|
Departamento: Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento - Ciências Sociais
Professor - Coordenador de nomeação definitiva
Contactos
Gabinete: Conselho Directivo
Telefone: 265 710 860
E-mail: lsouta@ese.ips.pt
Habilitações Académicas e Profissionais
- Provas Públicas para Professor Coordenador para a área científica II – Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento – disciplina de Antropologia da Educação da ESE de Setúbal: Dissertação (“A Voz da Escrita: a escola na palavra dos escritores”) e Lição (“Antropologia da Educação, Multiculturalidade e Formação de Educadores”).
- Doutorando na área da Antropologia da Educação, sob a orientação do Prof. Doutor Raúl Iturra, ISCTE; dissertação sobre “A Escola Através da Literatura: Uma Análise do Processo Educativo”.
- Master of Education - Social Education, Universidade de Boston - School of Education (EUA). Concedida a equivalência ao Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, 1986.
- Licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, 1977.
- Qualificação de Estatuto de Formador, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas seguintes áreas: Antropologia, Educação em Ciências Sociais, Educação Multicultural.
- Estágio pedagógico no ensino preparatório (1º grupo: História/ Sociais Estudos/ Português), Escola Preparatória António Pereira Coutinho (Cascais).
Cargos de direcção e coordenação
- Presidente do Conselho Directivo da ESE de Setúbal.
- Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico.
Disciplinas que lecciona
- Antropologia da Educação (2º ano, semestral), Conhecimento Social e Educação Infantil (4º ano, semestral), curso de Educadores de Infância.
- Metodologias e Técnicas de Investigação em Educação, “Mestrado em Ciências da Educação/ especialização em Educação de Infância” (1º semestre).
- Contextos Educativos no Meio Físico e Social, variantes de Educação Visual e Tecnológica (2º ano, semestral) e Ciências da Natureza-Matemática (3º ano, semestral).
- Ciências Sociais, Curso de Animação e Intervenção Sociocultural (1º ano, anual).
- Ciência, Cultura e Sociedade, Tronco Comum dos Cursos de Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, Comunicação Social, Desporto e Recreação, Animação e Intervenção Sociocultural (1º ano, anual).
- Conhecimento do Mundo Social – Aprender Investigando, Curso de Formação Complementar, Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (semestral).
Livros publicados
- Amardor , Junta de Freguesia de Castelo Branco, 2003 [poesia]
- Multiculturalidade & Educação . Porto: Profedições, 1997 [ensaios]
- A Escola da Nossa Saudade . Porto: Profedições, 1995 [short stories]
- Escolas Superiores de Educação, Ensino Politécnico e Formação de Professores: uma década de debates, algumas polémicas e crítica que baste . Porto: Profedições, 1995 [ensaios]
- A mulher nas bocas do povo e na pena dos escritores . Setúbal: ESE de Setúbal/ CEE, 1989 [colectânea]
Artigos publicados
em livros
- “Igualdade e Liberdade na Escola: um caminho armadilhado de falsos consensos” in Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas/ IV Transfronteiriças. Castelo Branco: RVJ Editores – Associação Nacional de Professores, 2002, pp. 41-60.
- “Comentário à III Sessão: Exemplos de boas práticas” in Educação Intercultural e Cidadania. Conselho Nacional de Educação-ME/ Seminários e Colóquios, 2000, pp. 111-119.
- “Interculturalidade e Reforma Educativa em Portugal” in José Manuel Touriñán López & Miguel A. Santos Rego (eds.) Interculturalidad y Educación para el Desarrollo: Estrategias Sociales para la Comprensión Internacional. Santiago de Compostela: Xunta de Galicia, 1999, pp. 301-314.
- “Educação sem exclusão: a utopia de fim de século” in Henrique Gomes de Araújo, Paula Mota Santos & Paulo Castro Seixas (coords.) Nós e os Outros: A Exclusão em Portugal e na Europa. Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia/ Debates, nº 2, 1998, pp. 99-108.
- “Da Raça ao Racismo” in O que é a Raça? Um Debate entre Antropologia e Biologia. Lisboa: Espaço OIKOS, 1997, pp. 43-50.
- “Colaboração Escola-Famílias em Contextos Multiculturais: Um Desafio para os Professores, um Teste à Democracia” in Actas do 1º Congresso Forum Educação: “Professor/a: uma profissão em mutação”. Lisboa, 1997, pp. 69-77.
- “A multiculturalidade na educação: a necessidade de 'atravessar fronteiras'” in ProfMat 96 – Actas. Almada: Associação dos Professores de Matemática, 1996, pp. 125-133.
- “Género, Multiculturalidade, Cidadania: problematizações para a educação no mundo de hoje”, (em colaboração) in Novos caminhos para a cidadania na Europa e os valores da igualdade: Género, Multiculturalidade e Direitos Humanos. Setúbal: CIOE/ ESE de Setúbal, 1995, pp. 11-29.
