheco (2000), Porto: Profedições. “Um pedagogo contador de histórias”, a Página, nº 99, Fevereiro 2001, p. 29. “Projecto de Educação Intercultural 1993-97: Relatórios de Execução e de Avaliação. Uma experiência sem generalização, porquê?” obras de Isabel F. Martins et al. e de Vitor Alaiz et al. Lisboa: ME-Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/ Educação Intercultural, nºs 8 e 9 respectivamente. a Página, nº 94, Setembro 2000, pp. 30-31.  O Povo Cigano entre Portugal e Terras de Além-Mar (Séculos XVI-XIX) de Elisa Maria Lopes da Costa (1997), Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Inovação, vol. 12, nº 3, 1999, pp. 166-169 e Noesis, nº 52, Out./Dez. 1999, pp. 59-60.  Uma Experiência "Comunista" (em torno de um capítulo da História dos limites austrais do Brasil) de Alexandre Castanheira (1998), Edição das Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade e Laranjeiro, Inovação, vol. 12, nº 2, 1999, pp. 167-168.  O Saber das Crianças de Raúl Iturra (org.) (1996), Setúbal, Cadernos ICE, nº 3. Etnográfica, volume 1, nº 2, 1997, pp. 352-353.  Igualdade de Oportunidades e Formação de Professores na Europa, Anne-Lise Arnesen (general editor) (1992), Sheffield: Association for Teacher Education in Europe. Inovação, vol. nº 5, nº 2-3, 1992, pp. 144-147.  O Despertar do Associativismo Docente em Portugal de Rogério Fernandes (1998), Lisboa: Instituto Irene Lisboa. “A polémica em torno do associativismo docente em Portugal”, Jornal da Fenprof, nº 63, Janeiro 1990, p. 15. “Educação multicultural em livros para crianças”, Diário de Notícias, 24/12/89, p. 15 (página de Educação).   Actividade editorial  
                               Colaborador dos jornais a Página (com as rubricas «Um escritor no divã» e «Textos Bissextos»), Ensino Magazine ( «Memórias ficcionadas») , Educação, Sociedade & Culturas, Setúbal na Rede.  |