- “Expectations about parents in education in Portugal and Spain” (c/ Raquel-Amaya Martínez e Ramiro Marques) in Alastair Macbeth & Birte Ravn (eds.) Expectations about parents in education . European Parents Association, 1994, pp. 44-58.
online
Setúbal na Rede , jornal online, rubrica "Educação":
- "Caboucos para novas fundações", 17 Maio 2006 [publicado também n’ a Página nº 168, Junho 2007, p. 20].
- "Bolonha põe e dispõe", 22 Maio 2005.
- “A diferença em ter um Ministério”, 11 de Dezembro, 2002.
- “Bacharelatos em vias de extinção”, 9 Maio 2001.
- “A Educação Multicultural numa escola em crise”, site do Centro de Estudos Multiculturais da Universidade Independente, 2002.
em jornais e revistas
sobre Antropologia da Educação:
- “Antropologia da Literatura: a multiculturalidade num corpus literário português”, Educação, Sociedade & Culturas, nº 14, 2000, pp. 103-119.
- “Antropologia da Multiculturalidade”, Boletim APA – Associação Portuguesa de Antropologia, nº 6, Outono 1994, p. 5.
- “A Antropologia que nos falta”, Diário de Notícias, 11/08/85, pp. VI-VII (página de Educação).
- “O ensino da Antropologia”, Gerontologia, revista da UITI, vol. IV, nº 14, 2º trimestre, Abril/Maio/Junho 1982, pp. 54-59.
sobre Educação Multicultural:
- “II - Assimetrias multiculturais", a Página, nº 135, Junho 2004, p. 31.
- “I - Portugal e/imigrante”, a Página, nº 130, Janeiro 2004, p. 31.
- “Literatura, Multiculturalidade e Educação”, Educação, Sociedade & Culturas, nº 15, 2001, pp. 171-177.
- “Conflitualidade (sub)urbana e Educação Multicultural”, Educação Ensino, nº 19, Abril 1999, pp. 7-9.
- “Educação Multicultural: do imperativo social à ausência de políticas”, a Página, nº 77, Fevereiro 1999, pp. 26-27.
- “Reforma Educativa e Educação Multicultural: expectativas e frustrações”, Ensino Magazine, nº 11, Janeiro 1999, p. 8.
- “Escola de Excluídos: Reflexões Críticas sobre Multiculturalidades”, Pensar Educação, nº 1, Julho1998, revista do Centro de Formação de Professores de Gaia Oeste, pp. 25-32.
- “Ciganos: Fragilidade Multicultural”, Ensino Magazine, nº 5, Julho 1998, p. 8.
- “Demografia Multicultural: As Cores da Escola”, Ensino Magazine, nº 4, Junho 1998, p. 11.
- “Quinta da Princesa: a School 'Reaching Out'” (c/ John Naysmith). MCT-Multicultural Teaching , volume 16, number 1, Winter 1997, pp. 35-38.
- “Escola de Excluídos”, Gazeta do Interior, 25/12/97, p. 3.
- “Várias culturas, uma escola: um projecto fundamental para uma época de mudança”, (em colaboração), Diário de Notícias, 26/01/92, p. 13 (página de Educação.
- “A Educação Multicultural”, Inovação, vol. 4, nº 2-3, 1991, pp. 45-52.
sobre Educação em Ciências Sociais:
- “Formação de Professores de História e Ciências Sociais” in A Reforma Educativa e o Ensino da História. O Estudo da História (boletim da A.P.H. – Associação dos Professores de História), nº 12-13-14-15 (II Série), 1990-93, I vol., pp. 339-353.
- “A habilitação académica dos professores de Estudos Sociais e a sua performance de ensino durante a formação em serviço” in A Escola Superior de Educação no espaço e no tempo. Setúbal: ESE de Setúbal, 1993, pp. 121-122 (cap. Investigação).
- “A formação de alunos e professores. Contributo das Ciências Sociais”, A Prender Açores, SPRA, ano 2, nº 8, Dezembro a Fevereiro/90, pp. 5-8; também publicado em O Professor, nº 9 (3ª série), Setembro 1990, pp. 26-27.
- “O inquérito como estratégia de ensino em Estudos Sociais”, O Professor, nº 85, Abril 1986, pp. 4-8.
- “Unidade de recursos. A expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI” (c/ Fátima Neves e José Manuel Silva), O Professor, nº 85, Abril 1986, pp. 55-62.
- “Desenvolvimento Curricular. Unidade de ensino de Estudos Sociais. Distribuição da população portuguesa”, O Professor, nº 80, Novembro 1985, pp. 51-61.
sobre Educação:
- rubrica "Memórias ficcionadas" in Ensino Magazine (versão papel e on line):
- "Não Copiarás", nº 115, Setembro 2007, p. 26.
- "Maiores de 23 anos: os primórdios", nº 110, Abril 2007, p. 25
- "Eh pá, entrei na Universidade", nº 105, Novembro 2006, p. 21.
- "Exames a mata-cavalos", nº 101, Julho 2006, p. 28.
-
"Uma data… de reguadas", nº 97, Março 2006, p. 21.
- rubrica “Textos Bissextos” (2ª série), a Página:
- "Ecrã-lapa", nº 172, Novembro 2007, p. 5
- "Tropa com elas" (III), nº 165, Abril 2007, p. 29
- "Analfabetos mas bem educados" (II), nº161, Novembro 2006, p. 30.
-
"Processos emancipatórios das mulheres e o ruir dos pilares civilizacionais (I)", nº 154, Março 2006, p. 29.
- "Preparar um novo ciclo no IPS. Mudar para sobreviver", editorial Informação IPS, nº 25, Novembro 2005, pp. 1, 20.
- “Igualdade e Liberdade na Escola: um caminho armadilhado de falsos consensos” in Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas/ IV Transfronteiriças. Castelo Branco: RVJ Editores – Associação Nacional de Professores, 2002, pp. 41-60
- “Os (in)controversos TêPêCês”, a Página, nº 107, Novembro 2001, p. 32.
- “Provas de Aferição: o direito à recusa”, a Página, nº 104, Julho 2001, p. 32.
- “Contestação… Primaveril”, a Página, nº 101, Abril 2001, p. 32.
- “Violências Juvenis”, a Página, nº 98, Janeiro 2001, p. 32.
- “A crise do secundário e o alargamento da escolaridade obrigatória”, a Página, nº 95, Outubro 2000, p. 32.
- “Analfabetismo. Como exterminá-lo?”, a Página, nº 92, Junho 2000, p. 32.
- “Obrigatoriedade em causa. Resistências à Escolaridade”, Ensino Magazine, nº 27, Maio 2000, p. 10.
- “Geração-Net: verso e reverso”, a Página, nº 89, Março 2000, p. 32.
- “Mi[ni]stério da Igualdade”, a Página, nº 86, Dezembro 1999, p. 32.
- “O Desenvolvimento Pessoal e Social e a Cidadania Adiada”, Arquipélago: Perspectivas e Debates, nº 14, Verão 1999, pp. 99-112.
- “Comer o quê?”, a Página, nº 83, Setembro 1999, p. 32.
- “Falta Humor na Educação”, Educação Ensino, nº 20, Maio-Junho 1999, pp. 4-5.
- “Países Ibéricos: da inimizade à construção europeia”, Gazeta do Interior, 07/01/99, p. 5.
- “Econocracia e Reforma”, a Página, nº 76, Janeiro 1999, p. 25.
- “De José Saramago a Egas Moniz ou o Nobel como pretexto de histórias de vida”, a Página, nº 74, Novembro 1998, pp. 12-13.
- “O Regresso dos Exames: mais um buraco no queijo gruyère”, a Página, nº 68, Maio 1998, pp. 4-5.
- “A Escola: entre as Altas Expectativas e os Frustrantes Desempenhos”, a Página, nº 65, Fevereiro 1998, p. 32.
- “O Descrédito da Escola”, Gazeta do Interior, 22/01/98, p. 3.
- “...E cuja estreia ocorreu... Situação caricata de uma realidade repetida”, O Professor, nº 70, Dezembro 1984, pp. 35-37.
Recensões
- Quando eu for grande quero ir à Primavera e outras histórias de José Pacheco (2000), Porto: Profedições. “Um pedagogo contador de histórias”, a Página, nº 99, Fevereiro 2001, p. 29.
- “Projecto de Educação Intercultural 1993-97: Relatórios de Execução e de Avaliação. Uma experiência sem generalização, porquê?” obras de Isabel F. Martins et al. e de Vitor Alaiz et al. Lisboa: ME-Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/ Educação Intercultural, nºs 8 e 9 respectivamente. a Página, nº 94, Setembro 2000, pp. 30-31.
- O Povo Cigano entre Portugal e Terras de Além-Mar (Séculos XVI-XIX) de Elisa Maria Lopes da Costa (1997), Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Inovação, vol. 12, nº 3, 1999, pp. 166-169 e Noesis, nº 52, Out./Dez. 1999, pp. 59-60.
- Uma Experiência "Comunista" (em torno de um capítulo da História dos limites austrais do Brasil) de Alexandre Castanheira (1998), Edição das Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade e Laranjeiro, Inovação, vol. 12, nº 2, 1999, pp. 167-168.
- O Saber das Crianças de Raúl Iturra (org.) (1996), Setúbal, Cadernos ICE, nº 3. Etnográfica, volume 1, nº 2, 1997, pp. 352-353.
- Igualdade de Oportunidades e Formação de Professores na Europa, Anne-Lise Arnesen (general editor) (1992), Sheffield: Association for Teacher Education in Europe. Inovação, vol. nº 5, nº 2-3, 1992, pp. 144-147.
- O Despertar do Associativismo Docente em Portugal de Rogério Fernandes (1998), Lisboa: Instituto Irene Lisboa. “A polémica em torno do associativismo docente em Portugal”, Jornal da Fenprof, nº 63, Janeiro 1990, p. 15.
- “Educação multicultural em livros para crianças”, Diário de Notícias, 24/12/89, p. 15 (página de Educação).
Actividade editorial
Colaborador dos jornais a Página (com as rubricas «Um escritor no divã» e «Textos Bissextos»), Ensino Magazine ( «Memórias ficcionadas») , Educação, Sociedade & Culturas, Setúbal na Rede.
|